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Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro, primeiro híbrido plug-in da marca no país


Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro, primeiro híbrido plug-in da marca no país

A Audi do Brasil anunciou o início da pré-venda do novo Q5 TFSI e quattro na rede de concessionárias da marca no país com preços a partir de R$ 413.990 na modalidade de Venda Direta e em lote exclusivo de 300 unidades. Fabricado na planta de San José Chiapa, no México, o modelo está disponível nas carrocerias SUV e Sportback, versões Performance e Performance Black, e inaugura no país a nova família de motores híbridos Plug-In (PHEV), que oferecem a última geração da bateria de alta capacidade da fabricante e possuem maior autonomia no modo puramente elétrico.


O novo propulsor representa a terceira geração do motor 2.0 TFSI à combustão (EA888), que desenvolve 252 cavalos de potência e 370 Nm de torque, atuando em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações. O conjunto é acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em apenas 5,3 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h. No modo puramente elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 500 Nm de torque.

Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro, primeiro híbrido plug-in da marca no país
Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro, primeiro híbrido plug-in da marca no país

A bateria em íon-lítio de alta tensão está localizada abaixo do piso do porta-malas, é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts. Para o controle ideal de temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico. O sistema de ar condicionado, por sua vez, possui uma bomba de calor integrada altamente eficiente que agrupa o calor residual dos componentes de alta tensão. Na prática, o sistema permite gerar uma potência de aquecimento de até 3 kW com 1 kW de energia elétrica, o que amplia a eficiência energética do veículo e proporciona uma sensação térmica mais agradável aos ocupantes.


Com garantia de oito anos ou até 160 mil quilômetros, a moderna bateria proporciona uma autonomia no modo puramente elétrico entre 56 e 62 km, no ciclo WLTP. Para realizar o carregamento de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.

Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro, primeiro híbrido plug-in da marca no país
Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro, primeiro híbrido plug-in da marca no país

Existem quatro modos de operação. O modo elétrico é ativado automaticamente quando acionado o sistema de navegação por satélite, mas também pode ser selecionado manualmente por meio do botão seletor.


Nesse modo, a carga da bateria é distribuída de forma otimizada ao longo da rota para manter o consumo de energia no mínimo, sobretudo em condições de congestionamentos e tráfego intenso. O modo híbrido é acionado com base em uma vasta quantidade de dados, que incluem limites de velocidade, tipos de estradas, subidas e descidas no trajeto, distância total até o destino e perfil da rota escolhida.


Quando o motorista retira o pé do acelerador, o sistema de gerenciamento de direção decide, conforme a situação, entre a desaceleração com o motor desligado e a recuperação de energia, ou seja, a recuperação de energia cinética e sua conversão em energia elétrica. O propulsor elétrico realiza todas as desacelerações leves de até 0,1 g e pode gerar uma potência de até 25 kW. A recuperação do freio se estende até 0,2 g e pode recuperar até 80 kW de energia elétrica. Já os freios a disco hidráulicos são acionados somente durante desacelerações maiores que 0,2g.



O sistema Assistente de Eficiência Preditiva (PEA) ajusta o comportamento de recuperação por inércia usando as informações das rotas anteriores que constam no banco de dados de navegação e monitora a distância até o veículo à frente, utilizando sinais da câmera e do radar. Uma vez que o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) está ativado, o PEA auxilia o motorista freando e acelerando automaticamente para aumentar ainda mais a eficiência e o conforto.

Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro, primeiro híbrido plug-in da marca no país
Audi inicia pré-venda do novo Q5 TFSIe quattro, primeiro híbrido plug-in da marca no país

Quando o condutor não está utilizando o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), ele recebe dicas sobre o momento certo de aliviar a pressão do acelerador. Essas dicas possuem integração com o pedal do acelerador e Audi Virtual Cockpit, que exibe informações relativas aos cruzamentos, curvas, rotatórias, saídas de rodovia e tráfego à frente.


Além do modo de condução híbrido, o motorista pode escolher outros três modos. O modo EV (Veículo Elétrico) é o padrão sempre que o veículo é ligado e conduzido exclusivamente no modo elétrico, desde que o condutor não pressione o pedal do acelerador até o seu fim de curso. No modo Hold, a capacidade da bateria é mantida no estágio atual. Já no modo Charge, o sistema de gerenciamento de acionamento aumenta a quantidade de energia na bateria com o auxílio do motor à combustão. Assim como na recuperação, o motor a combustão funciona como gerador para carregamento da bateria.



Os equipamentos disponíveis incluem ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, com resolução full HD de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento MMI touch, com tela sensível ao toque e conectividade com as plataformas Android Auto e Apple Carplay.


O Audi Q5 traz controle de cruzeiro adaptativo e aviso de saída de faixa, faróis Full LED Matrix, lanternas com três tipos de assinaturas exclusivas, display com tela sensível ao toque, tecnologia de assistência elétrica de 12v, suspensão Multlink e a clássica tração quattro com tecnologia ultra.


Já o modelo como motor exclusivamente a gasolina está disponível nas concessionárias a partir de R$ 344.990,00, também na modalidade venda direta.



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