A fabricante polonesa de material ferroviário, a Pesa, apresentou sua locomotiva de comutação H2 movida a hidrogênio com potência de 650kW, com promessa do fabricante para um período entre 15 a 24 horas de autonomia para operação em pátios, por exemplo. O processo de certificação para uso na Europa já está em andamento.
A locomotiva, cujo protótipo foi apresentado em Gdansk há um ano, já é oferecida no mercado em um pacote que inclui um posto de abastecimento de hidrogênio, graças a um acordo entre a Pesa e a refinaria de combustíveis polonesa Orlen, que também oferece fornecimento de hidrogênio na Europa. A Pesa já está processando pedidos para cerca de vinte locomotivas.
A locomotiva SM42 6Dn é uma locomotiva de manobras de quatro eixos com quatro motores de tração de 180 kW e um acionamento de hidrogênio de emissão zero. Duas células de hidrogênio fabricadas pela Ballard são responsáveis pela geração da energia. O hidrogênio é armazenado em tanques com capacidade total de 175 quilos.
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