top of page

Aviação: Preço do querosene de aviação tem alta de 137,8% em maio, se comparado com 2019


Aviação: Preço do querosene de aviação tem alta de 137,8% em maio, se comparado com 2019

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) destacou em comunicado que o preço do querosene de aviação (QAV) registrou aumento de 137,8% em maio, em relação ao mesmo mês de 2019, período imediatamente antes da pandemia do COVID, e variação muito superior à alta do bilhete aéreo (22%) na mesma comparação, e de acordo com os dados divulgados pelo órgão regulador do setor, a ANAC.


A ABEAR ainda destacou em sua nota que é importante destacar que o QAV representa mais de um terço dos custos das companhias aéreas e que o seu valor chega a ser no Brasil 40% superior ao da média global. O preço do combustível é influenciado pela precificação da Petrobras, que cobra em dólares um insumo cujo nível de produção nacional é superior a 90%.


Em 2021, o país produziu 93% (ou 4,1 bilhões do consumo total de 4,4 bilhões de metros cúbicos) do QAV consumido e importou apenas 7%, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, o Brasil é o único país do mundo que tem um tributo regional sobre o QAV, o ICMS.



Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize o QR Code


O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui



Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Aviação entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Commentaires


350x250.gif
300.250.png
bottom of page