top of page

Cenário automobilístico e pandemia: impactos no mercado


Cenário automobilístico e pandemia: impactos no mercado

A Covid-19 trouxe transformações profundas nos mais diversos setores: saúde, educação, economia, turismo, relações humanas. Grande parte dos brasileiros teve que se adaptar a uma nova realidade tanto dentro como fora de casa.


Alguns tiveram a oportunidade de trabalhar pelo sistema “home office” e fazer todas suas atividades pessoais virtualmente. Mas uma outra parte da população brasileira não teve escolha: aqueles que não perderam seus empregos, tiveram que sair para trabalhar e encontrar novos meios para se locomover. Afinal, os meios de transporte públicos passaram a ser alvo de insegurança sobre a disseminação involuntária do vírus.


Fato é que muita gente passou a usar bem menos seus automóveis. Ainda com economia em recessão, trocar de carro passou a não ser mais prioridade por muitas pessoas que trabalham de casa.


Por outro lado, muita gente passou a trabalhar com serviços de transporte, como Uber e outras startups da área. Os serviços de delivery aumentaram muito e, atualmente, são o ganha-pão de muitas famílias. Quer entender mais sobre esse novo cenário automobilístico? Continue nesse artigo e entenda um pouco mais!


Impactos no mercado de refinanciamento de veículos

Desde 2018, o setor automobilístico vinha se recuperando bem após uma longa baixa de vendas. Mas com o efeito da Covid-19, a pausa na produção de veículos novos fez com que o mercado ficasse bem abaixo aos anos anteriores. A parada na produção acabou reduzindo os estoques das concessionárias e foi associada tanto à diminuição de renda e à insegurança dos consumidores: motivados pelo medo do desemprego ou da redução da jornada de trabalho.

Se por um lado a indústria automobilística sofreu essa drástica redução, a venda de carros usados acabou sendo impulsionada pela mudança de perfil e, também, pelo comportamento dos consumidores. Um outro fator é que 40% dos carros usados vendidos são financiados, favorecendo ao acesso ao crédito já que houve redução na taxa de juros.


Comprar um veículo usado tem muitas vantagens. Você encontra grande variedade de marcas, modelos e anos, em comparação aos novos: eles não perdem muito valor no momento de revender. Além do que os opcionais de um carro novo podem custar muito mais do que um carro usado e completo, fora que o seguro é mais acessível financeiramente.


Como funciona o refinanciamento de veículos

O refinanciamento de veículo é uma modalidade de empréstimo que você pode colocar seu automóvel como garantia de pagamento a uma instituição financeira.

Para refinanciar seu veículo, você precisa seguir as seguintes regras abaixo:

● Ter no mínimo 18 anos;

● O veículo deve estar no seu nome;

● O automóvel deve estar quitado;

● Ele pode ser novo ou usado, mas ao passar pela inspeção, precisa estar em bom estado;

● Pode ser tanto para veículos leves como pesados;

● Veículos de uso pessoal podem ter no máximo até 19 anos;

● Já utilitários não podem passar de oito anos;

● O prazo máximo para quitação do empréstimo é de quatro anos.

Vantagens dessa opção de crédito

São inúmeras as vantagens da contratação desse tipo de crédito, tais como:

● As taxas de juros estão entre as mais baixas do mercado (entre 1,49% a 3,47% ao mês), já que o risco de inadimplência é mínimo;

● O prazo para quitação é alto, ou seja, até 48 meses;

● Você é livre para usar o dinheiro emprestado como quiser, diferentemente de outras opções de crédito.


Mudanças durante a pandemia

Com a pandemia, a crise econômica voltou a assombrar a economia mundial. Com isso, o espaço para empréstimos desde o ano passado, diminuiu muito, mesmo que as instituições financeiras tendo dinheiro e vontade de emprestar, o crédito passa a não crescer por falta de procura.


Há um forte impacto nas taxas de juros, mesmo nas modalidades mais “tradicionais”, além de maiores restrições para aprovação. Mas, ainda assim, a boa notícia é que o refinanciamento de automóveis não teve tanta alteração em seus valores ofertados como nos juros cobrados.


Onde comparar

Nesse momento você deve estar se questionando em qual site é possível fazer pesquisas, analisar possíveis comparações e, ainda, usar simuladores online.


No site Juros Baixos, você consegue com poucos cliques e na comodidade da sua casa, decidir qual é o melhor empréstimo a contratar.


Para o refinanciamento de veículos acesse o link e descubra mais informações para a tomada correta de decisão!

Sim, é uma ótima escolha!

Ainda que pareça que o cenário atual não é mais indicado para solicitação de um empréstimo, saber que certas modalidades de crédito preservaram características anteriores é um bom sinal! Como o exemplo do refinanciamento de veículos que sofreu poucas alterações nas taxas de juros, nos prazos de pagamento, dentre outros quesitos.


Se você precisar de uma linha de crédito, refinanciar um veículo é uma das escolhas acertadas! E você, concorda com essa afirmação? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais sobre sua opinião sobre o refinanciamento de veículos neste ano de 2021!


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

350x250.gif
300.250.png
bottom of page