top of page

ACE Championship: A nova série de carros elétricos tem início previsto para 2024


Ao longo do dia corrida no Greenko Hyderabad E-Prix 2023 da Fórmula E, a equipe por trás da nova categoria de carros elétricos apresentou o ACE Championship, a categoria mundial que deve começar em 2024 e que de acordo com seus organizadores deverá ser uma espécie de categoria em dois “escalões” de formação e acesso à Fórmula E.


O projeto, liderado pelo ex-CEO da Mahindra Racing, Dilbagh Gill, é apoiado pelos fundadores do ACE Group.


A série de corridas promete ser transformadora para o automobilismo e a indústria automotiva, focando no desenvolvimento de talentos, democratizando o acesso de jovens pilotos ao mundo das corridas profissionais e proporcionando uma oportunidade inigualável de crescimento e aprimoramento de suas habilidades.


A iniciativa pretende gerar oportunidades de carreira para todas as funções de um paddock do automobilismo, do desenvolvimento dos carros à engenharia na pista, mecânicos ou pilotos, independentemente de origem, localização, gênero ou status socioeconômico.


O ACE Championship terá dois níveis, o nível de entrada “Challenger”, e o campeonato de primeira linha chamado de Championship. Este campeonato será uma plataforma para que pilotos e talentos da engenharia possam se inserir em outras séries de corrida.


Inovação e desenvolvimento tecnológico com resultados no mundo real

Usando as corridas como uma plataforma de desenvolvimento, o aperfeiçoamento da tecnologia resultará em novas oportunidades de fabricação e produção para a indústria automotiva, que vai poder aumentar sua viabilidade comercial de forma sustentável, tendo a energia renovável como o centro da inovação.


A série acontecerá em um formato regional e em circuitos regionais, em todos os continentes, funcionando como uma vitrine em lugares onde a indústria do automobilismo e o interesse dos fãs ainda podem crescer.


Pela primeira vez na história do automobilismo, o mesmo carro será usado em ambos os níveis de corrida, o que significa que as equipes poderão correr com quatro pilotos, em dois campeonatos e com dois veículos por nível, uma oportunidade possível graças aos avanços tecnológicos que a série proporcionará.


Anil Chalamalasetty, fundador da Greenko e do ACE Group, disse: “O ACE Group tem orgulho de apoiar o novo ACE Championship, que tem um formato inovador e propõe um novo paradigma. Acreditamos na inovação que traz uma diferença positiva para a sociedade.


“Há muita sinergia com as tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelas outras empresas do ACE Group, que serão compartilhadas e assimiladas para tornar este programa um verdadeiro 'Road to Race' e 'Race to Road'.”


Dilbagh Gill, fundador e CEO do ACE Championship, disse: “O ACE Championship é sobre inovação no automobilismo e sobre oportunidades. Vemos o ACE Championship como uma iniciativa para aumentar a participação de pilotos e engenheiros de todo o mundo que ainda não tiveram oportunidades no automobilismo profissional, dando a eles a chance de subir de patamar.

“O principal propósito do ACE Championship é fornecer tecnologia, oportunidades e uma plataforma para que os profissionais possam se destacar. Este vai ser o primeiro campeonato do mundo onde um único carro de corrida pode competir em dois campeonatos diferentes – cada equipe pode ter dois pilotos diferentes nas séries ACE Championship e ACE Challenger, pilotando o mesmo carro, mas com dois níveis de potência diferentes. Estamos proporcionando um caminho para nossos pilotos no ACE Championship com baixo custo, mas com alto desempenho.


Alejandro Agag, fundador e presidente da Fórmula E, disse: “O ACE Championship é uma iniciativa importante. Criar oportunidades para que jovens pilotos entrem no automobilismo pela ‘avenida elétrica’ é crucial – e era algo que faltava até agora. O Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E é o ápice do automobilismo elétrico, mas ter categorias que possam facilitar o acesso de pilotos mais jovens é crucial e, por essa razão, o ACE Championship é muito importante. A diferença entre este e outros campeonatos é que não há nenhuma outra com uma categoria elétrica júnior. É por isso que a iniciativa do ACE Championship é tão interessante.”

“Ter mais competições em países onde não há tanto acesso ao automobilismo é a chave para o sucesso. Criar este campeonato a partir da Índia é uma ótima ideia e certamente preenche uma lacuna em um mercado que é enorme para a indústria automotiva. O ACE Championship tem todos os elementos para se desenvolver extremamente bem, com todos os parceiros e tecnologia ideais, além das pessoas incríveis que o lideram.”

Nick Heidfeld, piloto de desenvolvimento e conselheiro do ACE Championship, disse: “Quando Dilbagh falou comigo sobre este programa, fiquei imediatamente interessado: já que até ao momento, não existia nenhum campeonato de corridas elétricas júnior. Queremos que o ACE Championship seja justo e acessível, e que atraia jovens de todas as regiões do mundo para a série, permitindo-os assim dar um novo passo no automobilismo. Estamos tentando criar algo que dê aos jovens pilotos a possibilidade de entrar no esporte em bons circuitos e seguir adiante com suas carreiras. É um novo projeto que me entusiasma, e do qual eu gostei imediatamente. Temos uma boa equipe por trás do campeonato e espero poder apoiar e aconselhar a série em todos os aspectos, além de transmitir o que aprendi em mais de 30 anos no mundo do automobilismo.”

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page