• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Caminhões: Scania híbrido alimentado com painéis solares


A Scania está a desenvolver um reboque coberto de painéis solares para alimentar um caminhão híbrido plug-in.


A marca vai equipar um reboque de 18 metros com células solares nas laterais e no teto, formando um painel solar com 140 metros quadrados, para alimentar um camião híbrido plug-in.


“As células solares já foram previamente utilizadas em barcos e trailers, mas apenas para alimentar equipamentos auxiliares, tais como geladeiras e fogões, nunca para a cadeia cinemática propriamente dita”, afirma Erik Falkgrim, responsável de Tecnologia do Departamento de Design de Veículo na Scania R&D, citado comunicado da marca.


Os painéis solares deverão produzir anualmente 14 000 kWh num país como a Suécia, e bastante mais em países mediterrânicos onde a exposição solar é substancialmente maior. A economia de combustível poderá, por isso, variar entre os 5-10% e os 20% previsto para países com mais exposição solar.


O conjunto equipado com os painéis solares será testado em condições reais pelo transportador sueco Ernst Express, que já colaborou nos testes das autoestradas elétricas promovidas pela Scania.


O projeto prevê analisar também se o reboque consegue fornecer energia para a rede quando as baterias estiverem totalmente carregadas, ou quando o caminhão está estacionado, por exemplo, aos finais de semana.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Caminhões entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br


Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !