top of page
Foto do escritorRedação Europa

Citroën C4 e C4 X estreiam em Portugal tecnologia hibrida de 48V a partir de 28.725 euros

Citroën C4 e C4 X estreiam em Portugal tecnologia hibrida de 48V a partir de 28.725 euros

A Citroën introduz o bloco Hybrid 136 nos modelos C4 e C4 X. Esta mecânica híbrida combina as vantagens da gasolina e da eletricidade. Assente na tecnologia Hybrid 48V, compacta e leve, compõe-se de uma bateria de 48V, que se recarrega durante certas fases da condução, um motor a gasolina de 3 cilindros, com 136 cv (100 kW), de nova geração, concebido especificamente para se adaptar a este novo sistema híbrido e acoplado à nova caixa de velocidades de dupla embraiagem eletrificada ë-DCS6, que integra um motor elétrico ë-Motor de 21 kW, produzido em França.


Sem necessidade de recarregamentos, o bloco Hybrid 136 proporciona prazer de condução e de polivalência, reduzindo as emissões e o consumo de combustível em cerca de 20%, em relação a uma versão equivalente a gasolina com caixa EAT8. Capaz de efetuar até 50% das deslocações em cidade em modo elétrico, com zero emissões, oferece todas as vantagens da energia elétrica, desde a facilidade de condução até à possibilidade de circular em zonas de baixas emissões, isto sem esquecer o menor impacto fiscal em certos países para modelos a gasolina.


Nas versões Hybrid 136, os modelos C4 e C4 X oferecem um conjunto particularmente homogéneo e atrativo. Em Portugal, esta versão Hybrid 136 está disponível a partir de 28.725 euros no C4 e de 29.315 euros no C4 X (preços válidos até 31 de março).


Com este novo grupo motopropulsor híbrido, a Citroën propõe uma nova alternativa eletrificada com a possibilidade de condução 100% elétrico nas zonas urbanas, em estradas suaves ou em manobras. Em cidade, esta versão híbrida pode efetuar até 50% dos trajetos de forma totalmente elétrica, sem emissões nem vibrações. Graças às vantagens da condução exclusivamente elétrica, o conforto a bordo é reforçado durante as deslocações diárias em cidade ou em estrada.


Citroën C4 e C4 X estreiam em Portugal tecnologia hibrida de 48V a partir de 28.725 euros

Redução dos consumos de combustível

A tecnologia Hybrid 48V otimiza o desempenho e o consumo de combustível dos modelos C4 e C4 X, permitindo uma economia média de combustível de 1 litro/100 km (ou seja, 20%) em relação ao motor a gasolina PureTech 130 EAT8. Este motor é igualmente muito eficaz em condução urbana, com uma economia média de combustível de cerca de 30%.


Redução das emissões de CO2: Tem igualmente um impacto positivo nas emissões de CO2, reduzidas até 20% (ou seja, menos 25 g/km) em relação ao motor a gasolina PureTech 130 S&S EAT8. Com 107 g/km de CO2 (segundo o ciclo combinado WLTP), o C4 e o C4 X oferecem uma liberdade de condução sem constrangimentos em numerosas zonas com restrições de circulação.


A motorização híbrida desta nova versão dos modelos C4 e C4 X proporciona um elevado nível de conforto graças aos seus dois motores, elétrico e de combustão, que funcionam em conjunto ou separadamente, de forma automática, suave e sem intervenção do condutor. Em caso de acelerações mais fortes, o motor elétrico fornece 9 kW adicionais (cerca de 12 cv), assegurando uma condução sempre confortável e garantindo, ao mesmo tempo, uma aceleração dinâmica.

 

Com uma bateria que se recarrega automaticamente em desaceleração, esta nova unidade de tração torna a utilização diária ainda mais confortável, sendo certamente apelativa para os clientes que pretendem conduzir um veículo elétrico em suas rotinas urbanas diárias, sem terem de se preocupar com questões de carregamento.



A motorização

Um motor a gasolina 1.2 PureTech de nova geração, desenvolvido especificamente para a hibridação (40% das peças são novas), com 3 cilindros e 1.199 cc, 136 cv (100 kW) às 5.500 rpm e 230 Nm de binário às 1.750 rpm. A escolha de um turbocompressor de geometria variável e de uma cadeia de distribuição contribui para o seu desempenho e robustez. Em conformidade com a norma Euro 6.4 e funcionando no ciclo Miller, o motor apresenta uma eficiência térmica melhorada para reduzir as emissões de CO2.


Um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes capaz de desenvolver uma potência e um binário máximos de 21 kW (28 cv) e 55 Nm, respetivamente. Assegura o funcionamento elétrico do C4 e do C4 X para as necessidades de binário reduzido, a baixas velocidades, em manobras ou em desaceleração, e auxilia o motor de combustão interna no arranque. Funciona ainda como gerador de carga para a bateria durante as fases de desaceleração, reduzindo, ao mesmo tempo, o desgaste dos travões.


Um motor de arranque por correia, alimentado a 48V, utilizado para iniciar o motor de combustão interna de forma rápida e reativa.


Uma nova caixa de velocidades eletrificada, ë-DCS6, de dupla embraiagem, com 6 velocidades, sem interrupções de binário, também concebida especificamente para a tecnologia híbrida. As passagens de caixa são mais curtas e a condução mais confortável. O motor elétrico, o inversor e a ECU estão todos integrados, otimizando o espaço sob o capô.


Uma bateria de iões de lítio de 48V, com uma capacidade disponível de 432 Wh, está instalada sob o banco dianteiro esquerdo, não causando qualquer impacto no espaço disponível, quer na bagageira, quer no habitáculo, para os passageiros.


Graças a um conversor de tensão, uma parte da eletricidade produzida pelo motor elétrico de 48V é transformada em 12V, destinando-se à alimentação do equipamento de ambos os modelos, permitindo a inclusão de duas redes elétricas distintas.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page