top of page
Foto do escritorRedação Europa

ACEA: Com União Europeia na segunda posição, China se consolida como o principal fabricante de veículos no mundo




A ACEA, associação europeia que reúne os principais fabricantes de veículos, divulgou o seu relatório econômico e de mercado da Indústria automobilística global e da EU relativo ao ano de 2023.


Nele são apresentados dados sobre as vendas, produção e comércio de automóveis na Europa e no mundo.


Vendas

Como principais destaques do relatório, e relativamente às vendas globais de carros novos, elas cresceram quase 10% depois de permanecerem estáveis em 2022.


As vendas de automóveis novos na UE aumentaram quase 14%, totalizando 10,5 milhões de unidades, já as vendas de novos carros elétricos a bateria cresceram 37%, atingindo uma participação de mercado de 14,6%.


Em outros mercados globais, a China estagnou nos primeiros três trimestres de 2023, mas com o impulso das vendas nos últimos três meses do ano as vendas fecharam com um resultado positivo de 4,5% no importante mercado asiático.


Já as vendas de automóveis no Japão e nos EUA registaram um crescimento robusto, aumentando quase 16% e 14%, respetivamente.


Produção

Relativamente à produção global de veículos, foi atingida a marca de 76 milhões de unidades produzidas, um aumento substancial de 10,2% sendo que a União Europeia se solidificou como o segundo maior produtor mundial de automóveis, uma vez que a produção atingiu 12,1 milhões de unidades, um crescimento superior a 11%.


A China continua sendo o maior produtor mundial, saindo das fábricas locais mais de 25,3 milhões de carros, crescendo 9% o que significa atualmente mais de um terço do mercado global de automóveis. Nos EUA foram produzidos pouco mais de 7,6 milhões de carros, um crescimento de 8,5% enquanto o Japão produziu 7,7 milhões de carros, um aumento de 17,4%.


Movimentos com principais parceiros comerciais da União Europeia

Quando olhados no relatório os números relativos ao movimento de importação e exportação para mercados fora da União Europeia (EU), o destaque vai mais uma vez para a China, que é a principal fonte de importações de automóveis que chegam a países da EU, em volume e valor, crescendo quase 40% e mais de 37%, respetivamente.


O Reino Unido (agora fora da União Europeia) e o Japão ocupam o segundo e o terceiro lugar em valor, respectivamente, representando pouco mais de 14% de participação cada.


Já os EUA são o principal destino das exportações em valor, enquanto o Reino Unido ocupa o primeiro lugar em volume de veículos. Mais uma vez a China, ela foi o único grande parceiro comercial da EU para onde as exportações diminuíram; em mais de 20% em valor e cerca de 14,4% em volume, resultado, principalmente, da desaceleração econômica do mercado chinês nos primeiros três trimestres de 2023.  

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
20240915_163811_HDR.jpg

Testes na Europa

Artur Semedo

Antecipamos as novidades que vão chegar ao mercado brasileiro

20230830_222637.jpg

Turismo

Keller Carvalho

Uma viagem de trem pela Europa com passagem por cinco países

bottom of page