top of page

Apesar de paralisações em fábricas, montadoras produziram no Brasil 164 mil unidades em agosto

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 8 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Apesar de paralisações em fábricas, montadoras produziram no Brasil 164 mil unidades em agosto
Presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes

Apesar das paralisações totais ou parciais de 11 fábricas ao longo do mês de agosto, por conta da crise dos semicondutores, o esforço logístico das montadoras permitiu que a produção de 164 mil unidades superasse em 0,3% o volume de julho. Segundo o levantamento mensal feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), houve queda de 21,9% na produção em relação a agosto de 2020, quando ainda não havia falta de componentes eletrônicos.


Este foi o pior resultado para um mês de agosto desde 2003. Após tantos meses rodando a um ritmo abaixo da demanda, os estoques nas fábricas e nas concessionárias estão sendo consumidos rapidamente, e sem condições de renovação nos pátios a curto prazo. A Anfavea informou que, na virada do mês, havia apenas 76,4 mil unidades disponíveis, estoque suficiente para menos de duas semanas de vendas, o que explica as filas de espera para vários produtos. É o pior nível em mais de duas décadas.


“Essa situação dos semicondutores traz uma enorme imprevisibilidade para o desempenho da indústria no restante do ano. Num cenário normal, estaríamos produzindo num ritmo acelerado nesta época do ano, quando as vendas geralmente ficam mais aquecidas”, afirmou o presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes. “No ano passado tínhamos boa produção no segundo semestre, mas uma demanda imprevisível em função da pandemia. Neste ano, temos a volta da demanda, mas infelizmente uma quebra considerável na produção”, acrescentou.

Audi A4 Lauch Edition 2.0 Turbo
Comprar

A baixa oferta de produtos derrubou mais uma vez os números de licenciamentos. Foram 172,8 mil unidades vendidas, no pior agosto desde 2005. A queda foi de 1,5% sobre julho e de 5,8% em relação a agosto de 2020. Em meio à retração, alguns segmentos se destacam positivamente. Pela primeira vez na história os SUVs venderam mais que a soma de hatches e sedãs no país. Também os híbridos e elétricos tiveram participação recorde nas vendas, com 3.873 unidades, 2,4% de todo o mercado.


Outros destaques positivos são a reação das exportações e a manutenção do nível de emprego ao longo da pandemia. Após recuo em julho, as exportações reagiram em agosto, com alta de 23,9% sobre o mês anterior. Ao todo foram 29,4 mil autoveículos embarcados, 5,5% a mais que em agosto do ano passado. O segmento de caminhões é outro que colhe bons resultados, mesmo em meio à carência de certos insumos. A produção de 15 mil unidades cresceu 1,1% sobre julho, enquanto as vendas de 13 mil unidades representaram alta de 8,1% sobre o mês anterior.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Nissan Qashqai Envolve: ainda vale a pena escolher caixa manual em 2026?

Publiracing Portal de Notícias
Nissan Qashqai Envolve: ainda vale a pena escolher caixa manual em 2026?
Nissan Qashqai Envolve: ainda vale a pena escolher caixa manual em 2026?

Nissan Qashqai Envolve: ainda vale a pena escolher caixa manual em 2026?

00:25
Alfa Romeo Junior Veloce 280 prova que um Alfa elétrico pode emocionar

Alfa Romeo Junior Veloce 280 prova que um Alfa elétrico pode emocionar

02:58
Alfa Romeo Junior Veloce 280: o elétrico que ainda sabe divertir

Alfa Romeo Junior Veloce 280: o elétrico que ainda sabe divertir

02:55
bottom of page