top of page

Citroën e Peugeot eletrificam o segmento de utilitários no Brasil com a e-Jumpe e e-Expert


Citroën e Peugeot eletrificam o segmento de utilitários no Brasil com a e-Jumpe e e-Expert

As marcas francesas Citroën e Peugeot acabam de anunciar a chegada das versões elétricas dos seus veículos comerciais Jumpy e Expert.


Como acontecia com as versões a combustão, os modelos totalmente elétricos são tecnicamente idênticos, só mudando mesmo a identidade visual. Também o preço é exatamente o mesmo para as duas marcas R$329,990.


Desenvolvidos na plataforma modular multienergia EMP2, os modelos são oferecidos no país em versão única, equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia suficiente para que o veículo percorra até 330 km com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.


O uso desta plataforma modular permitiu a introdução do conjunto de baterias abaixo do assoalho, garantindo a preservação do volume útil na versão elétrica. As baterias armazenam e fornecem a energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos disponíveis no modelo. Já a performance do furgão é garantida por um motor elétrico, que entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW).


Citroën e Peugeot eletrificam o segmento de utilitários no Brasil com a e-Jumpe e e-Expert

O utilitário chega ao mercado brasileiro em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, capaz de garantir até 330km de autonomia em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO. Em linhas gerais, o suficiente para que o veículo faça muitos deslocamentos sem necessidade de recarga, especialmente dentro dos grandes centros urbanos. Além de garantir o funcionamento do motor, a energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.


Já no cockpit, as diferenças ficam perceptíveis principalmente em sua cabine. O novo e moderno painel de instrumentos, nomeado de e-cluster, apresenta informações do velocímetro em uma tela digital colorida de 3.5”, além do modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia. O e-EXPERT também traz no console central o e-Toggle, um seletor de marchas com as funções Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução). Há ainda o botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.




Uma central multimídia com tela touchscreen capacitiva de 7” pode ser adicionada para garantir entretenimento e conectividade ao modelo. O item opcional é compatível com Android Auto e Apple Carplay e dispõe de câmera de ré com visão 180° e vista superior do veículo (Visio Park).


Para a recarga de ambos os modelos, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” Parking. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo ainda é equipado com OBC de 11kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.


Entre as principais características destacadas pelas marcas estão:

· Autonomia de até 330 km em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO;

· Recarga rápida: até 80% em 45 minutos;

· Volume de carga de 6,1m³ e 1 tonelada de capacidade de carga, a melhor otimização de carga para a logística urbana;

· Largura útil de 1,25m entre as caixas de rodas: o que permite o transporte de paletes por exemplo;

· Fácil manuseio de carga: portas traseiras com abertura 180° e porta lateral deslizante;

· Agilidade e eficiência: altura de 1.94m, que garante fácil acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagem;

· Freios regenerativos que otimizam a autonomia da bateria;

· Dirigibilidade superior: experiência de condução de veículo de passeio;

· Tecnologias à serviço da segurança e do conforto;

. Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS;

· Garantia: 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para baterias de tração.

· Acendimento automático dos faróis;

· Freio de estacionamento elétrico;

· Sensor de chuva;

· Modos de condução (Eco, Normal, Power);

· Painel de instrumentos e-Cluster (com Display Colorido 3.5”);

· Seletor de marchas (e-Toggle);

· Sensor de estacionamento traseiro;

· Cabo Modo 2 para carga de emergência;

· Opcional: Multimídia de 7” e Visio Park (câmera de ré com visão 180°);

· Cores Disponíveis: Branco Banquise (sólida) e Cinza Artense (metálica).


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br



Kommentare


350x250.gif
300.250.png
AEA_SDSEC2024_CARROSSEL_01.png
bottom of page