top of page

Alstom entrega a primeira unidade Metropolis para as linhas 8 e 9 da ViaMobilidade em São Paulo


Alstom entrega a primeira unidade Metropolis para as linhas 8 e 9 da ViaMobilidade, em São Paulo

A Alstom, entregou o primeiro trem da série 8900 para a ViaMobilidade, concessionária que administra as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de São Paulo, marcando assim o início de uma nova jornada na mobilidade da grande São Paulo.


No âmbito do contrato com a ViaMobilidade, a Alstom está fabricando 36 trens de 8 vagões em sua planta industrial de material rodante em Taubaté (SP). Para isso, a empresa investiu em uma nova linha industrial que dobrou a capacidade da fábrica e contribuiu para a geração de mais de 500 empregos diretos.


Os trens Metropolis da Alstom para as linhas 8 e 9 são fabricados em aço inox e uma das principais vantagens é a durabilidade: as carcaças dos vagões duram mais de 40 anos e são mais leves que os modelos de aço carbono. Além disso, consomem menos energia e, portanto, são mais eficientes energeticamente.


Os trens, revestidos com as cores das linhas, têm capacidade para 2.600 passageiros cada, possuem portas e corredores que proporcionarão excelente circulação de passageiros e liberdade de movimento, além de espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. Os trens também contam com modernas tecnologias: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e videomonitoramento, além de detectores e extintores de incêndio.


“Orgulhosa em fazer parte da modernização da mobilidade urbana em São Paulo, a Alstom entrega o primeiro trem das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Este trem avançado, com tecnologia Alstom de controle automático de trens, permitirá uma circulação mais fluida e confortável para a população local.”


“Temos investido fortemente em melhorias nas linhas 8 e 9 desde que assumimos a concessão em janeiro de 2022. A chegada do primeiro trem, de um total de 36 novos trens que adquirimos da Alstom, é um capítulo fundamental na caminho de transformação que estamos trilhando, sempre com foco em atender melhor os passageiros”, explica Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade.


As linhas 8 e 9 da ViaMobilidade transportam mais de 1 milhão de passageiros por dia, segundo dados anteriores à pandemia de COVID-19. A Linha 8, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 quilômetros de extensão e 22 estações, atendendo os municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Já a Linha 9, que liga Osasco a Bruno Covas – Mendes/Vila Natal, tem 37,3 quilômetros de extensão e 20 estações, atendendo as cidades de São Paulo e Osasco. Osasco a Bruno Covas - Mendes/Vila Natal.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

350x250.gif
300.250.png
bottom of page