top of page

A Škoda Auto estreia o mais avançado sistema de logística dos últimos 25 anos na sua fábrica de Vrchlabí



A Škoda Auto estreia o mais avançado sistema de logística dos últimos 25 anos na sua fábrica de Vrchlabí

A Škoda Auto está a transformar os processos logísticos internos num sistema uniformizado ao nível do Grupo Volkswagen denominado Projeto ONE Log. Uma nova e normalizada solução SAP irá substituir uma grande variedade de sistemas existentes. Desta forma, a empresa utiliza consistentemente a digitalização e a centralização para alavancar o potencial de redução de custos e aumentar a flexibilidade na produção e logística. O projeto é a maior alteração de sistema na fábrica de Vrchlabí nos últimos 25 anos.


David Strnad, Diretor de Logística da Škoda Auto, afirma "Até agora, temos vindo a lançar e a utilizar uma vasta gama de aplicações desenvolvidas ao longo do tempo em resposta a necessidades operacionais e interligadas. Isto resultou num grande número de sistemas e de interfaces, e não só dentro da nossa empresa. Um ecossistema como este é altamente complexo e, consequentemente, difícil de manter. Com a implementação do ONE Log, dispomos agora de um sistema uniformizado e normalizado que constitui uma base sólida para a nossa gestão logística, poupando custos e aumentando a flexibilidade e a eficiência em toda a cadeia logística."

 

Alexander Eisl, Diretor de TI da Škoda Auto, afirma: "A plataforma SAP S/4 HANA é adequada para substituir os sistemas de logística atualmente implementados. Dá-nos uma base orientada para o futuro, estável e abrangente para construir e servir a nossa estratégia de digitalização. A implementação de uma nova solução de TI numa empresa em funcionamento é sempre um desafio, pelo que o facto de sermos capazes de lidar com projetos em que todos os intervenientes têm de cooperar estreitamente e trabalhar para atingir os objetivos estabelecidos é um passo e uma mensagem muito forte. Um grande obrigado a todos os que tornaram isto possível."


Mais eficiência através da harmonização a nível do Grupo ONE Log simplifica os processos logísticos dentro das marcas do Grupo Volkswagen. A fusão dos subprocessos existentes numa solução SAP normalizada e de última geração reduz o número de interfaces nas TI de logística, aumentando também a disponibilidade de dados. Os resultados esperados incluem uma superior flexibilidade e, por conseguinte, uma maior eficiência na produção, poupanças significativas de custos, bem como dados consistentes e transparentes.


Além disso, o projeto ONE Log também oferece oportunidade de utilizar as mais recentes ferramentas de “business intelligence” para análises de dados completas em toda a cadeia de abastecimento.


No âmbito deste projeto, os trabalhadores (principalmente) dos departamentos de logística e de TI das marcas aderentes, ou seja, Volkswagen Veículos de Passageiros, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi e Škoda Auto, trabalham em estreita colaboração sob a direção do Grupo Volkswagen Logística. A implementação deste projeto multimarca começou no início de 2023.


A maior mudança de sistema em Vrchlabí nos últimos 25 anos

A Škoda Auto estreou recentemente a prática do conceito de produto mínimo viável (Minimum Viable Product – MVP) para o ONE Log na sua fábrica em Vrchlabí, solução que se irá alargar gradualmente às restantes infraestruturas checas. O foco principal desta primeira versão é o planeamento automático da linha de montagem da caixa de velocidades, incluindo monitorização do stock e, por conseguinte, o aumento da eficiência dos processos de controlo. Futuramente, a maquinação é uma das áreas de especialização a abranger por este processo.

350x250.gif
300.250.png
bottom of page