top of page

Alstom fornece a primeira rede de bondes sem catenária para o Catar


Alstom fornece a primeira rede de bonde sem catenária para o Catar

O primeiro bonde da Alstom entrou em serviço comercial no Catar. Com uma extensão de rede de 28 km, este é o maior projeto de sistema de bonde na região do Golfo, que também inclui 7 km subterrâneos. O novo sistema de transporte servirá Lusail, uma nova cidade localizada ao norte de Doha, oferecendo uma opção de mobilidade ecologicamente correta para os moradores. Tem 25 estações dentro de Lusail e se conecta ao metrô de Doha.


A rede está operacional com 28 bondes Citadis X05 de nova geração, com capacidade para 209 passageiros cada.



"Como o Catar recebe a Copa do Mundo este ano, estamos orgulhosos de entregar o primeiro bonde sem catenária do país e um sistema que proporcionará eficiência, disponibilidade e manutenção mais fácil. A Alstom está comprometida com o crescimento e desenvolvimento econômico do Catar e continuar a apoiar a Visão Nacional 2030, por meio do aprimoramento da infraestrutura e do fornecimento de soluções sustentáveis, como o Lusail Tramway”, diz Tamer Salama, diretor administrativo do Catar e Emirados Árabes Unidos da Alstom.
Alstom fornece a primeira rede de bonde sem catenária para o Catar
Alstom fornece a primeira rede de bonde sem catenária para o Catar

O papel da Alstom no consórcio era fornecer o projeto, fabricação e comissionamento de 28 bondes Citadis, obras de trilhos, incluindo hardscaping, equipamentos de fornecimento de energia (subestações Bulk e TPS, catenária e APS) e sinalização Urbalis 400 CBTC, bem como portas de plataforma. O modelo Citadis X05 oferece opções inovadoras em termos de dimensões e configurações. O veículo é 98% reciclável.


Cada bonde Lusail tem 32 m de comprimento é composto por cinco módulos por unidade única. O design e a cor são inspirados no tradicional barco do Catar, o Dhow, na lateral do material circulante, notamos também uma pérola - símbolo histórico no Catar. Os veículos possuem piso totalmente rebaixado para facilitar o acesso de todos os passageiros. O sistema oferece aos passageiros um elevado nível de conforto e inclui sistemas de informação e segurança, tanto ao nível de cada estação como a bordo. Os bondes são ecologicamente corretos e equipados com sistema de frenagem elétrico completo e iluminação LED.



 

Gostou da matéria? – Saiba que sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!

Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

350x250.gif
300.250.png
bottom of page