Barcelona receberá mais ônibus híbridos da Solaris

A transportadora municipal Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) encomendou mais 30 ônibus Urbino 12 híbridos que irão aumentar a frota da Área Metropolitana de Barcelona (AMB) e se juntar aos quase cem ônibus do Solaris atualmente implantados em Barcelona e sua áea metropolitana.
No final de março, a TMB, operadora de transporte público de Barcelona, determinou o vencedor do concurso para o fornecimento de 30 ônibus híbridos, cujo usuário final será a operadora AMB. O contrato foi concedido à Solaris, que se comprometeu a fornecer veículos ecológicos até o final de 2021. A assinatura final do contrato ocorrerá nas próximas semanas. Este é mais um pedido substancial vindo da Espanha garantido pela Solaris nas últimas semanas. Além dos 30 veículos híbridos que vão para a capital da Catalunha, a produtora fornecerá cerca de 250 ônibus movidos a GNV para Madrid.
A tração híbrida dos veículos encomendados para Barcelona consistirá em um motor em conformidade com o padrão Euro 6 de 151 kW e um motor de tração elétrico. Além disso, os veículos contarão com supercapacitores que permitem armazenar e utilizar a energia recuperada. Essa solução permite uma redução considerável do consumo de combustível (em comparação aos ônibus com acionamento convencional) e, ao mesmo tempo, minimiza a emissão de poluentes na atmosfera.
Além disso, os híbridos Solaris Urbino 12 serão equipados com o sistema Arrive & Go que controla o funcionamento do motor diesel. Esta função permite desligar o motor do ônibus ao se aproximar de um ponto de ônibus, e ligá-lo novamente na partida do veículo, o que, por sua vez, possibilita que o ônibus circule apenas com motor elétrico, o que reduz ruído e emissões no local de embarque e desembarque, para benefício dos passageiros. Além disso, no modo Arrive & Go, os veículos utilizarão o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), que gera sons de alerta para alertar os pedestres da presença de um veículo com tração elétrica.

O conforto da viagem de ônibus será garantido entre outras coisas por um ar-condicionado de todo o veículo, um sistema de informação de passageiros de última geração, portas USB para todos e também telas de LED brancas. A preocupação da Solaris em aumentar a segurança dos passageiros obrigou a empresa a cobrir os elementos plásticos dos assentos dos passageiros com uma camada antibacteriana. Os motoristas terão ao seu dispor um leque de soluções que melhoram o conforto no trabalho; isto incluirá uma cabine de motorista fechada ajustada às necessidades individuais do cliente. A segurança na estrada será aprimorada por dispositivos como o sistema MirrorEye, que substitui os espelhos laterais convencionais por câmeras que garantem melhor visibilidade sob a luz do sol, bem como durante a chuva ou após o anoitecer. Enquanto isso, o sistema Eco Driver Advisor ficará encarregado de controlar e apoiar a direção econômica.
Os primeiros ônibus Solaris surgiram na capital catalã em 2014. Atualmente, cerca de 100 desses veículos estão em uso em Barcelona, a maioria deles com tração híbrida ou elétrica. Solaris é uma maca europeia que se destaca na produção e venda de ônibus de baixa e zero emissões. Até agora, o Solaris já entregou mais de 900 ônibus elétricos e mais de 760 ônibus híbridos para as ruas de países europeus.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ônibus entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br