
A Airbus assinou um acordo de parceria com a CFM International, uma empresa conjunta 50/50 entre a GE e a Safran Aircraft Engines, para colaborar em um programa de demonstração de hidrogênio que decolará em meados desta década.
O objetivo do programa é testar em solo e em voo um motor de combustão direta alimentado por hidrogênio, em preparação para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero até 2035. A demonstração usará um teste de voo do A380 equipado com tanques de hidrogênio líquido preparados na Airbus instalações na França e na Alemanha. A Airbus também definirá os requisitos do sistema de propulsão a hidrogênio, supervisionará os testes de voo e fornecerá a plataforma A380 para testar o motor de combustão de hidrogênio na fase de cruzeiro.
A CFM International (CFM) modificará o combustor, o sistema de combustível e o sistema de controle de um turbofan GE Passport para funcionar com hidrogênio. O motor, que é montado nos EUA, foi selecionado para este programa devido ao seu tamanho físico, maquinário turbo avançado e capacidade de fluxo de combustível. Ele será montado ao longo da fuselagem traseira do banco de testes de voo para permitir que as emissões do motor, incluindo rastros, sejam monitoradas separadamente daquelas dos motores que alimentam a aeronave. O CFM executará um extenso programa de testes em solo antes do teste de voo do A380.

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