top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Anfavea alerta para risco de paralisação na indústria automotiva brasileira por falta de semicondutores

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 25 de out.
  • 2 min de leitura

Anfavea alerta para risco de paralisação na indústria automotiva brasileira por falta de semicondutores

Associação cobra ação rápida do governo diante da nova crise global dos chips, agravada por tensões entre China e Holanda.


A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) acendeu o sinal de alerta sobre uma possível paralisação da produção de veículos no Brasil nas próximas semanas, em razão da escassez crítica de semicondutores. O problema, que lembra a crise global enfrentada durante a pandemia, volta a ameaçar a cadeia automotiva nacional e já começa a afetar montadoras europeias.



Clique AQUI
Clique AQUI

A nova crise tem origem nas tensões geopolíticas entre China e Holanda, intensificadas neste mês após o governo holandês assumir o controle da fabricante de chips Nexperia, subsidiária de um grupo chinês. Em retaliação, Pequim impôs restrições à exportação de componentes eletrônicos, interrompendo o fornecimento de itens essenciais à produção de veículos, computadores e equipamentos industriais.


Segundo a Anfavea, a situação é particularmente preocupante porque cada automóvel moderno utiliza entre 1.000 e 3.000 chips, responsáveis por sistemas de segurança, controle de emissões, conectividade e funções eletrônicas. Sem esses componentes, as linhas de montagem podem parar completamente.


O presidente da entidade, Igor Calvet, destacou que o setor já sofre com juros altos e demanda retraída, e que o risco de desabastecimento poderia levar a um colapso industrial de grandes proporções.

“Com 1,3 milhão de empregos em jogo em toda a cadeia automotiva, é fundamental que se busque uma solução em um momento já desafiador. A urgência é evidente, e a mobilização se faz necessária para evitar um colapso na indústria”, afirmou Calvet.

A Anfavea informou que já alertou o governo federal e pediu articulação com o Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para negociar alternativas de fornecimento e fortalecer a política nacional de semicondutores, que segue em fase inicial de estruturação.


Crise global reacende debate sobre dependência tecnológica

O episódio evidencia novamente a dependência da indústria automotiva brasileira de insumos importados. Embora o país tenha iniciado programas para incentivar a produção local de semicondutores, como o Centro de Tecnologia em Eletrônica Avançada (Ceitec), o setor ainda carece de escala e competitividade para atender à demanda das montadoras.


Na Europa, fábricas da Volkswagen, Stellantis e BMW já relatam ajustes no ritmo de produção devido à falta de chips. O receio é que o efeito em cascata atinja o Brasil em poucas semanas, especialmente nas unidades que trabalham com menor estoque de componentes.


A Anfavea reforçou que a indústria automotiva é um dos principais motores da economia nacional — respondendo por cerca de 20% do PIB industrial — e defendeu a criação de um plano emergencial de contingência, com medidas de diversificação de fornecedores e incentivos à inovação tecnológica.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Publiracing Portal de Notícias
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

03:00
Polestar 3 Performance Pack: A Polestar acerta em (praticamente) tudo - Resumo e Notas

Polestar 3 Performance Pack: A Polestar acerta em (praticamente) tudo - Resumo e Notas

02:59
bottom of page