top of page

A Škoda celebra os 90 anos do Superb na Exposição Rétromobile

A Škoda celebra os 90 anos do Superb na Exposição Rétromobile

Na exposição Rétromobile em Paris, a Škoda está a celebrar o 90º aniversário do lançamento da primeira geração Superb. Juntamente com o Superb, a exposição do fabricante de automóveis na Porta de Versailles inclui o desportivo Škoda 1100 OHC Coupé, o prestigiado Škoda Hispano-Suiza de 1928, o inovador projeto Voltavia que combina elementos de 1969 e 2023, e o concept Škoda Vision 7S: este estudo de um grande SUV familiar elétrico, apresentado em 2022, antevê o rumo do design Modern Solid para os futuros veículos da Škoda.


"Ao selecionarmos os automóveis que vamos apresentar este ano em Paris, concentrámo-nos em celebrar o 90º aniversário de produção do Superb.", afirma Andrea Frydlová, Diretora do Museu Škoda.

Škoda Superb: um legado de excelência com décadas de existência

Mesmo antes do início da história do Superb, em 1934, a Škoda já tinha fabricado automóveis de prestígio entre 1926 e 1930, sob licença da Hispano-Suiza. Um modelo de 1928 desta marca originalmente hispano-suíça, bem conhecida em França, também estará em exibição na exposição de Paris. A gama Superb no stand da Škoda é representada por três modelos históricos de seis cilindros de 1936, 1938 e 1948 em várias configurações. Além disso, os visitantes poderão encontrar um Superb de última geração exposto ao lado dos modelos históricos, confirmando a tradição de um modelo topo de gama, dotado de características e tecnologia de ponta.


O renascimento de um veículo de competição e um vislumbre do futuro

Desde o início, a Škoda tem estado intimamente associada à competição e ao desporto. Testemunhando o sucesso da marca nos desportos motorizados, o Škoda 1100 OHC Coupé faz a sua estreia em solo francês. Apenas duas versões fechadas deste impressionante e especial automóvel de corridas foram construídas em 1959/1960. O carro de competição, totalmente operacional, foi reconstruído utilizando a estrutura preservada, o chassis, o motor e a carroçaria com base na documentação original, empregando métodos tradicionais e tecnologias de ponta.


Elementos de segurança e modernização

O concept car Vision 7S apresentado oferece uma visão do futuro da mobilidade individual, tal como previsto pela Škoda Auto: este grande automóvel familiar de sete lugares é um símbolo da propulsão puramente elétrica e anuncia a nova e poderosa linguagem de design da Škoda, Modern Solid.


Voltavia: Škoda Octavia Combi 1969 eletrificado

A exposição Rétromobile também está a apresentar ao público, pela primeira vez, o projeto Voltavia. Esta transformação única de um Škoda Octavia Combi de 1969 num veículo totalmente elétrico foi realizada pelo Automobile Propre – o primeiro site francês dedicado a veículos elétricos. Como parte do Retrofit Challenge organizado pela Škoda France, duas equipas editoriais foram incumbidas de converter os automóveis Octavia dos anos 60 em veículos totalmente elétricos.

 

"Havia muitas opções para converter este Škoda Octavia Combi de 1969 num elétrico. A nossa equipa optou por se concentrar na eficiência e na abrangência, enquanto procurava preservar as principais características da marca, como o sentido prático e o espaço para bagagem. Também nos certificámos de que a conversão era completamente reversível", afirma Pierre Desjardins, Chefe de Redação do Automobile Propre.

O Voltavia é alimentado por um motor elétrico de 75 kW com um binário de 220 Nm, que recebe energia de uma bateria de 27,2 kWh, composta por módulos de bateria do Škoda Enyaq.


A exposição Rétromobile está patente nas Portas de Versailles, em Paris, até 4 de fevereiro.

350x250.gif
300.250.png
bottom of page