• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Ami, a mobilidade 100% elétrica e acessível da Citroën


Em 2020, a marca Citroën pretende proporcionar a mobilidade urbana para todos com o Ami – 100% ëlétric. O veículo é um descendente direto do AMI ONE Concept, que foi apresentado no Geneva Motor Show, em março de 2019. Após as inúmeras demonstrações de interesse, o Ami se tornou uma realidade em menos de um ano, sendo uma resposta prática às novas expectativas de deslocamento para viagens curtas. Ele proporciona acesso fácil aos centros das cidades e é uma alternativa real às scooters, bicicletas, motocicletas e outros meios de transporte.


A Citroën fala de €6.000 de custo na França, ou ainda a opção de aluguel a longo prazo com €19.99 por mês (Versão Ami pelo prazo de 48 meses, pagamento inicial de €2,644, e bônus ecológico de €900).


“Por 100 anos, a Citroën tem sido inovadora e criativa em democratizar a liberdade de movimento. Este ano, a Citroën apareceu com uma nova solução para a mobilidade urbana acessível para todos: compacto, seguro, 100% elétrico e acessível. O Ami – 100% ëletric tem potencial para ser uma grande revelação, e é uma solução que está em sintonia com os novos modelos de consumo. Essa grande ideia era um conceito há um ano atrás e estamos orgulhosos em já termos o trazido para a realidade de hoje.” falou Vincent Cobée, Presidente Mundial da Citroën

Ideal para múltiplas viagens curtas na cidade, o Ami é capaz de andar por mais de 70 km. Sua bateria de íon-lítio de 5.5 KWH, alojada sob o piso, pode ser facilmente carregada por meio do cabo elétrico a bordo localizado na porta do lado do passageiro. Depois que o cabo é conectado, apenas três horas são suficientes para uma carga completa em uma tomada convencional de 220 V. O uso do Ami é tão simples quanto qualquer objeto elétrico cotidiano.


Com rodas de 14" especialmente projetadas, o Ami tem 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. Promete agilidade diária, além de fácil estacionamento graças ao seu diâmetro ideal (7,00m).


LUMINOSIDADE

O Ami é, em grande parte, iluminado pela luz externa, combinando grandes áreas de vidro (pára-brisas, janelas laterais e janela traseira) com um teto panorâmico padrão. Isso representa 50% da superfície total acima da linha do corpo. Essa presença de luz melhora a sensação de espaço para o motorista e o passageiro, ao mesmo tempo em que oferece uma ampla visão ao redor. Em um aceno para a história da Citroën, as janelas laterais se abrem inclinando-se manualmente para cima, como no clássico Citroën 2 CV.

DOIS ASSENTOS LADO A LADO E ESPAÇO A BORDO

Acesso fácil a bordo é facilmente facilitado pelas largas portas simétricas do Ami. O espaço interno otimizado representa um interior funcional. Dentro do compartimento do passageiro, o layout dos dois assentos oferece um senso real de espaço e movimento fácil para cada um, em termos de espaço de ombro, de pernas e para a cabeça. Dois passageiros podem, portanto, conversar confortavelmente.


O veículo tem o assento do motorista deslizável (ajustável em comprimento) e o assento do passageiro (fixo) que pode acomodar os passageiros mais altos. Com essa arquitetura, todos os cantos são explorados ao máximo, enquanto o espaço de armazenamento é inteligentemente distribuído por todo o compartimento de passageiros. Além da área para os pés do passageiro, na qual cabe uma mala pequena, os designers também incluíram outro compartimento de bagagem na parte traseira.

SEGURO

O Ami-100% ëlectric possui altura do corpo e posição de direção no mesmo nível de outros veículos na estrada, fazendo com que o motorista se sinta confortável e protegido. Único, projetado como uma alternativa ao transporte público e outros veículos individuais (bicicleta, ciclomotor ou scooter), o Ami tem outra vantagem real para seus ocupantes: um nível de proteção superior ao oferecido por veículos de duas ou três rodas e maior independência e conforto do que o transporte público. O compartimento de passageiros fechado e aquecido oferece proteção e conforto a bordo quando o tempo está ruim.


Ami – 100% ëlectric é um veículo leve e não requer licença para dirigir. Portanto, pode ser conduzido na França a partir dos 14 anos, com a condição de ter o certificado de segurança na Estrada, o qual é obrigatório para pessoas nascidas após 1987. Portanto, o Ami representa uma solução para a mobilidade e é acessível para um grande número de pessoas, a partir dos 14 anos na França (16 anos em média em outros países da Europa, dependendo da legislação). Todas as faixas etárias podem se interessar pela solução que facilita as viagens em perímetro urbano e não urbano.


Ami – 100% ëlectric foi projetado tanto para um jovem adolescente sem uma licença para dirigir quanto para um casal mais velho que já tem um veículo principal, mas prefere aproveitar a agilidade do Ami para viagens curtas. O Ami também tem apelo aos empreendedores que desejam fazer seus trabalhos diários e entregas em áreas urbanas com tranquilidade. Esses são os perfis de consumidores que fazem do Ami um objeto por excelência, tanto em famílias quanto em empresas.

CONCLUSÃO

A Citroën está desenvolvendo uma mobilidade 100% elétrica para todos com o Ami, um objeto ultracompacto, ágil, seguro, colorido e acessível. Uma solução que não se limita ao objeto e traz grandes vantagens que vão além do contexto automotivo: ofertas à la carte muito competitivas, direcionadas a usos específicos, uma jornada 100% online e métodos inovadores de distribuição.


A abertura de pedidos de compra está prevista para 30 de março na França e alguns meses depois na Espanha, Itália, Bélgica, Portugal e depois na Alemanha. As primeiras entregas aos clientes estão agendadas para junho na França.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO AMI

Comprimento: 2,41 m

Largura: 1,39 m

Altura: 1,52 m

Diâmetro: 7,00 m

Peso sem a bateria: Aproximadamente 425 kg

Peso com bateria: 485 kg

Bateria: 5.5 kWh


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Laja Revista Publiracing