• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Aviação: Azul implementa tecnologia que rastreia bagagem em voos da companhia


Ficar sem saber aonde exatamente está a mala não é mais uma questão para clientes que voam com a Azul. A companhia criou uma ferramenta de rastreio de bagagem que monitora o caminho das malas desde o despacho no check-in até a entrega no destino final. Em Cuiabá, onde os testes foram feitos, os índices de extravio de bagagem vem diminuindo a cada dia nos voos da empresa que partem ou chegam da capital do Mato Grosso.


A tecnologia funciona com aparelhos semelhantes a smartphones que são utilizados pelos tripulantes da companhia para fazer a leitura do código de barras que acompanha a etiqueta da bagagem despachada. Com o “traking code”, ou código de rastreamento em português, a mala é rastreada a cada manuseio e o status da bagagem é enviado para um sistema de controle. Por meio do aplicativo da Azul, o cliente recebe notificações sobre três diferentes etapas de movimentação de sua bagagem: o próprio check-in - não sendo mais necessário a entrega do “canhoto” da etiqueta para o passageiro -, o carregamento na aeronave e a restituição, na esteira de bagagens, no aeroporto de destino final.

“Essa tecnologia faz parte de uma das nossas frentes de atuação, que visa integrar os serviços e otimizar nossa operação, trazendo mais eficiência para o dia a dia da companhia. Começamos a testar essa tecnologia nos voos entre Campinas e Cuiabá durante um período e hoje já é uma realidade em todas as bases da Azul, fornecendo informações aos Clientes e, ao mesmo tempo, controlando o fluxo de bagagens despachadas e restituídas e reduzindo os extravios de bagagem”, afirma Kléber Linhares, diretor de tecnologia da Azul.

O executivo também destaca a logística para levar o novo sistema a todas as bases de operação da Azul. “Treinamos mais de mil Tripulantes para lidar com essa ferramenta e já enviamos mais de 300 aparelhos de rastreio para a implementação dessa tecnologia nos aeroportos nacionais e internacionais que a empresa opera. Esperamos concluir em pouco tempo o alinhamento com as áreas operacionais e terceirizados, fazendo com que essa leitura seja parte da rotina de nossas bases, melhorando nossa operação e contribuindo para a experiência do Cliente que voa Azul”, destaca Kléber.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Aviação entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br


Laja Revista Publiracing
Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !