top of page
Foto do escritorRedação Publiracing

Citroën AMI, um sucesso sem fronteiras, mas ainda longe do Brasil


Citroën AMI, um sucesso sem fronteiras, mas ainda longe do Brasil

Desde o seu lançamento internacional em abril de 2020, o Citroën Ami tem sido uma surpresa no mercado da micro mobilidade graças à sua concepção como objeto acessível, ao seu percurso de compra online, tal como a de qualquer outro bem de consumo atual. Adotado por particulares, profissionais liberais, grandes grupos industriais e de serviços, e com mais de 23.000 pedidos, incluindo o muito exclusivo "My Ami Buggy", este sucesso da Citroën não conhece fronteiras verdadeiramente. Popular e comunitário, está no centro de muitos eventos como o Milan Design Week e o International Youth Games, este último, realizado este ano em Bruxelas. Já comercializado em nove países da Europa, o Citroën Ami está agora chegando também no Reino Unido e na Turquia.


Desde o seu lançamento em abril de 2020 foram feitos mais de 22.400 pedidos na Europa, com outros adicionais de Marrocos e da Turquia, no total, de acordo com os dados da marca, de mais de 23.000 unidades.


França é o maior mercado com mais de 13.300 unidades, das quais 83% são de clientes particulares e 17% de clientes empresariais. Em países europeus ele é vendido como quadriciclo e não necessita carteira de habilitação de automóvel para dirigir o veículo.



Em Itália, o Ami é um verdadeiro sucesso. O segundo país onde foi lançado é também o segundo maior mercado depois de França, com mais de 6.700 pedidos.


Espanha e Bélgica contam com 780 e 724 encomendas, respetivamente. O mercado espanhol é impulsionado por 75% de clientes particulares, enquanto o mercado belga tem 42% de clientes empresariais.


No mercado português, o Ami vende tanto a clientes particulares como a empresas, com 476 pedidos até à data.

Citroën AMI, um sucesso sem fronteiras, mas ainda longe do Brasil

E o Ami está a preparar-se para atravessar o Canal da Mancha. O lançamento no Reino Unido tem uma história única para contar. Apesar de o volante estar montado à esquerda, o interesse do público foi tão forte que tudo foi posto em prática para propor o Ami aos clientes britânicos. Desde que os preços foram anunciados, no passado dia 24 de maio, já foram recebidos 2.000 pedidos de reserva, o que é um bom presságio para um início muito promissor no mercado. As versões britânicas do Ami ainda são de condução à esquerda. Existem várias vantagens: não há, assim, aumento do custo do Ami, algo que teria sido inevitável em caso de conversão industrial para a condução à direita, e o condutor é igualmente capaz de sair do veículo em segurança, no lado do passeio, quando estacionado.


Na Turquia, as vendas foram abertas a clientes empresariais em setembro de 2021. Cerca de 400 pedidos já foram registados no site. No mercado turco, o Ami é a oferta mais acessível e é particularmente apreciado pela proteção que proporciona em comparação com outros veículos de duas rodas. A 20 de junho, os clientes particulares puderam acessar à venda online de 50 unidades do Ami que se esgotaram em apenas 25 minutos.


As 641 unidades vendidas em Marrocos e na Turquia vieram quase exclusivamente de clientes empresariais, uma vez que o Ami foi comercializado principalmente junto de empresários que observam no modelo um atrativo para seus negócios.

Citroën AMI, um sucesso sem fronteiras, mas ainda longe do Brasil

UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE QUE ATRAI OS PROFISSIONAIS


Para as empresas, o Ami complementa a sua frota, ajudando a reduzir a pegada de carbono e oferecendo a vantagem de um custo de propriedade muito baixo. É particularmente adequado para empresas cujas atividades as obrigam a fazer viagens diárias curtas e frequentes pela cidade, empresas que são, como os indivíduos, afetadas pelo tráfego urbano.


Comerciantes, profissionais, artesãos, autoridades locais, empresas de serviços e instalações industriais que necessitam fazer entregas ou prestar serviços encontrarão no Ami ou no Ami Cargo o parceiro ideal para conduzir e desenvolver os seus negócios devido à sua praticidade e agilidade.



Em Portugal, por exemplo, 160 unidades do My Ami Cargo juntaram-se à frota de distribuição postal dos CTT (correios). Já a Habitat Invest, fez um pedido de mais de 400 Ami como parte da promoção do projeto imobiliário Aurya, em Loures, que inclui um apartamento e um Ami em cada contrato de compra das novas unidades de um novo condomínio.


A Portway, empresa de ground handling que opera em infraestruturas aeroportuárias portuguesas, comprou onze My Ami Cargo e dois Ami. Estes veículos estão equipados com um painel solar para alimentação de uma tomada de energia a bordo, de um PDA, uma impressora e uma luz sinalizadora. Esta frota de Ami está atualmente a trabalhar no aeroporto de Lisboa e em breve chegará aos aeroportos do Porto, Faro e Funchal.

Citroën AMI, um sucesso sem fronteiras, mas ainda longe do Brasil
Citroën AMI, um sucesso sem fronteiras, mas ainda longe do Brasil

Em Marrocos, na sequência de um acordo assinado em 2020, com o apoio do Ministério da Indústria e Comércio, entre o Barid Al Maghrib - serviço postal de Marrocos - e a Stellantis, foi especialmente desenvolvida uma versão do Ami para modernizar e expandir a sua rede de entrega de correio e de encomendas. Desde 14 de junho, 225 carteiros marroquinos puderam trocar os seus motociclos de duas rodas por uma maior segurança e são agora vistos ao volante dos seus Ami em 42 cidades. Os correios marroquinos possuem agora a maior frota elétrica do Reino e também a maior frota Ami do mundo e através desta iniciativa, se posicionando como pioneiros na eco mobilidade.


Na Grécia, o Ami percorre as ruas de Halki, uma ilha grega que está a liderar a transição energética, tendo optado por se equipar com veículos sem emissões. A Citroën forneceu às autoridades públicas uma frota de seis veículos elétricos com dois Ami que são utilizados, respetivamente, pela polícia e pela guarda costeira, para vigilância e prevenção. Os habitantes da ilha terão também a oportunidade de adquirir veículos elétricos a preços acessíveis.


O Citroën Ami está disponível em onze países da Europa, Reino Unido, na África e Médio Oriente, só falta saber quando chegará ao Brasil.



Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize o QR Code


O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui



Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
20240915_163811_HDR.jpg

Testes na Europa

Artur Semedo

Antecipamos as novidades que vão chegar ao mercado brasileiro

20230830_222637.jpg

Turismo

Keller Carvalho

Uma viagem de trem pela Europa com passagem por cinco países

bottom of page