Um dos nomes mais famosos da engenharia de alto desempenho nos anos 80 a TWR, começará uma nova vida como um construtor de automóveis sob medida. A nova empresa está pronta para canalizar o mesmo espírito, que tornaram a Tom Walkinshaw Racing um ícone das pistas europeias.
Uma força motriz no mundo do automobilismo e dos carros de performance, a Tom Walkinshaw teve origem em 1975 e ao longo das quase três décadas que se seguiram, ele passou a criar algumas das máquinas mais icônicas e bem-sucedidas que o mundo da engenharia de alto desempenho já testemunhou.
Walkinshaw foi fundamental para despertar o interesse no automobilismo de muitas montadoras, especialmente nas corridas de turismo. Os carros com os quais a TWR foi vitoriosa incluem o Rover Vitesse, Holden Commodore, Mazda RX-7 e o clássico Volvo 850 SW. Depois, se seguiram os projetos de carros de estrada como o Aston Martin DB7 e o Renault Clio V6 que devem sua própria existência ao trabalho inovador e à natureza inovadora de Tom Walkinshaw.
A Jaguar é conhecida por seu relacionamento de longa data e extremamente bem sucedido com Walkinshaw, e juntos eles produziram o incrivel XJS, que venceu o Campeonato Europeu de Carros de Turismo de 1984 e o Bathurst em 1985. Talvez os projeto mais lendário da TWR-Jaguar tenha sido a sucessão de carros Jaguar XJR Group C vencedores de Le Mans. O DNA desses carros foi então usado para criar o que se tornaria talvez o melhor carro de produção da Jaguar, com a TWR fortemente envolvida na criação do XJ220 e XJR-15.
Impulsionada pelo filho de Tom Walkinshaw, Fergus Walkinshaw, a nova geração da TWR já montou uma equipe técnica altamente qualificada. Na mesma linha da empresa original, a TWR se estabelecerá para se tornar uma construtora de classe mundial de automóveis de alto desempenho sob medida que visam impulsionar a engenharia de alto desempenho, ao mesmo tempo em que trabalha com marcas líderes para maximizar o potencial de seus próprios produtos.
O fundador da atual TWR, Fergus Walkinshaw, disse: "Me dá um grande orgulho que o nome TWR continue vivo para uma nova geração. A engenharia de alto desempenho corre no sangue da família Walkinshaw e, desde que o TWR original fechou suas portas, ansiei por encontrar uma maneira de continuar o legado da família. Através desta nova fase da TWR, podemos não apenas celebrar a história e a herança da TWR original, mas também expandir os limites de nossos projetos mais longe do que nunca.
"Esta nova geração da TWR é, antes de tudo, uma empresa de engenharia que fará carros, em vez de uma montadora para desenvolver engenharia. E essa é uma distinção importante. Faremos uso de tecnologia de ponta, combinando novos conhecimentos com artesanato tradicional para construir produtos de classe mundial que vão ser o espelho da nova TWR. Nosso objetivo é construir alguns automóveis verdadeiramente impressionantes e inovadores”
"Vasculhamos os mundos da engenharia de desempenho e automobilismo para montar uma equipe técnica incrivelmente talentosa, incluindo alguns membros que faziam parte da TWR original, o que apenas aumenta nossa profundidade de conhecimento e experiência. É a partir dessa base que a TWR pode avançar para um novo e brilhante futuro brilhante."
Os detalhes do primeiro projeto da TWR serão revelados em breve.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Comments