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Avaliação: Ágil, tecnológico e sofisticado, Creta se consolida como uma equilibrada referência


Avaliação: Ágil, tecnológico e sofisticado, Creta se consolida como uma equilibrada referência
Ficha técnica Hyundai Creta Platinum
Ficha técnica Hyundai Creta Platinum

Um dos grandes protagonistas no segmento mais disputado do mercado brasileiro nos últimos anos tem sido o Hyundai Creta, modelo que foi totalmente renovado em 2021, e que gerou opiniões distintas em relação ao caminho escolhido para o design do modelo.


Assim que tivemos contato com o modelo pela primeira vez, referimos, e reiteramos, que, no mínimo, a marca foi ousada, saindo do lugar comum, e trazendo novas referências para aquilo que conhecíamos do modelo até aqui.

Avaliação: Ágil, tecnológico e sofisticado, Creta se consolida como uma equilibrada referência

E para conhecer a versão topo de linha em relação às que utilizam o novo motor, e deixar nossa opinião sobre a proposta, recebemos em nossa garagem por alguns dias o Creta Platinum, versão que no momento do nosso teste tinha teto panorâmico de série, mas que recentemente passou a ter este item como opcional e preço diferenciado, aproximadamente 10 mil reais de acréscimo. No acelerado ritmo de elevação dos preços dos veículos, o Hyundai Creta exatamente como testado por nós, é hoje disponibilizado pelo preço (estado de São Paulo) de R$ 158,090, enquanto a opção sem o teto panorâmico tem um preço anunciado de R$ 149.490. Naturalmente que os contínuos problemas com a falta de componentes e a necessidade de criar opções menos tecnológicas que possam permitir uma venda mais rápida (e ao mesmo tempo mais barata) dos produtos levou a marca sul-coreana a esta diferenciação no atual catálogo do modelo.


Mas ainda antes de detalharmos nossa experiência ao volante do Hyundai Creta, queremos agradecer desde já a vossa leitura e o compartilhamento da matéria com conhecidos, amigos e família, deixando o espaço de comentários à disposição para interagirem conosco através da vossa opinião. Outro convite é para que se inscrevam em nosso canal de vídeo no youtube, além de sugerir que sigam as nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e Twitter.


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Vocês também podem encaminhar vossas perguntas sobre os modelos que testamos para o e-mail redacao@revistapubliracing.com.br, que nossa equipe terá o maior prazer em responder a todas as dúvidas que possam ter.


Saindo do lugar comum

Como tem acontecido com todos os últimos modelos da Hyundai, a renovação do Creta também reservou alguma controvérsia, com opiniões divergentes em relação ao design do modelo. Mas como vocês por aqui buscam nossa opinião – aqui vai ela! No mínimo a marca foi ousada com o caminho escolhido, mudando radicalmente e, sinceramente, o resultado final é um Creta de aparência mais robusta, mas que pode trazer alguma complexidade na hora de eventuais batidas, já que especialmente no grupo ótico, tanto traseiro como dianteiro, ele apresenta diversos detalhes que em termos de acerto e peças, pode implicar numa reparação mais demorada e complexa, logo mais cara.


O Creta tem agora 4 300 (mm) de comprimento, 1 790 de largura, 1635 de altura, com 2 610 de distância entre eixos. Destacamos aspectos de seu design como o capô alto e largo, passando uma ideia de maior imponência, o que sem dúvida nos agrada.



Particularmente gostamos muito da grade frontal, envolvida por uma moldura cromada, a iluminação principal do tipo projetor, em sistema que inclui ainda faróis de neblina e, naturalmente, luzes diurnas em LED (DRL).


Os retrovisores externos são na cor da carroceria e têm rebatimento elétrico automático no fechamento do veículo. Incluem sinalizadores de mudança de direção e são de ajuste também elétrico. Já as maçanetas das portas são na cor da carroceria e com detalhes em cromado. Ainda destaques de nossa observação externa, as molduras das janelas em acabamento preto fosco, as barras de teto longitudinais na cor prata, e spoiler traseiro na cor da carroceria dando continuidade ao teto de forma esportiva e elegante.


Naturalmente que são também destaque as novas rodas de liga leve diamantadas de 17", onde são instalados pneus de medida 215/60 R17.


Para finalizar, uma nota para o desejado teto solar panorâmico, com função para abertura e fechamento de um toque (com anti-esmagamento), e que, como referido no início do nosso texto, deixou de ser item de série na versão Platinum, passando a ser opcional pagando o cliente um adicional de aproximadamente 10 mil reais.

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Interior amplo, agradável e tecnológico

Esta versão do novo Creta carrega todos os principais recursos que habitualmente observamos no segmento em modelos equivalentes, adicionando até algumas exclusividades pouco comuns.


A entrada no veículo é realizada através da chave presencial que permite abertura e fechamento, tanto de portas como do porta-malas. O comando da chave permite ainda a abertura e fechamento dos vidros elétricos e partida do motor pelo botão.


Imediatamente nos deparamos com um interior que mistura aspectos que a Hyundai sabe trabalhar muito bem. O conforto com toques de sofisticação, qualidade nos materiais utilizados e correta integração das peças, equilibrando o bom espaço disponível para os passageiros com comandos e porta-objetos bem localizados.


Sentados no banco do condutor, olhamos para um dos destaques no novo Creta, o painel de instrumentos multifuncional digital colorido com um cluster de 7" que permite que o condutor observar as laterais do veículo no chamado ponto cego através de câmeras que são acionadas quando sinalizamos uma mudança de direção. O sistema não é novidade no segmento, no entanto, a disponibilidade das imagens bem no centro do painel de instrumentos, é sim, uma agradável (e prática) surpresa. O sistema de câmeras, chamado pela marca de Smart câmera 360º, ainda dá uma visão panorâmica de todo o entorno do veículo, e muito útil quando em manobras em espaços mais apertados.

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Ainda relacionado ao painel de instrumentos uma nota para a mudança de cor de acordo com o tipo de condução escolhida, ficando a tela verde no modo econômico (ECO), azul quando escolhido o modo NORMAL, ou ainda, vermelho, quando optamos pelo modo SPORT, que prioriza disponibilidade de torque e potência, deixando de lado preocupações com economia de combustível.


Continuando nosso olhar pelo interior, o painel tem acabamento nas cores preto e marron com detalhes em cromo acetinado, acabamento também utilizado no volante, no painel e no console. Já que falamos no volante, referir que ele é em couro, de ótima textura e com uma elegante costura na cor preta. A importante peça tem regulagem de altura e profundidade, sistema de borboletas para troca de marcha e inclui comandos para sistemas de áudio e telefones além de permitir algumas configurações do veículo.



Com encosto de cabeça e cintos de segurança de três pontos para os cinco lugares, não faltam também os indispensáveis ganchos para cadeirinha infantil utilizando o sistema ISOFIX.


Como referido, o Creta nesta unidade testada por nós vinha com teto solar panorâmico, item que consideramos hoje em dia fundamental para a competitividade no segmento, ainda que seja como opcional. O teto panorâmico amplia a sensação de espaço e bem estar interno, entrega sofisticação imediata, trazendo mais conforto para o habitáculo do modelo.


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O ar-condicionado é digital e automático, com comandos posicionados naturalmente abaixo da central multimídia que está bem localizada na área superior do painel frontal. Já que falamos em conectividade, referir que a tela é 10.25" com navegação GPS integrada e conexão aos sistemas Apple CarPlay e Google Android Auto, e onde, entre outras funções, são exibidas as imagens 360° além da câmera de ré com linhas dinâmicas. Ainda para auxiliar nas manobras em espaços reduzidos são mostrados os gráficos auxiliares dos sensores de estacionamento traseiros.


Ainda relacionado ao sistema de áudio, referência para os dois alto falantes nas portas dianteiras e outros dois nas portas traseiras, sendo que aqui ele perde para alguns concorrentes, com mais qualidade neste, que para nós, é um importante item de conforto.


Não podemos deixar de falar do sistema de conectado da Hyundai, o Bluelink, disponibilizando alertas, diagnósticos, controle de funções do veículo por voz, visão remota 360º pelo app, busca e acesso a pontos de interesse, informações de tráfego, prevenção ao roubo, ou assistência 24h. Pacote bem completo que entre outros diferenciais tem a possibilidade de, pelo app, visualizar à distancia todo o entorno do veículo através das câmeras.

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Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch (descida e subida) e antiesmagamento fazem parte do pacote da versão, que entrega ainda 6 airbags (frontais, laterais e cortina), ajuste manual de altura dos faróis, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, ajudando a limpar o espaço entre os bancos dianteiros, disponibilizando porta-copos e objetos, e ainda, a área destinada ao carregador sem fio para smartphones.


Com conexão USB traseira, o interior do novo Creta entrega um bom nível de conforto e conectividade, espaço bem interessante para os cinco ocupantes, e onde ficou claro o esforço em isolar o som que entra na cabine, ficando, também evidente o trepidar do motor de três cilindros na estrutura do veículo, especialmente quando estamos com o carro parado e com o motor ligado .


É então chegado o momento de falarmos da mecânica e do comportamento dinâmico do novo Creta Platinum.



Eficiente e dinâmico.

A opção por motores menores, três cilindros e turbo, é uma tendência que veio para ficar. Observamos os principais protagonistas do segmento de SUVs compactos recorrendo a esta solução para dar agilidade a seus modelos através do turbo, reduzir consumo pelo menor nível de cilindros e peso, menos peças no motor, além de associar tecnologias que melhoram a eficiência já que dados sobre consumo são um importante fator de peso e que pode ser decisivo na hora de escolher um veículo neste competitivo segmento. Como exemplos desta nova geração de modelos, o Chevrolet Tracker, Fiat Pulse, ou este nosso Hyundai Creta.

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No caso do modelo sul-coreano o motor é o Kappa 1.0 (998 cm³) Turbo GDI de injeção direta de combustível, entregando 120 cv de potência nas 6.000 rpm, um torque de 17,5 kgfm nas iniciais 1.500 rpm, proporcionando uma maior agilidade no trânsito, ultrapassagens mais seguras e uma boa capacidade para retomadas, mostrando também um bom nível de elasticidade. Como curiosidade referir que apesar de ser um motor Flex, ele apresentada dados idênticos, tanto de potência como torque, para os dois tipos de combustível, algo também bem comum em algumas motorizações da Honda, por exemplo.


Muito deste desempenho é possível graças ao bom casamento com o câmbio de 6 marchas automático. A união dos dois componentes foi muito bem trabalhada e configurada, permitindo um carro de reações rápidas a giro baixo e ainda com uma evolução continua e linear, apresentando assim um bom nível de eficiência. Até por essa facilidade em evoluir em giro baixo, a nova geração do Creta com esta motorização entrega resultados muito próximos em termos de consumo de combustível quando comparados os resultados em estrada e em circuito urbano, seja com etanol ou gasolina.

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Abastecida nossa unidade com etanol, e percorrendo o habitual circuito misto, a média final foi de 8,4 km/l, referindo que nos dados do INMETRO, e também utilizados pela marca, o consumo urbano é de 8,3 km/l e o rodoviário 8,7 km/l (etanol), diferença mínima entre os dois cenários de condução e muito na linha do resultado final conseguido pela nossa equipe. Aqui é importante destacar que o modelo vem com sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, o que sempre ajuda na economia de mais algum combustível, sistema que se mostrou rápido, especialmente no momento de religada após toque no acelerador. Também é importante ressaltar que nosso teste foi praticamente todo ele realizado com o modo de condução NORMAL, sendo assim, é bem possível melhorar o resultado em termos de consumo, se a decisão for, preferencialmente, por utilizar o modo ECO.


Mas a nova geração do Creta é muito mais que um novo motor, e a configuração da suspensão é agora bem mais correta em termos de equilíbrio entre conforto e desempenho. A opção foi pelo tradicional conjunto do tipo independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. No entanto, a absorção das irregularidades do solo é agora bem mais suave e eficiente, ao mesmo tempo que está mais confiável em curvas a alta velocidade.


A direção de assistência elétrica é mais um ponto positivo, se mostrando ágil e precisa em todas as circunstâncias, particularmente no dia a dia urbano e seus desafios. Muito fácil de estacionar e manobrar, o novo Creta tem uma direção que responde de forma imediata aos nossos movimentos, transmitindo muita segurança.


Já que tocamos neste ponto essencial, esta versão vem com um ótimo pacote de itens que além de mais conforto trazem também um nível de segurança superior em relação à geração anterior.

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Podemos destacar os freios ABS com discos nas quatro rodas sendo os dianteiros ventilados, componente que sempre se mostrou eficaz em todas as situações de teste de frenagem a que submetemos nosso Creta de 1270 kg. Também fazem parte do pacote, controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade e acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular).Além disso, mudança do farol alto/baixo de forma automática, sistema de centralização e permanência em faixa, frenagem autônoma e controle de velocidade adaptativo, fazem parte do chamado pacote Hyundai SmartSense de assistência ao condutor.


Com um bom nível de conforto e baixo índice de sons externos que chegam na cabine, a boa qualidade de acabamento dos produtos da marca sul-coreana é notado pelo bom isolamento acústico e boa integração das peças no habitáculo, retardando, ou até evitando, a chegada de ruídos incómodos que com o passar dos anos começam a fazer parte do dia a dia dos automóveis.


Artur SemedoAvaliação: Ágil, tecnológico e sofisticado, Creta se consolida como uma equilibrada referência - Editor da Revista Publiracing
Artur Semedo - Editor da Revista Publiracing

Conclusão do Editor: A Hyundai verdadeiramente evoluiu o Creta. Ele ficou mais tecnológico, mais seguro, mais equipado e com uma dinâmica melhorada. Sua nova motorização lhe deu a eficiência necessária e uma agilidade prazerosa, ao mesmo tempo que seu design foi totalmente reconstruído, com novas referências estéticas e uma postura mais robusta. Com 64 759 unidades emplacadas em 2021 e um acumulado de 29 255 nos seis primeiros meses deste ano, o modelo, através desta nova geração, tem tudo para superar o resultado do ano passado, se consolidando como um dos veículos que, em termos de desempenho comercial, menos oscilações tem sofrido ao longo deste período complexo (pandemia, componentes, logística e situação econômica) que atravessa a indústria automobilística. Invariavelmente ele se encontra entre os três SUVs compactos mais vendidos, e muito desse resultado é fruto de um modelo que tem argumentos para olhar de frente toda a sua concorrência, se posicionando com invejável equilíbrio através de doses bem explicitas de desempenho, eficiência, sofisticação e conforto.

Classificação do teste - Hyundai Creta Platinum
Classificação do teste - Hyundai Creta Platinum


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