A Audi revelou o primeiro membro de uma nova família de carros-conceito: Audi skysphere concept, um roadster espetacular, é o nome do conversível elétrico de duas portas, com linhas que levam diretamente ao futuro do design da Audi. Com ele, a marca ilustra sua visão para o segmento de luxo do futuro, em que o interior se torna um espaço interativo e o veículo uma plataforma para experiências cativantes. Isso é possível graças a uma condução autônoma, um redesenho revolucionário do interior e um ecossistema digital completamente integrado.
Para dar aos passageiros a máxima liberdade, o conceito Audi skysphere foi projetado para duas experiências de direção diferentes: ao simples toque de um botão, o motorista pode aproveitar a liberdade proporcionada pelo veículo e escolher entre a experiência esportiva, com uma distância de entre-eixos de 4,94 metros, ou optar por um gran turismo de 5,19 metros no modo de condução "Grand Touring" autônomo, enquanto desfruta do céu e do cenário devido aos serviços oferecidos por um ecossistema digital perfeitamente integrado. Neste segundo modo, volante e pedais ficam ocultos e a sensação de espaço no carro conceito abre novas possibilidades, enquanto o Audi skysphere concept mantém automaticamente um olho na estrada e no tráfego com seu sistema de sensores e leva os ocupantes com segurança ao seu destino.
Isso só é possível por um detalhe técnico espetacular: a distância entre-eixos variável. Com motores elétricos e um sofisticado mecanismo com componentes que deslizam, é possível aumentar a distância entre-eixos e o comprimento externo do carro em 250 milímetros. Além disso, a altura em relação ao solo pode ser ajustada em 10 milímetros para melhorar o conforto e a dinâmica de condução.
Audi skysphere será revelado na Califórnia
O Audi skysphere concept fará sua primeira aparição pública em 13 de agosto, como parte da Semana do Carro Monterey – sobre os lendários campos de golfe de Pebble Beach. A Califórnia é a casa do carro-conceito, que foi concebido e projetado no estúdio de design da Audi em Malibu, próximo da Pacifica Coast Highway, a lendária estrada costeira que conecta Los Angeles com o norte da Califórnia.
O responsável pelo estúdio, Gael Buzyn, e sua equipe são as mentes criativas por trás do projeto. Um modelo clássico da própria história da empresa, o roadster Horch 853, serviu de inspiração para o conceito. O impressionante conversível, que também é de cerca de 5,20 metros de comprimento, não foi apenas a definição de luxo moderno na década de 1930, mas também ganhou o Concours d'Elegance em Pebble Beach em 2009.
Mas a inspiração visual de seu antecessor é limitada às dimensões do carro conceito e proporções típicas com uma cabine bastante compacta. Um olhar sob o capô da Horch revela um imponente motor longitudinal. O Audi skysphere, por outro lado, tem principalmente componentes de acionamento elétrico entre o eixo dianteiro e o para-brisa, como o carregador e o conversor AC/DC, além dos atuadores e componentes eletrônicos e mecânicos para a distância entre-eixos variável. Também possui um porta-malas espaçoso com duas malas de golfe especialmente projetados para o carro-conceito.
O sistema de acionamento: 465 kW de potência
"Novas tecnologias como a eletrificação, a digitalização e a condução autônoma nos deram a oportunidade de criar uma experiência que vai além daquela que os roadsters típicos oferecem hoje", avalia Gael Buzyn. Um motor elétrico posicionado no eixo traseiro é responsável por entregar energia às rodas do Audi skysphere. Um total de 465 quilowatts de potência e 750 newton metros de torque garantem excelente desempenho neste roadster que só pesa cerca de 1.800 quilos. A distribuição de peso de cerca de 60% no eixo traseiro resulta em ampla tração e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos.
Os módulos da bateria da Audi skysphere são posicionados principalmente atrás da cabine – uma configuração ideal para o centro de gravidade e agilidade do veículo. Mais módulos podem ser encontrados entre os assentos no túnel central do interior do skysphere – outra posição escolhida para favorecer a dinâmica do veículo. A capacidade da bateria deve ser superior a 80 kWh, dando ao carro uma autonomia de mais de 500 quilômetros de acordo com o padrão WLTP, pelo menos no modo eficiente.
O interior: duas esferas de experiência em um
Quando se trata dos três próximos carros conceituais Audi skysphere, Audi grandsphere e Audi urbansphere, a marca está colocando o espaço que envolve os passageiros ("esfera") no centro de suas projeções. Isso porque todos os três veículos são projetados para a condução autônoma de nível 4 – o que significa que, em certas situações de estrada e tráfego definidas, o motorista pode delegar total responsabilidade para o carro e não ter mais que intervir.
Como resultado, os elementos de controle, como o volante e os pedais podem se deslocar em uma posição invisível e assim completamente removidos do interior. Desta forma, os passageiros, incluindo o da posição do motorista, podem desfrutar de uma nova forma de liberdade – a de relaxar ao ar livre, desfrutar da paisagem e do vento ou interagir com a internet e o mundo graças à conexão com o ecossistema digital no Audi Skysphere.
Livre de controles, o interior aparece como um ambiente leve e espaçoso, inspirado em muitas áreas pelo universo da Art Deco. Os assentos confortáveis possuem a elegância visual de móveis de designers, mas cumprem as funções de oferecer suporte lateral e recursos de segurança. Produzido de forma sustentável em tecido de microfibra e, graças à sua posição variável no interior, é possível oferecer o tipo de liberdade para se mover e que só podem ser experimentados quando se voa na primeira classe em um avião. A madeira de eucalipto ambientalmente certificada e o tecido que simula couro produzido sinteticamente são outros materiais sustentáveis que contribuem para a criação de uma experiência inigualável no interior do veículo.
Se o Audi skysphere for usado no modo operado pelo motorista, o interior se transforma em um verdadeiro cockpit com ergonomia perfeita. Juntamente com o chassi e a carroceria, o painel de instrumentos e o painel no console central também se movem para a parte traseira. O motorista encontra todos os controles, incluindo o volante e os pedais, na posição que melhor o atende.
Telas grandes sensíveis ao toque – 1.415 mm de largura, 180 mm de altura – no painel frontal e na área superior do console central são usados para operar os sistemas de informação e entretenimento. No modo autônomo Grand Touring, podem ser usados para exibir conteúdo da internet, videoconferências ou filmes. Pequenos painéis de toque nas portas são usados para operar o ar-condicionado.
Um sistema de som de alta qualidade oferece qualidade de áudio da sala de concertos mesmo quando o veículo está em movimento. Alto-falantes estão escondidos atrás dos painéis da porta e na parede interior traseira para produzir som surround. A forma dos encostos de cabeça impede a turbulência e também o ruído do vento.
O exterior: reverência sem retrô
Quando se trata de tamanho é fácil ver a semelhança entre o lendário Horch 853 conversível e o Audi skysphere: 5,23 metros de comprimento versus 5,19 metros e largura de 1,85 metros versus 2,00 metros, respectivamente. Por outro lado, uma diferença marcante pode ser encontrada em sua altura – o Horch, com seu design icônico, pode ser elevado até 1,77 metros, dependendo da forma da carroceria, enquanto seu descendente autônomo, o Audi skysphere, possui 1,23 metros no modo de condução esportiva, com um centro otimizado de gravidade e aerodinâmica.
Além de suas dimensões, são as linhas que fazem uma diferença real. Com seus arcos de rodas alargados típicos da marca, o skysphere enfatiza um desenho de carro para pista – uma indicação visível de seus talentos dinâmicos. Visto de lado, as proporções são impressionantes com um capô longo e, especialmente na frente, uma breve saliência.
A grade frontal Singleframe caracteriza claramente o emblema da marca iluminado e tridimensionalmente projetado com as quatro argolas. O Singleframe e também as superfícies laterais são projetadas com elementos de LED brancos para atuar literalmente como um palco para efeitos visuais funcionais e também utilizados como movimento de boas-vindas ao abrir ou fechar o veículo.
A extremidade traseira foi desenvolvida em um túnel de vento e combina elementos de um speedster e um estilo shooting brake com grandes superfícies de vidro em um design tradicional simplificado. Duas malas de viagens especialmente desenhadas para o Audi skysphere encontram espaço sob o vidro na parte de trás e são mantidos no lugar com alças que são esticadas em um padrão transversal. Ela também é dominada por uma superfície de LED controlada digitalmente que se estende em toda a largura do veículo. Inúmeros LEDs vermelhos estão espalhados como rubis na superfície traseira criando uma iluminação dinâmica e efeitos de sombra quando as unidades de iluminação são ligadas e desligadas. Ao alterar a distância entre-eixos e, portanto, o modo de operação de Grand Touring para o esportivo, a assinatura de luz também muda e envia uma indicação clara do ponto de luz alterado do conceito Audi skysphere, particularmente na área em torno do Singleframe.
A experiência do veículo: luxo sem limites
A Audi apresentará nos próximos meses três novos carros-conceito para mostrar sua visão de luxo progressivo: Audi skysphere, Audi grandsphere e, em 2022, Audi urbansphere. O objetivo é criar uma experiência que vai muito além do propósito de passar o tempo em um carro para ir do ponto A ao ponto B, e da própria experiência de condução.
Esses veículos apresentam um novo design que, em última análise, redefinem o interior, onde os passageiros se encontram, como o centro do veículo e não subordina a experiência de passageiros aos requisitos da tecnologia. Isso se reflete no layout variável do interior, no desaparecimento dos controles e na extensão da cabine. No modo Grand Touring, isso não só permite que ambos os passageiros desfrutem de uma jornada suave e agradável, mas também combina novas ofertas de serviços. Estes podem ser usados para acessar uma variedade de opções relacionadas à viagem atual – como projetar uma rota cênica espetacular, bem como opções de restaurante ou hotel.
As opções personalizadas de infotainment também estão disponíveis, como vincular o serviço de streaming a bordo a provedores de música e vídeo usados em casa. E no futuro a Audi também visa a fornecer opções personalizadas e exclusivas para os usuários de seus carros de luxo, como concertos, eventos culturais ou até mesmo eventos esportivos que estão disponíveis apenas em convite especial. Desta forma, um veículo como o conceito Audi skysphere se tornará uma plataforma para experiências que expandem os horizontes além do mero passeio em apenas alguns anos.
Informações gentilmente cedias pela Audi
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