top of page

Caloi Elite Carbon Team FS – a nova bike de competição está mais leve e resistente


Caloi Elite Carbon Team FS – a nova bike de competição está mais leve e resistente

Não é mais novidade para ninguém que Henrique Avancini está de volta à Caloi. O atleta competirá nos próximos dois anos pela equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, que participará das maiores competições mundiais do mountain bike.


Os detalhes dessa nova parceria entre o atleta e a marca brasileira foram desvendados no último dia 18, agora o que poucos conhecem ainda são os diferenciais da nova bike do ciclista. A Caloi Elite Carbon Team FS está renovada, não só no design, mas também na sua configuração.


O modelo possui componentes e acessórios exclusivos que a tornam uma bike ainda mais agressiva e leve, pesando apenas 9,670kg. Sua construção foi desenvolvida 100% pelo time de engenharia da Caloi, com o auxílio de feedbacks dos atletas da equipe (Avancini, Sabrina Oliveira, Cainã Oliveira e Ulan Galinski).


Superleve, rígida e resistente, a nova Caloi Elite Carbon Team FS está pronta para superar os mais adversos e exigentes percursos. Com grafismo 3D, novas rodas, cubos, pneus e suspensão, são diversos os diferenciais dessa bike, que tem tudo para ajudar os atletas brasileiros a subirem no lugar mais alto dos pódios.


Sobre o quadro

“Traçamos como objetivo otimizar a atual plataforma que tínhamos à disposição. Fizemos pequenas modificações estruturais no quadro, principalmente na balança. Todo o molde do quadro foi refeito. Reduzimos todos os resíduos de carbono que existiam internamente. Também é importante frisar que não usamos tinta e sim um verniz translúcido, que além de tirar peso deixou o quadro muito bonito. Tiramos peso até dos adesivos”, comentou Henrique Avancini.

“O foco foi reduzir o máximo possível da matéria-prima do carbono sem que afetasse sua resistência e rigidez. Dessa maneira, conseguimos produzir um quadro 250 gramas mais leve do que o modelo anterior. No grafismo da bike trouxemos as cores icônicas da equipe, porém agregando o mínimo possível de peso. Desenvolvemos então um verniz na cor azul com uma porcentagem de translucidez que possibilita enxergar as fibras de carbono, com o logo da Caloi com as três cores que representam a equipe. Tudo isso agregando apenas 65 gramas ao peso total da bike”, completou Marcos Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento e Produto da Caloi.

A tradição Shimano na equipe Caloi / Henrique Avancini Racing

“A Shimano está feliz com esta parceria e certos de que os atletas da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing terão à disposição o melhor da alta tecnologia de troca de marchas e frenagem, específicas para o Mountain Bike através do grupo XTR M9100, o mais leve e confiável do mercado, como foi destacado pelo próprio Henrique durante o lançamento da equipe. Isso é possível devido aos materiais nobres empregados na fabricação dos componentes, como o carbono e titânio, presentes no cassete XTR, além da tecnologia empregada na corrente e cassete, que confere trocas de marcha mais rápidas e sem a necessidade de aliviar a potência, fatores decisivos nas ultrapassagens e sprints vitoriosos”, comenta Susana Martin, Marketing da América Latina da Shimano.

Caloi Elite Carbon Team FS – a nova bike de competição está mais leve e resistente

Sobre as rodas e pneus

A nova Caloi Elite Carbon Team FS será uma das bikes mais leves do mundo, porém, o mais importante é que ela estivesse pronta para andar no principal pelotão do MTB internacional. E nas rodas e pneus estão mais alguns diferenciais do modelo.


A Vittoria irá fornecer todo o arsenal de pneus para a equipe, trabalhando junto com os atletas para que tenham não só o modelo e largura ideal para cada situação, mas também o setup ideal, atuando em todo o ecossistema tubeless, desde os pneus até as fitas tubeless, o selante, as válvulas e o importantíssimo inserto tubeless: o Air-Liner.


“Estamos fornecendo uma solução completa para que todos os atletas tenham sempre o melhor sistema para cada situação. Mas também estamos pensando nos mecânicos, fornecendo as nossas ferramentas e acessórios para auxiliar na instalação e desmontagem dos pneus e Air-Liners e garantindo assim um melhor funcionamento do ecossistema tubeless”, comenta Cassio Riccelli, Gerente Comercial e de Marketing da Vittoria para a América Latina.

“Outra novidade na bike está nas rodas da holandesa 9th Wave, uma marca que se destaca por trabalhar apenas com produtos high-end com muita tecnologia e inovação. Deixamos a bicicleta mais eficiente e mais rápida”, comenta Avancini.

“Componentes leves e resistentes correram juntos nesse projeto. As rodas são da holandesa 9th Wave, construídas a mão, o jogo completo, com os raios, pesam apenas 1.174 kg o par. Teremos tecnologia de ponta nas rodas, que possuem uma deflexão no meio do aro, que combinado com o seu baixo peso, geram uma outra deflexão nos pneus na hora das curvas. Com essas rodas, os atletas podem escolher um aro com uma parede de 35mm, fator que gera mais conforto e uma maior performance. A pilotagem deles certamente vai ser mais agressiva com essas rodas, aros e pneus”, explica Marcos Ribeiro.

Sistema de suspensão

A Caloi Elite Carbon Team FS é uma bike full suspension que tem suspensão dianteira FOX Factory Step-Cast Series 32/34 FLOAT 29 100/120mm FIT4 e amortecedor traseiro FOX FLOAT DPS, F-S, K, Remote Up, Evol SV, PTL, FOX, AM, 6.5, 1.5, DCM, DRM, CMF, Orange Logo - com 100mm de curso. Tecnologia de última geração que além de possibilitar uma melhor performance, também traz segurança aos atletas na pista e fora delas.


“A FOX é uma marca gigantesca no setor de suspensões e traz muita expertise e excelência de outros esportes em seus produtos. Eu já trabalhei com eles no passado e sei que a rede de suporte da FOX é de altíssimo nível. Os produtos deles de linha de fábrica são ótimos e possuem uma grande possibilidade de mudanças de setup para cada atleta em específico. Ter uma rede internacional de assistência e suporte é um fator muito importante para o nosso time”, diz Henrique Avancini.

Detalhes que fazem a diferença

Para as manoplas foi escolhida a marca italiana RDR, outra empresa que prima por ter a leveza aliada a alta tecnologia. Além de serem leves, o modelo utilizado na bike da equipe possui um melhor e maior grip.


Avancini trouxe ainda muita experiência, conhecimento tecnológico e mercadológico de componentes após tantos anos pedalando mundo afora. E ainda como ponto positivo, quando o assunto são marcas “mainstream”, o time Caloi / Henrique Avancini Racing conta a confiabilidade e segurança dos grupos da Shimano e componentes da Ceramicpeed e FSA para suportar uma temporada com provas muito desafiadoras.


Outro parceiro estratégico no projeto é a Fizik com seus selins. Avancini será um dos poucos atletas no mundo que testará os protótipos da marca.


“O nosso time está fazendo um trabalho profundo de cinemática para desenvolver as melhores respostas da bicicleta. A cinemática é o estudo de movimento dos corpos sem levar em conta a sua origem. Estamos vendo tudo, a combinação de pneus, aros, tamanho de curso e o reach da suspensão, o quanto o stroke do shock (traseiro) comprime. Nós fazemos vários tipos de testes, de simulação, em laboratório com maquinário e claro, em campo nas trilhas. Ter uma “carta branca” da Caloi para fazer uma grande quantidade de testes é algo muito positivo. Estou trazendo também todo o meu conhecimento que tive em prática ao longo dos anos no MTB mundial para realmente desenvolvermos componentes e produtos de ponta”, destaca Avancini.

“Com a expertise do Henrique, nós estamos trazendo os melhores produtos para o mercado brasileiro. Construímos a bicicleta da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing uma verdadeira máquina de competição, e temos certeza que esse time levará ainda mais alto o nome do ciclismo brasileiro, ajudando também no desenvolvimento interno do nosso mercado. É a Caloi inovando e sendo pioneira mais uma vez em nome do ciclismo nacional”, conclui Marcos Ribeiro.

FICHA TÉCNICA CALOI ELITE CARBON FS TEAM


- Quadro de carbono importado, suporte para freio a disco post mount, thru axel 148 mm/boost e cabeçote tapered

- Suspensão: FOX Factory Step-Cast Series 32/34 FLOAT 29 100/120mm FIT4

- Amortecedor traseiro: FOX FLOAT DPS, F-S, K, Remote Up, Evol SV, PTL, FOX, AM, 6.5, 1.5, DCM, DRM, CMF, Orange Logo - com 100mm de curso

- Relação 1X12: Câmbio traseiro Shimano XTR M9100 / Cassete Shimano XTR CS M9100 10/51 Pedivela Shimano XTR M9100 170mm - 38T / Passadores Shimano XTR M9100

- Canote: FOX Transfer SL Kashima 31.6 – 70mm

- Guidão: FSA KFX Carbon 31.8X740MM - Flat Bar

- Suporte do guidão: FSA KFX – 90mm +/- 12º

- Cubos: 9th Wave PiRope

- Freios: Shimano XTR – M9100

- Rotores: Shimano RT86 – 160mm (D) e 160mm (T)

- Pneus: Vittoria Mezcal 2,35 XC Race, Vittoria Terreno 2,25mm e Vittoria Syerra 2,4mm (para treinos de técnica/trail)

- Aros: 9th Wave Ninefold Flex GripKit PiRope 30/35 Spokes PiRope Vectran

- Manoplas: RDR Italia

- Suporte de caramanhola: RDR Italia

- Raios: PiRope Vectran

- Movimento Central: CERAMICSPEED Press fit 42mm

- Selim: Fizik ANTARES VERSUS EVO R1 ADAPTIVE

- Corrente: Shimano XTR- M9100

- Movimento de direção: CERAMICSPEED

- Pedal: Shimano XTR 9100

- Inserts: Air Line Vittoria

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Bicicletas entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page