A Associação Espanhola de Fabricantes de Automóveis e Caminhões (ANFAC) apresentou o Roteiro 2023-25, através do presidente da associação, Wayne Griffiths, e do diretor geral, José López -Tafall. Um conjunto de medidas urgentes foram sugeridas para serem desenvolvidas entre 2023 e 2025, sem as quais as metas de redução de emissões não serão alcançadas nem o futuro industrial da indústria automóvel espanhola estará garantido.
O evento reuniu os principais executivos das marcas que integram a Diretoria da ANFAC, para exemplificar a união do setor e a urgência em atender as medidas solicitadas no Roteiro 2023-25.
Durante o evento, o presidente da ANFAC alertou para a situação complexa que o setor automotivo está passando com a redução tanto no registro de novos veículos como na produção, “2022 foi um ano muito difícil para o setor automotivo na Espanha. Pelo terceiro ano consecutivo, os dados de produção e mercado estão bem abaixo das expectativas. Essa situação é muito negativa, e o setor não pode continuar assim”.
Wayne Griffiths, lembrou que o setor automóvel gera 10% do PIB nacional espanhol e dá emprego em toda a cadeia de valor a cerca de dois milhões de pessoas. Por isso, destacou a preocupação do setor como um todo e a necessidade de agir imediatamente:
“Nos últimos três anos perdemos a venda de um milhão de carros novos de passageiros. São dados muito preocupantes que colocam em risco o nosso futuro enquanto indústria e país líder na Europa”.
A EUROPA ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS MUNDOS QUANTO À ELETRIFICAÇÃO
Durante o ano de 2022, o mercado espanhol atingiu as 78.239 unidades de automóveis de passageiros eletrificados (PHEV+BEV) vendidas, valor que está longe da meta de 120.000 automóveis de passageiros necessários para atingir a meta de redução de emissões exigida.
O presidente da ANFAC apontou neste contexto que a eletrificação na Espanha não está atingindo o ritmo ou volume necessário e destacou a diferença em relação a outros países europeus,
“a Europa está se dividindo em duas, e a Espanha está ficando cada vez mais atrás dos países líderes . Países como a Alemanha ou Portugal já ultrapassam a média europeia, com uma quota de mercado eletrificada superior a 20%, enquanto a Espanha mal chega aos 9%.
Da mesma forma, Griffiths destacou o envelhecimento progressivo da frota automóvel espanhola, que tem agora uma média de 14 anos, dificultando tanto o cumprimento das metas de redução de emissões como o progresso em termos de segurança rodoviária.
“Estamos quebrando o duplo roteiro que aspiramos alcançar: 0 emissões e 0 acidentes. E a nossa preocupação é que se não agirmos agora esse cenário vai piorar. Temos que agir agora, nos anos de 2023 a 2025. Ou fazemos alguma coisa, ou com certeza ficaremos para trás.
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