• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Fenatran: FPT Industrial destaca o motor conceito F1C Gás Etanol, de 3.0 litros


Pela primeira vez no Brasil, o segmento On-Road, de veículos comerciais leves, conta com um motor apto a rodar com três tipos de combustíveis, possibilitando escolher a solução mais adequada aos negócios e missões de entregas urbanas, aliada à economia, baixo ruído de funcionamento e menores emissões.

Desenvolvido pelo time do Technical Center da FPT Industrial em Betim (MG), o motor FPT F1C Gás Etanol, apresentado como conceito durante a Fenatran 2019 – 22° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga – de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, segue a trajetória do consagrado F1C, motor a gás natural mais vendido para o transporte comercial leve no mundo, agora apresentando o conceito que poderá ser abastecido com gás natural comprimido (CNG), biometano e etanol, matriz energética brasileira e um dos combustíveis renováveis mais utilizados no país.

Equipado com a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial, que garante o menor consumo de combustível da classe e níveis de ruído inferiores aos motores movidos a diesel, o F1C Gás Etanol, de 3,0 litros, 136 cv de potência e 350 Nm de torque, atinge os menores níveis de emissões, sendo a solução adequada para grandes centros urbanos, já compatível com a fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) – também chamada de Euro 6.

Seu catalisador de três vias, que dispensa a necessidade de Arla 32 e EGR (Recirculação de Gases de Escape), entrega uma economia nos custos com combustível de até 30%, dependendo do combustível. Um novo conceito em Powertrain, desenvolvido para a realidade brasileira do segmento de veículos comerciais leves.

“O etanol é o combustível renovável mais importante da matriz energética do Brasil, com alta disponibilidade de abastecimento, elevada produtividade a partir de cana-de-açúcar, além de não emitir material particulado, como o diesel. Com a inovação em seu DNA, a FPT Industrial não poderia deixar de apostar no potencial dessa nova configuração, que se soma à nossa experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento de motores a gás natural”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial para a América do Sul, André Faria.

“Com o FPT F1C Gás Etanol, um motor próprio para a realidade brasileira, apresentamos ao mercado um conceito que mescla baixas emissões de poluentes do gás natural com toda a versatilidade do etanol, uma das bases da energia brasileira. O resultado é o aumento da autonomia associada à robustez e menores custos operacionais dos motores FPT Industrial”, completa Faria.

O F1C Gás Etanol é um motor conceito em fase de desenvolvimento ainda sem previsão de chegada ao mercado.

FICHA TÉCNICA

FPT F1C Gás Etanol

Aplicação: Veículos comerciais leves

Cilindrada [L]: 3,0 litros

Potência Máxima [cv]: 136 @ 3500 rpm

Torque [Nm]: 350 @ 1240 rpm

Número de Cilindros: 4

Número de Válvulas por Cilindro: 4

Aspiração: Turbocompressor com Intercooler

Sistema de injeção: Multiponto estequiométrico

Taxa de compressão: 12,5:1

Diâmetro x Curso [mm]: 96 x 104

Dimensões C/L/A [mm]: 617/653/798

Combustível: Gás natural comprimido, biometano e etanol

Tecnologia para Controle de Emissão: Catalisador de 3 vias (Pt – Pd – Rd)

Peso [kg]: 245

Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção Caminhões entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

#FENATRAN #MOTORES

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço