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Revista Publiracing

Produção de motocicletas ultrapassa 1 milhão de unidades em 11 meses


A produção de motocicletas manteve a curva ascendente entre janeiro e novembro, com as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus totalizando a produção de 1.038.696 unidades, volume 7,2% superior às 968.976 unidades fabricadas no mesmo período de 2018. O resultado confirma as projeções da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, que prevê a fabricação de 1.105.000 unidades em 2019, o que corresponde a uma alta de 6,6% na comparação com o volume alcançado em 2018 (1.036.788 unidades).

Para Hilário Kobayashi, 1º vice-presidente da Abraciclo, o aumento da produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM), que movimenta cerca de 98% do mercado nacional, visa o atendimento de uma demanda crescente verificada ao longo deste ano. “Entre os principais fatores que estimulam os negócios está a maior oferta de crédito pelos bancos de grande porte, além das instituições financeiras de montadoras e, mais recentemente, até mesmo dos chamados bancos digitais”, afirma.

Outro fator que tem contribuído para a evolução dos negócios é a modernização das motocicletas com novas tecnologias e design mais atrativo. “Além disso, a motocicleta torna a mobilidade urbana mais ágil, flexível, com baixo consumo de combustível e menor custo de manutenção”, diz o executivo, indicando como exemplo disso o recorde histórico de vendas das motocicletas da categoria Scooter registrado antes mesmo do final do presente ano.

Somente em novembro, saíram das linhas de montagem do Polo de Industrial de Manaus 93.128 motocicletas, correspondendo a uma alta de 3,4% em relação ao mesmo mês do ano passado (90.108 unidades). No entanto, na comparação com outubro do presente ano (109.118 unidades), houve um recuo de 14,7%.

VENDAS NO ATACADO

De janeiro a novembro, as vendas de motocicletas no atacado, ou seja, das fabricantes para as concessionárias, totalizaram 1.012.967 unidades, significando um crescimento de 13,7% ante as 890.737 unidades registradas no mesmo período de 2018.

Apenas em novembro, as vendas no atacado somaram 94.358 unidades, correspondendo a um aumento de 8,3% em relação ao mesmo mês de 2018 (87.136 unidades), mas com recuo de 8% na comparação com outubro do presente ano (102.545 unidades).

DESEMPENHO POR CATEGORIA NO ATACADO

No acumulado até novembro, com 503.138 unidades e 49,7% de participação, a categoria mais vendida foi a Street. Na sequência, vieram Trail (201.600 unidades e 19,9% de participação), Motoneta (151.983 e 15%), Scooter (88.868 e 8,8%) e Naked (23.379 e 2,3%). Em relação às scooters, no mesmo período do ano passado as vendas tinham chegado a 62.070 unidades, com 7% de participação sobre o total.

As posições foram mantidas no ranking específico de novembro: Street (44.560 unidades e 47,2% de participação), Trail (20.051 e 21,2%), Motoneta (13.203 e 14%), Scooter (9.964 e 10,6%) e Naked (2.281 e 2,4%).

EMPLACAMENTOS

Segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisados pela Abraciclo, no acumulado do ano foram licenciadas 983.148 motocicletas, volume 14,8% superior ante as 856.045 unidades registradas no mesmo período de 2018.

Na análise isolada de novembro, os licenciamentos somaram 88.384 unidades, alta de 15,1% em relação ao mesmo mês do ano passado (76.792 unidades), mas com redução de 10,1% na comparação com outubro do presente ano (98.338 unidades).


Em novembro, foram comercializadas 4.419 motocicletas por dia útil no mercado nacional. O mês contou com 20 dias úteis e sua média diária de vendas correspondeu a um crescimento de 15,1% sobre a apurada em novembro de 2018 (3.840 unidades/dia) e de 3,3% em relação a outubro do presente ano (4.276 unidades/dia) que tiveram, respectivamente, 20 e 23 dias úteis de comercialização.

EXPORTAÇÕES

No acumulado do ano até novembro, as exportações atingiram 35.560 unidades, correspondendo a uma queda de 45,3% ante as 65.062 unidades embarcadas no mesmo período de 2018. De acordo com dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os volumes de embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina é o país que recebe mais motocicletas produzidas no PIM, com 16.974 unidades e 47% de participação. Em segundo lugar, ficaram os Estados Unidos (6.802 unidades e 18,9%), seguidos pela Colômbia (5.208 unidades e 14,4%).

Somente em novembro, foram exportadas 3.276 motocicletas, representando uma queda de 8,3% na comparação com o mesmo mês de 2018 (3.571 unidades) e um aumento de 4,1% em relação a outubro do presente ano (3.148 unidades). No ranking mensal, a Argentina mantém o posto de principal parceiro comercial com 1.246 unidades recebidas e 39,7% de participação. A Colômbia ficou em segundo lugar (743 unidades e 23,7%) e os Estados Unidos em terceiro (514 unidades e 16,4%).

ESTIMATIVA DE FECHAMENTO DE 2019

Além de rever a estimativa de produção de motocicletas, a Abraciclo também projetou para cima os volumes de vendas no atacado e no varejo para o fechamento de 2019. No atacado, a previsão é de aumento de 11,8%, passando das 957.764 motocicletas repassadas das fábricas para as concessionárias em 2018 para 1.071.000 unidades até o final do presente ano. A estimativa anterior era de 1.060.000 motocicletas.

No varejo, a perspectiva é de que 1.070.000 motocicletas sejam emplacadas, volume 13,8% superior ante as 940.108 unidades licenciadas no ano passado. A projeção anterior era de 1.020.000 unidades.

Em relação às exportações, o novo levantamento estima embarque de 34.000 motocicletas, volume 40,5% inferior ante as 57.131 unidades registradas em 2018. Anteriormente, a expectativa era de 40.000 unidades.

PROJEÇÕES PARA 2020

De acordo com as projeções da Abraciclo divulgadas em 18 de novembro passado, véspera da abertura da edição 2019 do Salão Duas Rodas, a produção em 2020 deverá alcançar 1.175.000 motocicletas, o que representará uma alta de 6,3% ante as 1.105.000 unidades projetadas para o presente ano.

Já as vendas no atacado deverão registrar aumento de 7,1%, passando das 1.071.000 unidades previstas para o presente ano para 1.147.000 motocicletas. No varejo, a expectativa é de alta de 6,5%, passando de 1.070.000 para 1.140.000 unidades em 2020.

As exportações deverão continuar em queda. Os embarques deverão somar 28.000 unidades, com uma queda de 17,6% na comparação com as 34.000 unidades esperadas para o presente ano.

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