Desde o seu lançamento internacional em abril de 2020, o Citroën Ami tem sido uma surpresa no mercado da micro mobilidade graças à sua concepção como objeto acessível, ao seu percurso de compra online, tal como a de qualquer outro bem de consumo atual. Adotado por particulares, profissionais liberais, grandes grupos industriais e de serviços, e com mais de 23.000 pedidos, incluindo o muito exclusivo "My Ami Buggy", este sucesso da Citroën não conhece fronteiras verdadeiramente. Popular e comunitário, está no centro de muitos eventos como o Milan Design Week e o International Youth Games, este último, realizado este ano em Bruxelas. Já comercializado em nove países da Europa, o Citroën Ami está agora chegando também no Reino Unido e na Turquia.
Desde o seu lançamento em abril de 2020 foram feitos mais de 22.400 pedidos na Europa, com outros adicionais de Marrocos e da Turquia, no total, de acordo com os dados da marca, de mais de 23.000 unidades.
França é o maior mercado com mais de 13.300 unidades, das quais 83% são de clientes particulares e 17% de clientes empresariais. Em países europeus ele é vendido como quadriciclo e não necessita carteira de habilitação de automóvel para dirigir o veículo.
Em Itália, o Ami é um verdadeiro sucesso. O segundo país onde foi lançado é também o segundo maior mercado depois de França, com mais de 6.700 pedidos.
Espanha e Bélgica contam com 780 e 724 encomendas, respetivamente. O mercado espanhol é impulsionado por 75% de clientes particulares, enquanto o mercado belga tem 42% de clientes empresariais.
No mercado português, o Ami vende tanto a clientes particulares como a empresas, com 476 pedidos até à data.
E o Ami está a preparar-se para atravessar o Canal da Mancha. O lançamento no Reino Unido tem uma história única para contar. Apesar de o volante estar montado à esquerda, o interesse do público foi tão forte que tudo foi posto em prática para propor o Ami aos clientes britânicos. Desde que os preços foram anunciados, no passado dia 24 de maio, já foram recebidos 2.000 pedidos de reserva, o que é um bom presságio para um início muito promissor no mercado. As versões britânicas do Ami ainda são de condução à esquerda. Existem várias vantagens: não há, assim, aumento do custo do Ami, algo que teria sido inevitável em caso de conversão industrial para a condução à direita, e o condutor é igualmente capaz de sair do veículo em segurança, no lado do passeio, quando estacionado.
Na Turquia, as vendas foram abertas a clientes empresariais em setembro de 2021. Cerca de 400 pedidos já foram registados no site. No mercado turco, o Ami é a oferta mais acessível e é particularmente apreciado pela proteção que proporciona em comparação com outros veículos de duas rodas. A 20 de junho, os clientes particulares puderam acessar à venda online de 50 unidades do Ami que se esgotaram em apenas 25 minutos.
As 641 unidades vendidas em Marrocos e na Turquia vieram quase exclusivamente de clientes empresariais, uma vez que o Ami foi comercializado principalmente junto de empresários que observam no modelo um atrativo para seus negócios.
UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE QUE ATRAI OS PROFISSIONAIS
Para as empresas, o Ami complementa a sua frota, ajudando a reduzir a pegada de carbono e oferecendo a vantagem de um custo de propriedade muito baixo. É particularmente adequado para empresas cujas atividades as obrigam a fazer viagens diárias curtas e frequentes pela cidade, empresas que são, como os indivíduos, afetadas pelo tráfego urbano.
Comerciantes, profissionais, artesãos, autoridades locais, empresas de serviços e instalações industriais que necessitam fazer entregas ou prestar serviços encontrarão no Ami ou no Ami Cargo o parceiro ideal para conduzir e desenvolver os seus negócios devido à sua praticidade e agilidade.
Em Portugal, por exemplo, 160 unidades do My Ami Cargo juntaram-se à frota de distribuição postal dos CTT (correios). Já a Habitat Invest, fez um pedido de mais de 400 Ami como parte da promoção do projeto imobiliário Aurya, em Loures, que inclui um apartamento e um Ami em cada contrato de compra das novas unidades de um novo condomínio.
A Portway, empresa de ground handling que opera em infraestruturas aeroportuárias portuguesas, comprou onze My Ami Cargo e dois Ami. Estes veículos estão equipados com um painel solar para alimentação de uma tomada de energia a bordo, de um PDA, uma impressora e uma luz sinalizadora. Esta frota de Ami está atualmente a trabalhar no aeroporto de Lisboa e em breve chegará aos aeroportos do Porto, Faro e Funchal.
Em Marrocos, na sequência de um acordo assinado em 2020, com o apoio do Ministério da Indústria e Comércio, entre o Barid Al Maghrib - serviço postal de Marrocos - e a Stellantis, foi especialmente desenvolvida uma versão do Ami para modernizar e expandir a sua rede de entrega de correio e de encomendas. Desde 14 de junho, 225 carteiros marroquinos puderam trocar os seus motociclos de duas rodas por uma maior segurança e são agora vistos ao volante dos seus Ami em 42 cidades. Os correios marroquinos possuem agora a maior frota elétrica do Reino e também a maior frota Ami do mundo e através desta iniciativa, se posicionando como pioneiros na eco mobilidade.
Na Grécia, o Ami percorre as ruas de Halki, uma ilha grega que está a liderar a transição energética, tendo optado por se equipar com veículos sem emissões. A Citroën forneceu às autoridades públicas uma frota de seis veículos elétricos com dois Ami que são utilizados, respetivamente, pela polícia e pela guarda costeira, para vigilância e prevenção. Os habitantes da ilha terão também a oportunidade de adquirir veículos elétricos a preços acessíveis.
O Citroën Ami está disponível em onze países da Europa, Reino Unido, na África e Médio Oriente, só falta saber quando chegará ao Brasil.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Opmerkingen