top of page

Aviação: França e Espanha lançam programa Tiger MkIII


A OCCAR (Organization for Joint Armament Cooperation), em nome da Direção Geral de Armamento Francesa e Espanhola, a DGA (Direction Générale de l'Armement) e a DGAM (Dirección General de Armamento y Material) fecharam um contrato com a Airbus Helicopters para o desenvolvimento, produção e suporte inicial em serviço do programa de atualização do helicóptero de ataque Tiger MkIII.


O contrato inclui o upgrade de 42 aeronaves para França (com possibilidade de adicionar mais 25 helicópteros) e 18 para Espanha. Além disso, o contrato prevê a possibilidade de a Alemanha aderir posteriormente ao programa Tiger MkIII. O primeiro protótipo está programado para um voo inaugural em 2025. A primeira entrega à Direção Geral de Armamento (DGA) francesa ocorrerá no final de 2029, seguida por uma primeira entrega à Espanha em 2030. O trabalho de desenvolvimento e atualização será realizado nas instalações da Airbus Helicopters em Albacete (Espanha), Marignane (França) e Donauwörth (Alemanha).



“O programa Tiger MkIII fornecerá uma resposta europeia à necessidade de um helicóptero de ataque de última geração nas próximas décadas. Com esta atualização, o Tiger continuará sendo um ativo essencial e moderno para seus exércitos e reforçará a cooperação de defesa na Europa”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. Ele acrescentou: “O Tiger MkIII não terá equivalente no mundo para operações de alta intensidade e melhorará ainda mais as capacidades de conectividade, precisão e poder de fogo do atual Tiger”.


Tiger MkIII é uma atualização abrangente dos sistemas do helicóptero de ataque europeu. Comprovado em combate, o Tiger é difícil de detectar, altamente ágil e com alta capacidade de sobrevivência, algo que os operadores continuarão a se beneficiar com a atualização do MkIII. O novo padrão permitirá que a plataforma seja conectada ao campo de batalha digital para realizar equipes tripuladas e não tripuladas, além de compartilhar informações táticas em tempo real. Ele também fornecerá uma gama incomparável de armas (arma de torre, foguetes e mísseis guiados a laser) e capacidades renovadas de detecção e direcionamento. A integração de aviônicos de última geração reduzirá a carga de trabalho da tripulação e permitirá que eles se concentrem totalmente na execução da missão.



A configuração padrão Tiger MkIII incluirá a integração das miras Safran Strix NG, o conjunto de aviônicos Thales FlytX, o visor de visão montado no capacete Topowl DD, uma atualização Indra IFF, Thales GNSS e o sistema de navegação inercial da Safran. O conjunto de comunicação será atualizado com o rádio Contact/Synaps da Thales e links de dados dedicados a equipes tripuladas/não tripuladas. Além disso, para a Espanha serão incluídas as funcionalidades Link16 e SATCOM. O Tiger MkIII espanhol será equipado com um sistema de gerenciamento de campo de batalha e contramedidas fornecidas pela Indra, enquanto o Tiger MkIII francês será equipado com um sistema de gerenciamento de campo de batalha pela ATOS e contramedidas fornecidas pela Thales. O novo pacote de armas para a França incluirá o MBDA MAST-F (Future Tactical Air-Surface Missile) e o míssil ar-ar Mistral 3. Para a Espanha, as novas capacidades incluirão foguetes guiados de 70 mm e um novo míssil ar-terra.


A Airbus Helicopters está totalmente comprometida em apoiar a frota Tiger. Em 2019, foi assinado um Contrato de Suporte Global trilateral com a OCCAR. O objetivo era aumentar a taxa de disponibilidade dos Tigres em serviço nos exércitos francês, alemão e espanhol. Graças a este contrato, a taxa de disponibilidade para a frota French Army Tiger tem progredido significativamente nos últimos dois anos. Outros resultados positivos são esperados nos próximos meses na Espanha, Alemanha e França.

 

Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!

Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Aviação entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page