Aviação: Abear pede fim das operações de pequenas aeronaves na pista principal de Congonhas

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) destaca a importância de restringir a operação de aeronaves de baixa performance na pista principal de Congonhas a fim de agilizar a recomposição da malha nacional e atender os milhares de passageiros que precisam ser transportados ainda hoje e nos próximos dias. Até o momento, 300 voos das empresas GOL Linhas Aéreas e LATAM Brasil foram impactados pelo incidente do último domingo.
A restrição de aviões de pequeno porte na pista principal de Congonhas, principalmente em horários de pico, é uma preocupação antiga da Abear e de suas associadas, que em 29 de setembro enviaram ofício à Infraero recomendando a adoção definitiva dessa medida, visto que os impactos causados por incidentes (como o acontecido ontem) na pista principal de um aeroporto de grande porte impactam milhares de passageiros em todo o Brasil. A estimativa da associação considera, ainda, prejuízos financeiros que ultrapassam milhões de reais.
A Abear recomenda aos passageiros que consultem o status de seu voo antes de se dirigirem a Congonhas e destaca que suas associadas estão flexibilizando a remarcação dos voos que foram impactados e trabalham para reacomodar os passageiros.
Seguem as medidas que estão sendo tomadas pelas associadas Abear:
GOL
A GOL informou que, devido a interdição da pista do Aeroporto de Congonhas na tarde de domingo (9/10), alguns voos foram alternados para pouso em outros aeroportos e outros foram cancelados. A Companhia está flexibilizando para que os clientes posterguem ou cancelem suas viagens sem custo até dia 23/10, dependendo apenas da disponibilidade de voos. Para remarcação ou pedido de reembolso, os Clientes devem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante). O comunicado da empresa GOL termina lamentando o inconveniente e diz que trabalha para reduzir os impactos nas viagens de seus passageiros.
LATAM
A Latam informa que o incidente do avião de pequeno porte ocorrido na tarde do último domingo (9/10) já resultou, entre domingo e hoje (segunda) de manhã, no cancelamento de mais de 180 voos da companhia, trazendo prejuízos milionários para a empresa e alguns incalculáveis para os clientes.
A companhia reforça que todos os seus esforços estão direcionados para acomodar, assistir, reorganizar as viagens de seus clientes e normalizar as operações.
Diante da complexidade dessa reacomodação e normalização, a empresa reforça algumas orientações para os clientes.
Antes de sair para o aeroporto, verifique o status do seu voo em latam.com: https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status . A empresa reforça que o passageiro só saia de casa se tiver a confirmação do voo e conseguir fazer o check-in online.
Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas nos dias 9/10, 10/10 e 11/10 têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária. Essa flexibilização voluntária pode ser feita pelo site da companhia em “Minhas Viagens” até 11/10 https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens Caso os passageiros tenham dificuldades, devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).
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