top of page

Airbus A380 movido a combustível de aviação 100% sustentável voa pela primeira vez


Airbus A380 movido a combustível de aviação 100% sustentável voa pela primeira vez

A Airbus realizou o primeiro voo do A380 movido a 100% Sustainable Aviation Fuel (SAF).


A aeronave de teste A380 da Airbus MSN 1 decolou do Aeroporto de Blagnac, Toulouse, França, às 08h43 de sexta-feira, 25 de março. O voo durou cerca de três horas, operando um motor Rolls-Royce Trent 900 em 100% SAF.


27 toneladas de SAF não misturados foram fornecidas pela Total Energies para este voo. O SAF produzido na Normandia, próximo a Le Havre, na França, foi feito a partir de Ésteres e Ácidos Graxos Hidroprocessados ​​(HEFA), isentos de aromáticos e enxofre, e consistindo principalmente de óleo de cozinha usado, além de outras gorduras residuais. Está previsto um segundo voo, com a mesma aeronave, de Toulouse para o aeroporto de Nice, no dia 29 de março, para testar a utilização do SAF durante a descolagem e pouso.

Este é o terceiro tipo de aeronave Airbus a voar em 100% SAF ao longo de 12 meses; o primeiro foi um Airbus A350 em março de 2021, seguido por uma aeronave de corredor único A319neo em outubro de 2021.


Aumentar o uso de SAF continua sendo um caminho fundamental para alcançar a ambição da indústria de emissões líquidas zero de carbono até 2050. As principais estatísticas descritas no relatório Waypoint 2050 indicam que o SAF poderia contribuir entre 53% e 71% das reduções de carbono necessárias.


Atualmente, todas as aeronaves da Airbus são certificadas para voar com até 50% de mistura de SAF com querosene. O objetivo é alcançar a certificação de 100% SAF até o final desta década.


A aeronave A380 usada durante o teste é a mesma aeronave recentemente revelada como Demonstrador ZEROe da Airbus - um avião teste para tecnologias futuras que serão fundamentais para trazer a primeira aeronave de emissão zero do mundo ao mercado até 2035.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -

O valor, você escolhe!


Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Aviação entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page