A Alfa Romeo dá vida ao "33 Stradale Day"
- Redação Europa
- 1 de mar. de 2024
- 3 min de leitura

A Alfa Romeo vai instituir o "33 Stradale Day", um dia de celebração dedicado ao "33". Um número icónico, um automóvel extraordinário, uma história de paixão automóvel que entra, por direito, no calendário das celebrações da marca.
Desde a origem do projeto 33 Stradale que este "número duplo" assumiu um papel crucial e altamente simbólico. Um encima os demais: em 2023, o crescimento comercial global da marca foi de 33% em relação a 2022.
Para uma primeira celebração, a ter lugar no dia 3 de março, o Centro Stile Alfa Romeo divulgou novas imagens exclusivas do 33 Stradale com a invulgar pintura Blu Reale, uma cor de carroçaria que evoca o seu glorioso passado.

O ano de 2023 ficará registado na história como o ano do 33 Stradale, uma lenda, um símbolo que encerra todos os valores de uma das marcas desportivas mais emblemáticas da história do automobilismo mundial. O número "33" tornou-se um símbolo de identidade e, em sua honra, a Alfa Romeo anuncia o nascimento do "33 Stradale Day", uma data que, a partir de 3 de março de 2024, pretende tornar-se um dia para celebrar em conjunto com todos os entusiastas que, distribuídos por mais de 250 clubes em todo o mundo, partilham a paixão pela marca.
Uma data simbólica, 3/3, que recorda, antes de mais, a denominação do novo Alfa Romeo, um automóvel feito à medida, um autêntico "manifesto" do que a marca italiana pode - e vai - fazer em termos de estilo e experiência de condução. Produzido em apenas 33 exemplares exclusivos, para 33 devotos da marca, o novo coupé puro de dois lugares combina herança e futuro, sendo produzido através de um processo artesanal único, com padrões de qualidade muito elevados e uma atenção obsessiva pelos detalhes.
O número "33" tornou-se um leitmotif para a marca. Uma coincidência mais única do que rara, é também possível encontrar o "33" nos resultados comerciais da Alfa Romeo de 2023: de facto e globalmente, a marca cresceu 33% em relação a 2022, uma coincidência única que parece desenhada para celebrar o renascimento do ícone dos anos 1960.
Mas a história não acaba aqui. Ao recuar no tempo, o número "33" adquire um valor simbólico e comemorativo adicional. Há 33 meses, em junho de 2021, a Alfa Romeo venceu, com o Alfa Romeo 6C 1750 Super Sport (1929), a reconstituição histórica da 1000 Miglia, uma competição histórica definida por Enzo Ferrari como "a mais bela corrida de automóveis do mundo".

Mergulhando na história: 1933 foi um ano de glória desportiva, em que a Alfa Romeo dominou as competições e o seu brasão fascinou e conquistou o coração de todos os entusiastas das corridas. A famosa dupla Tazio Nuvolari / Decimo Compagnoni venceu a Mille Miglia com o 8C 2300 de elevada performance, o mesmo automóvel com que Antonio Brivio dominou a Targa Florio na Sicília, a mais antiga corrida de resistência automóvel do mundo. Finalmente, ainda com este mesmo glorioso modelo de competição, a dupla Tazio Nuvolari / Raymond Sommer venceria as 24 Horas de Le Mans.
Em suma, o "33" é, este ano, um número mágico para a Alfa Romeo e para a sua Tribo. Por ocasião do primeiro "33 Stradale Day", o Centro Stile Alfa Romeo produziu novas imagens oficiais que mostram o automóvel feito por medida num exclusivo Blu Reale, uma cor evocativa já disponível no 33 de 1967 e que passa, agora, a ser uma das três cores de carroçaria disponíveis no modelo, em conjunto com o clássico Rosso Alfa e o mais refinado Rosso Villa d'Este.
Comments