top of page

Chegam ao Brasil os primeiros modelos Subaru com motorização híbrida e-Boxer



O Subaru Forester e XV, líderes de vendas da marca no País, passam a contar com sistema e-BOXER, que combina as ações do motor BOXER, a tração 4x4 Symmetrical AWD e a assistência de um motor elétrico introduzido em sua transmissão.


Estes dois modelos também contam com o sistema de condução inteligente SI-Drive, que foi customizado para o e-BOXER, para melhor aproveitar os benefícios do motor elétrico.


No Modo S, o motor elétrico é ativado mais cedo durante a aceleração enquanto mantém os RPMs mais altos do motor BOXER para uma melhor resposta de aceleração, tornando a direção em estradas sinuosas mais conveniente e agradável. Ainda no Modo S, os níveis da relação do motor elétrico são exibidos no visor multifuncional para que o motorista possa visualizar seu funcionamento.



CONJUNTO MECÂNICO

Os modelos e-BOXER são designados como Mild Hybrid Vehicle (MHEV) em que o motor a combustão é a principal fonte de energia, com a bateria e o motor elétrico auxiliando em certas situações de direção, como no momento que o veículo está estático e inicia sua movimentação.


Utilizado nos dois modelos, o motor elétrico resulta em maior desempenho de potência do que os números do motor à combustão isoladamente e melhora também nos índices de eficiência energética. Especialmente durante a condução com carga leve e partindo de uma parada, o motor elétrico se destaca proporcionando uma aceleração mais forte e agradável. Além disso, o motor elétrico é relativamente pequeno e leve, o que o torna mais econômico em termos de consumo de combustível. Este motor elétrico utilizado no e-BOXER gera uma potência máxima de 12,3 kW e torque de 66 Nm.


O motor elétrico é colocado próximo ao centro de gravidade do veículo, enquanto a bateria e outros componentes são dispostos acima do eixo traseiro, obtendo um centro de gravidade ainda mais baixo e uma distribuição de peso dianteiro / traseiro mais equilibrada do que o modelo a gasolina.


O motor elétrico acoplado na caixa de transmissão ajudou a implementar a tecnologia e-BOXER, sem ter que mudar o layout estrutural básico do trem de força Symmetrical AWD, mantendo um desempenho de direção impressionante. Este motor permite dirigir em modo EV em baixas velocidades e fornece assistência motriz em velocidades médias, ajudando a melhorar a eficiência de combustível, permanecendo um veículo divertido de dirigir.


O motor Boxer e o motor elétrico geram potência para a condução. A relação de divisão da potência depende da abertura do acelerador e do nível de carga da bateria de alta tensão, e ao dirigir em altas velocidades onde a eficiência do motor é excelente, o motor elétrico é desligado. Já o motor a combustão interna é desativado durante a marcha lenta para economizar combustível. Quando o pedal do freio é liberado, o motor elétrico permite que o veículo se movimente para a frente em baixas velocidades. O Boxer será ativado conforme demanda, em resposta a fatores como necessidade de maior velocidade, uso do ar condicionado e o nível de carga da bateria.



A regeneração da bateria de íons de Lítio acontece quando o veículo desacelera ou quando o pedal do freio é pressionado. Pode também ser recarregada pelo motor elétrico quando este não estiver auxiliando o deslocamento do veículo.


A utilização do sistema e-BOXER garantiu ganhos expressivos para o SUBARU XV. Entre os dados informados ao INMETRO, por exemplo, o SUBARU XV e-BOXER atingiu uma melhora de 19% no consumo urbano, o que irá garantir uma grande mudança em sua classificação, passando de D para A, em sua categoria.


FORESTER e-BOXER

O Forester conta com a motorização Boxer 2.0 litros aspirada de 150 CV e 20 Kgf.m com injeção direta de combustível. Agora, com a introdução do motor elétrico, o SUBARU Forester e-BOXER ganhou mais 16% em eficiência energética, passando para 1,72 MJ/Km.

Também entre os dados informados ao INMETRO, o Forester e-BOXER atingiu uma melhora de 11% no consumo urbano, garantindo sua classificação na categoria como A.


Outra tecnologia para atingir os melhores níveis de eficiência foi a introdução da Active Grill Shutter. A grade dianteira com controle abre ou fecha automaticamente suas aletas mudando sua configuração, em função da velocidade do veículo e da temperatura do liquido de arrefecimento do motor, além de ser um importante componente aerodinâmico.


Outra importante mudança no Forester é a quarta geração do EyeSight, ainda mais tecnológico e eficiente, o sistema utiliza câmeras estéreo com um campo de visão significativamente maior, além de um novo software de reconhecimento de imagem. O desempenho da assistência à frenagem também evoluiu, e os dados internos que fornecem suporte para evitar colisões foram ampliados.


Nesta nova versão as seguintes funções foram aprimoradas, frenagem de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, centralização na faixa de rodagem, alerta de saída de faixa, além da adição da direção autônoma de emergência, responsáveis por tornar a condução ainda mais segura e agradável.


O Forester e-BOXER conta com o Sistema de Monitoramento do Motorista que verifica o comportamento do condutor para alertar fadiga excessiva e falta de atenção. Também permite o reconhecimento facial de até 5 condutores, ajustando automaticamente as configurações individuais das posições do banco, dos espelhos externos, do ar-condicionado e do computador de bordo.



O Subaru Forester e-BOXER oferece a comodidade e segurança dos 5 anos de garantia original de fábrica, sem limite de quilometragem. De acordo com Roberto Pedrosa da CAOA, importadora oficial da Subaru para o Brasil “o lançamento destes modelos simboliza o início de uma nova fase da marca no País, marcada pela chegada de veículos ainda mais eficientes, que oferecerão tecnologia, performance e segurança superiores. A importante mudança no nível de exigência e na busca de soluções ambientais mais conscientes nos trouxeram até este momento e alinharam os pensamentos da CAOA e da própria SUBARU”.


O Forester 2.0 e-BOXER já está sendo comercializado com preço de R$ 223.900, enquanto o XV 2.0 e-BOXER chega ao Brasil com preços a partir de R$193.900,00.


 

Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente.


Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -

O valor, você escolhe!


Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page