top of page

Clássico: Espada 400 GT, o primeiro Lamborghini de 4 lugares


Espada 400 GT, o primeiro Lamborghini de 4 lugares

Em 2022, a Lamborghini está comemorando o V12: o lendário motor de 12 cilindros que alimenta seus carros mais icônicos há quase 60 anos. Eles incluem o Espada 400 GT, que foi o primeiro veículo de quatro lugares da Lamborghini e foi seu modelo mais vendido por anos. Encapsulando uma abordagem excepcional à inovação técnica, graças ao motor Lamborghini V12 de 4 litros montado na frente, sempre foi um grand tourer extremamente rápido, apesar do aumento de tamanho.



Desde o início de seu empreendimento na fabricação de automóveis, o fundador da empresa Ferruccio Lamborghini declarou seu objetivo com muita clareza. Ele queria fazer o melhor grand tourer do mercado: um carro esportivo que não fosse apenas rápido, mas também confortável e com acabamento luxuoso. Apresentado no Salão Automóvel de Genebra em março de 1968, o Espada 400 GT incorporou perfeitamente essa ideia por mais de uma década. O Espada podia acomodar confortavelmente quatro adultos e tinha mais espaço para bagagem e passageiros do que o 400 GT 2+2 (seu antecessor) e o Islero 400 GT 2+2. Além disso, a Espada apresentava um acabamento realmente diferenciado, com generosas quantidades de couro e outros materiais refinados, além da opção de instalação de ar-condicionado. A direção assistida foi introduzida como opção em 1969 e foi incluída como padrão a partir de 1972. Uma versão com transmissão automática estava disponível a partir de 1974.

Espada 400 GT, o primeiro Lamborghini de 4 lugares

Levando o motor V12 para 4 litros

A pedra angular técnica da Espada foi o motor V12 60° que foi produzido pela primeira vez em 1963 com uma cilindrada de 3,5 litros, que já havia sido aumentada para 4 litros (3929 cc) em 1964. É um exemplo notável de tecnologias de desenvolvimento de motores, e era capaz de entregar 325 hp a 7200 rpm quando foi instalado pela primeira vez no Espada. Isso aumentou para 350 cv a 7.500 rpm no Espada Série II, que foi apresentado em 1970.


Alimentado por seis carburadores de tração lateral Weber 40 DCOE, o V12 tinha uma taxa de compressão de 9,5:1 (que aumentou para 10,7:1 da Série II em diante) e duas árvores de cames suspensas acionadas por corrente por banco. O motor pesava apenas 232 kg graças ao uso substancial de alumínio para fazer não apenas a cabeça do cilindro, mas também o cárter e os pistões. Ele foi montado na dianteira em uma posição um pouco mais à frente em comparação com os motores Lamborghini 350/400 GT anteriores, a fim de tornar o interior mais espaçoso. Graças à grande abertura abaixo do capô de alumínio, era facilmente acessível.

Espada 400 GT, o primeiro Lamborghini de 4 lugares

O chassi foi baseado no do 400 GT, mas foi alongado para que a distância entre eixos chegasse a 2650 mm e também foi alargado, com o tamanho da roda aumentando para 149 cm. Tinha suspensão independente nas quatro rodas, com braços duplos e molas helicoidais. Em novembro de 1968, uma Espada “Lancomat” com suspensão hidropneumática foi exibida no Salão Automóvel de Turim. O sistema foi disponibilizado sob demanda, mas no final foi escolhido por poucos proprietários.


O Espada era um grand tourer extremamente rápido, capaz de atingir uma velocidade máxima entre 245 e 260 km/h e acompanhar o esportivo Miura na maioria das condições.

O sucesso comercial do Espada



Quando foi apresentado pela primeira vez, o Espada era o carro de quatro lugares mais rápido do mundo. Apresentando formas quadradas como parte de um design altamente inovador da Carrozzeria Bertone, provou ser um sucesso comercial duradouro. A sua versatilidade e interiores espaçosos – apesar de uma altura de apenas 119 cm – significavam que era adequado para uma utilização muito mais frequente, expandindo significativamente a base de clientes. Um total de 1.226 carros foram produzidos nas três séries: 176 do Espada 400 GT Series 1 entre 1968 e 1969, 578 do Espada 400 GTE Series II entre 1970 e 1972 e 472 do Espada 400 GTS Series III entre 1972 e 1978.

Espada 400 GT, o primeiro Lamborghini de 4 lugares
Espada 400 GT, o primeiro Lamborghini de 4 lugares

O Espada VIP com mini-bar e televisão Brionvega

O Espada VIP foi apresentado em 1971. Foi baseado no Espada 400 GTE Série II e apenas 12 dos veículos foram fabricados. Os primeiros modelos desta série especial de carros vieram em uma tonalidade especial de laranja e tinham estofamento de couro laranja e preto. Veículos posteriores foram feitos em outras combinações de cores. No interior, o Espada VIP tinha um mini-bar e um frigorífico nos painéis laterais traseiros, além de um televisor Brionvega Algol 11 em cima do túnel de transmissão para entreter os passageiros dos bancos traseiros. O VIP é um dos modelos mais procurados entre os colecionadores do Espada da atualidade.


Espada de Paul McCartney fez sucesso

Um dos proprietários mais famosos do Lamborghini Espada é Sir Paul McCartney. O ex-Beatle era um entusiasta da Lamborghini e comprou um Espada Série III 1972 com volante à direita com transmissão manual, pintura vermelha e interior em couro vermelho. Sua esposa Linda costumava dirigir o carro, mas uma vez ele rolou para um lago próximo depois que ela o deixou em ponto morto e esqueceu de puxar o freio de mão. Foi retirado da água depois de três dias e depois vendido a novos proprietários, que passaram a usá-lo por vários anos. Posteriormente, acabou fazendo parte da “decor” de um pub inglês. Foi vendido a um entusiasta desconhecido em 2005 e, guardado em sigilo, existem rumores que pode estar na Áustria.



Dos proprietários VIP à tela prateada

Muitas celebridades expressaram seu carinho pelo Espada ao longo dos anos. Por exemplo, desde 1986, o famoso apresentador de televisão americano Jay Leno – que sempre foi um entusiasta de carros – possui um dos primeiros modelos Espada Series 2, fabricado em 1969. O fundador da revista EVO, Harry Metcalfe, também possuiu um Espada para muitos anos. É um 1970 Series II com volante à direita e ele participou da iniciativa Espada e Islero 50th Anniversary organizada pela Automobili Lamborghini Polo Storico em 2018.


Houve inúmeros filmes com uma Espada, incluindo cerca de 50 títulos significativos. O mais famoso entre os fãs do modelo é o filme italiano de 1973 “Flatfoot”, estrelado por Carlo Pedersoli, mais conhecido como Bud Spencer. Em grande parte filmado em Nápoles e arredores, vê o protagonista perseguindo um Espada em uma série de curvas fechadas em uma longa sequência de perseguição que termina fora da Igreja de Sant'Antonio a Posillipo.



Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -

O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Clássicos entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page