• Redação / Revista Publiracing

Terceira geração do BMW Série 1 estreia no Brasil a partir de R$ 174.950


Produzido nas fábricas do BMW Group em Leipzig e Regensburg, ambas na Alemanha, a nova geração do hatch de cinco portas chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 174.950, na versão 118i Sport GP.

O uso inteligente do alumínio no capô e na tampa traseira, combinado com aço de alta resistência, possibilitou à BMW reduzir em até 30 quilos o peso do novo BMW Série 1, em comparação ao antecessor. Ao mesmo tempo, aumentou ainda mais a rigidez à torção do chassi. Elementos de reforço, como a coluna em forma de bumerangue na parte traseira do veículo, contribuíram para esse atributo.

Um fator importante neste processo de aprimoramento da experiência de dirigir é a tecnologia ARB (sigla para limitador de deslizamento das rodas, em inglês), desenvolvida primordialmente para o compacto premium elétrico BMW i3. Este dispositivo, que faz sua estreia em um modelo equipado com motor a combustão, neste caso o BMW 118i, percebe antecipadamente a possibilidade de as rodas derraparem, passando a controlar a distribuição de torque para as rodas, evitando o deslizamento de maneira muito mais precisa e rápida que antes. O fato de o ARB estar instalado diretamente na unidade de gerenciamento eletrônico do motor faz com que sua atuação seja três vezes mais rápida permitindo uma ação até 10 vezes mais veloz que a percepção do motorista.

O capô, mais curto, funde-se com o para-brisa, enquanto a longa linha do teto cai levemente na direção da traseira do carro. Já a ampla traseira e uma linha de ombros atlética, situada sobre os arcos das rodas, enfatizam uma presença poderosa e esportiva. Ao mesmo tempo, a carroceria oferece significativamente mais espaço, embora as dimensões sejam praticamente idênticas às do BMW Série 1 anterior. E essa característica torna o hatch premium ainda mais versátil no uso diário. Com 4,319 metros de comprimento, a nova geração é 5 milímetros mais curta que seu antecessor. Em termos de largura, agora com 1,799 m, o novo modelo cresceu 34 mm, enquanto a altura, de 1,434 m, aumentou 13 mm. A distância entre-eixos de 2,670 m, por sua vez, é 20 mm mais curta que a da geração anterior.

No BMW 118i Sport GP, os faróis duplos contam com lâmpadas de LED e luzes diurnas capazes de assegurar uma aparência particularmente moderna ao hatch. Os tubos hexagonais transparentes das luzes diurnas destacam a imagem dos faróis com notável precisão técnica. As ‘sobrancelhas’ que compõem os piscas enfatizam a largura do carro, enquanto os tubos posteriores dos faróis emanam desempenho dinâmico.

Visto de lado, o novo BMW Série 1 destaca-se pela dianteira proeminente, estilo ‘focinho de tubarão’ e pelo formato de cunha. O contorno afilado das janelas avança para a traseira e enfatiza as linhas dinâmicas do carro. Terminando na coluna C, com uma marcante Hofmeister Kink – outra assinatura visual da marca bávara –, a moldura ressalta visualmente as janelas e se estende acima da porta traseira.

Os elementos visuais mais marcantes da traseira são a seção inferior, larga e atlética, e desenho afunilado na parte superior. Isso cria um efeito impressionante, que acentua a largura do carro e oferece uma imagem robusta e dinâmica. Tudo isso é ressaltado pelos elementos luminosos, largos e destacados de ambos os lados, cujo design delgado e sutil cria um visual muito moderno.

As lanternas traseiras são uma interpretação completamente nova do familiar formato em “L”, com um elemento luminoso exclusivo e delgado que traça uma curva para cima. Em volta desse elemento, oculto sob uma tampa transparente vermelha, estão os piscas, as luzes de freio, as luzes de ré e de neblina traseiras.

O novo BMW Série 1 evoluiu significativamente em termos de espaço interno. A arquitetura de tração dianteira com motores transversais e um túnel central baixo e nivelado oferece aos ocupantes um espaço interior consideravelmente maior que o do modelo anterior. Isso favorece, sobretudo, os ocupantes do banco traseiro: o acesso ficou mais fácil e há 33 mm a mais de espaço para as pernas. O porta-malas aumentou em 20 litros e está em 380 l (1.200 l, com o banco traseiro rebatido).

Ampla conectividade e tecnologias inovadoras

O novo BMW Série 1 já deixa a linha de produção conectado à internet. O acesso é feito por meio de um SIM Card que permite ao cliente obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, entre outras funcionalidades disponibilizadas pelo sistema ConectedDrive. Por meio deste recurso, o usuário é alertado sobre a necessidade de manutenção de componentes (Teleservices); recebe informações sobre pontos de interesse, programações de salas de cinema, recomendações de restaurantes, efetua reservas em hotéis (Concierge); e pode acionar os serviços de emergência em caso de acidente (Chamada de Emergência Inteligente). À direita do motorista encontra-se uma tela digital de 8,8 polegadas e sensível ao toque. Este monitor, posicionado dentro do ângulo de visão de quem estiver ao volante, pode ser configurado de acordo com as preferências pessoais do usuário inclui, entre outras informações, dados do sistema de navegação e preparação para o Apple Car Play.

O novo BMW Série 1 é equipado com o mesmo motor de três cilindros pertencente à família BMW EfficientDynamics e utilizado no esportivo híbrido BMW i8. Conectado a uma transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem, esta unidade foi submetida a uma série de aprimoramentos individuais para melhorar sua eficiência, o que resultou em menores consumo e emissões de partículas. Além disso, seu desempenho foi aprimorado com um aumento de potência. O motor de 1.499 cm³, movido à gasolina, que impulsiona o BMW 118i entrega 140 cavalos de potência, entre 4.600 e 6.500 rpm. Esta unidade, que é 5 kg mais leve que a que substitui, atinge 220Nm, de 1.480 rpm a 4.200 rpm. O BMW 118i acelera do 0 (zero) aos 100 km/h em 8,5 s e atinge 211 km/h.

O BMW 118i Sport GP tem como principais equipamentos ar-condicionado automático digital com controle de duas zonas, volante multifuncional revestido de couro, revestimento de teto BMW Individual em tecido Anthracite, revestimentos internos em Anthracite e Sensatec, rodas de liga leve “Multi-spoke”, de 17 polegadas, Parking Assistant e de série assentos dianteiros esportivos. A segurança dos ocupantes do veículo é garantida por seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina na frente e atrás –, freios a disco ventilado com ABS, além de controles de estabilidade e tração, e pneus run-flat BMW Star Marking.

O BMW 118i está disponível com seis opções de cores externas: a sólida Branco Alpino, e as metálicas Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Mineral, Azul Mediterrâneo e Azul Seaside.

Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

#BMW #BMWSERIE1