• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Porsche Cup: Coletta e Werner vencem na 4.0 em Interlagos, com Felipe Baptista e Iorio triunfando na


A penúltima etapa do campeonato de sprint da Porsche Império Carrera Cup teve emoção de sobra em Interlagos. Foram quatro vencedores diferentes na etapa, marcada por troca de liderança da Carrera Cup 3.8 em favor de Felipe Baptista e definição de seu irmão Vitor Baptista como o indicado brasileiro para a fase global da seletiva do Porsche Junior Program.

O dia começou com a corrida da 4.0 largando sob safety-car. Líder do campeonato, Vitor Baptista largou da pole e viu as chances de vitória de ponta a ponta frustradas por um pneu furado. A vitória ficou com seu concorrente direto pela vaga no “shootout”, Marcel Coletta. Alceu Feldmann fez um belo segundo lugar, com Miguel Paludo em terceiro. Vitor recebeu a bandeirada em 13º depois de trocar pneu e fez os pontos necessários para disputar a seletiva na Europa em novembro. Pela GT3 Cup 4.0, Maurizio Billi liderou de ponta a ponta.

Na prova da Carrera Cup 3.8, Felipe Baptista largou por fora na primeira fila e percorreu lado a lado com o então líder Enzo Elias até o fim da reta oposta. Matheus Iorio chegou a emparelhar com eles por dentro na freada para a Curva do Lago. Mas Felipe prevaleceu por fora e levou o carro até a bandeirada, à frente de Enzo e Iorio. Na GT3 Cup a disputa foi intensa e o estreante Lucas Salles levou para casa o troféu de vencedor.

Ambos os vencedores da manhã sortearam o número 8 no pódio, determinando a máxima inversão de posições no grid. Assim, Maurizio Billi partiu da pole na 4.0 e Zeca Feffer na 3.8.

Werner Neugebauer foi o autor da grande largada na classe dos carros 991-II e logo aparecia em primeiro com Miguel Paludo em seu encalço -perseguição que foi até a bandeirada, sempre muito intensa e limpa. Billi acabou favorecido pela posição de honra na largada: perdeu algumas posições ao longo da prova, mas acabou novamente como o melhor da classe GT3 Cup, em sétimo no geral. Vitor Baptista escalou o pelotão largando de 13º e teve contato com Marçal Müller na segunda perna do S do Senna a duas voltas da bandeirada em disputa pelo sexto posto -Baptista levou o carro #120 até o final, mas seu concorrente direto pelo título da Carrera Cup 4.0 não conseguiu completar.

Na 3.8 Iorio e Felipe Baptista fizeram grandes largadas, avançando de P8 e P6 para líder e vice-líder. Enzo Elias acabou fechado e logo forçado a abandonar. Os carros então passaram pelos pits para colocar pneus de chuva. Retornaram à pista e não houve duelo direto pela cabeça da corrida, com Iorio controlando Felipe até a bandeira. Pela GT3 Cup, Fran Lara levou o carro com tranquilidade a prova toda, para ser terceiro no geral e vencedor na classe de entrada. O resultado deixou o competidor do carro #3 muito perto do título -ele precisa anotar apenas dois pontos na classe, para levantar o título na preliminar do GP Brasil de F1 sem depender dos resultados de Nelson Monteiro e Urubatan Junior.

Atual campeão, Sylvio de Barros aproveitou a passagem dos carros de corrida mais produzidos no planeta por Interlagos para ultrapassar Rodrigo Mello no topo da pontuação da GT3 Cup 4.0. O competidor do Porsche #5 tem 72 pontos, contra 66 do piloto do “Pink Pig” #29. Com 63, Adalberto Baptista segue de olho no título; enquanto Billi, catapultado pela vitória dupla em Interlagos, atingiu 60.

Na Carrera Cup 3.8, Felipe Baptista tirou proveito do infortúnio de Enzo Elias em Interlagos. Ele assumiu a liderança nos pontos corridos na prova realizada na sexta-feira (adiada desde a etapa do Estoril) e foi a 186 pontos após a rodada dupla de sábado. Mas, considerando a pontuação com descartes, Elias chegará à preliminar da F1 com vantagem de 160 a 156 do representante da Academia Shell. Iorio ainda está muito vivo na luta pelo campeonato, pois com os descartes tem os mesmos 152 que nos pontos corridos.

Já na Carrera Cup 4.0, Vitor abriu 10 pontos de vantagem sobre Marçal Müller e 20 sobre Coletta (156 x 146 x 136). Aplicados os descartes, o atual campeão da classe 3.8 soma 142, contra 138 de Marçal e 136 de Coletta. Paludo, com 122 (já considerados os descartes), permanece com chance real de título.

Antes da decisão do título de sprint em novembro no evento suporte do Grande Prêmio Brasil de F1, a Porsche Império Cup retoma seu campeonato de Endurance, em Goiânia, nos dias 25 e 26 de outubro.

O que eles disseram:

“Desde Curitiba sem vencer, um ano difícil para mim. Na primeira corrida, foi uma pena o toque com o Pedrinho, eu poderia ter conseguido um resultado melhor. Essa corrida eu sabia que o carro ficaria muito difícil no fim, pelo que vimos na primeira prova. Comecei poupando, vi que o Miguel tentou atacar, mas tinha um ritmo suficiente para ele não me ameaçar muito. Foi uma corrida de cabeça, pensando no ritmo, vendo o que Miguel estava melhor e onde eu podia arriscar mais e onde eu podia poupar. Deu para poupar e chegar bem, ótima vitória.”- Werner Neugebauer

“A vitória em Interlagos é sempre incrível, todos os pilotos consideram esta pista um verdadeiro templo do automobilismo, e vencer com uma marca como a Porsche deixa tudo ainda mais especial. Com o segundo lugar de ontem e o primeiro lugar de hoje, conseguimos subir para terceiro lugar no campeonato” - Marcel Coletta

“Acho que a chuva veio para lavar minha alma. Estava sendo um fim de semana complicado, mas a chuva veio e com a troca de pneus essa vitória veio. Não foi fácil, tive que me concentrar bastante, mas deu tudo certo. Estou muito feliz de trazer mais uma vitória para casa - Matheus Iorio

"Foi um fim de semana muito bom. Não fiz a pole por muito pouco, ganhei as corridas de ontem e de hoje pela manhã. À tarde, houve muitos fatores que fizeram com que eu não ganhasse. Se tivéssemos continuado com os pneus slicks e esperássemos a pista secar, provavelmente disputaríamos diretamente com o Mahteus. Quando colocou o pneu de chuva, o estilo de guiar para andar rápido eu teria de fazer alguma coisa que daria muito risco para o carro. Tinha de fazer as curvas de lado porque a frente não entrava. Tinha de fazer um 'drift', e, para não arriscar tanto, preferi não fazer tão forte como o Iorio fazia na frente. Preferi chegar em segundo e ganhar pontos para o campeonato do que arriscar. Estou muito feliz, o fim de semana não podia ser melhor, nunca na Porsche alguém conseguiu um fim de semana desse jeito. Estou muito feliz, o carro estava muito bom, e o Vitor e o Carbone me ajudaram muito a conquistar isso." - Felipe Baptista

"Sem dúvida um fantástico resultado. Contando a corrida de sexta-feira, foram três segundos. Andei um pouco mais conservador, pensando no campeonato, porque sem o freio ABS é mais difícil é mais difícil fazer a ultrapassagem. Se tivesse mais umas voltinhas, dava para chegar no Billi mas também tinha gente chegando atrás de mim. Estava garoando no fim, e o carro estava mais traseiro." - Sylvio de Barro

Resultados

Corrida 1

4.0

1. Marcel Coletta - 26:43.351

2. Alceu Feldmann - a 0.493

3. Miguel Paludo - a 0.843

4. Marcal Muller - a 8.445

5. Werner Neugebauer - a 11.441

6. Ricardo Baptista - a 15.113

7. Eloi Khouri - a 15.529

8. Maurizio Billi (*) - a 24.321

9. Sylvio de Barros (*) - a 24.532

10. Rouman Ziemkiewicz (*) - a 33.700

11. Adalberto Baptista (*) - a 49.370

12. Dominique Teysseyre (*) - a 50.898

13. Vitor Baptista - a 51.556

14. Rodrigo Mello (*) - a 1 Lap

15. Pedro Aguiar - a 14 Laps

3.8

1. Felipe Baptista - 27:16.790

2. Enzo Elias - a 0.225

3. Matheus Iorio - a 1.150

4. Lucas Salles (*) - a 11.161

5. Fran Lara (*) - a 13.065

6. Marcio Mauro (*) - a 15.593

7. Nelson Monteiro (*) - a 19.383

8. Zeca Feffer (*) - a 22.437

9. Marcelo Tomasoni - a 24.369

10. Cesar Urnhani (*) - a 35.404

11. Sang Ho Kim (*) - a 37.708

12. Eduardo menossi (*) - a 52.699

13. Marco Billi (*) - a 54.038

14. Andre Gaidzinski (*) - a 1:29.704

15. Leonardo Sanchez (*) - a 7 voltas

16. Ramon Alcaraz (*) - a 7 voltas

17. Nelsinho Marcondes (*) - a 11 voltas

18. Urubatan Junior (*) - a 15 voltas

19. Ayman Darwich (*) - a 15 voltas

20. Paulo Totaro (*) - a 15 voltas

21. Francisco Horta (*) – DNS

Corrida 2

4.0

1. Werner Neugebauer - 17 voltas em 27:45.601

2. Miguel Paludo - a 0.468

3. Ricardo Baptista - a 10.395

4. Marcel Coletta - a 10.541

5. Alceu Feldmann - a 15.591

6. Vitor Baptista - a 21.844

7. Maurizio Billi (*) - a 36.456

8. Sylvio de Barros (*) - a 37.080

9. Rodrigo Mello (*) - a 37.591

10. Eloi Khouri - a 42.339

11. Pedro Aguiar - a 49.874

12. Rouman Ziemkiewicz (*) - a 59.776

13. Adalberto Baptista (*) - a 1:08.285

14. Marçal Müller - a 2 voltas

15. Dominique Teysseyre (*) - a 12 voltas

(*) GT3 Cup

3.8

1. Matheus Iorio - 11 voltas em 27:34.340

2. Felipe Baptista - a 2.189

3. Fran Lara(*) - a 16.361

4. Lucas Salles(*) - a 16.673

5. Francisco Horta(*) - a 22.753

6. Marcelo Tomasoni - a 24.792

7. Zeca Feffer(*) - a 26.669

8. Urubatan Junior(*) - a 28.691

9. Nelson Monteiro (*)- a 29.282

10. Ramon Alcaraz (*)- a 30.111

11. Márcio Mauro (*)- a 30.184

12. Paulo Totaro (*)- a 32.691

13. Nelsinho Marcondes (*)- a 33.864

14. Eduardo Menossi (*)- a 33.874

15. Sang Ho Kim (*)- a 34.326

16. Marco Billi (*)- a 51.503

17. Leonardo Sanchez (*)- a 51.937**

18. André Gaidzinski (*)- a 1:03.165

19. Enzo Elias - a 10 voltas

20. Cesar Urnhani (*) - a 10 voltas

(*) GT3 Cup

** Punido com 20s por ultrapassagem durante safety car

Campeontatos (pontuações sem descartes):

Carrera Cup 4.0

1. Vitor Baptista, 156 pontos

2. Marçal Müller, 146

3. Marcel Coletta, 136

4. Ricardo Baptista, 123

5. Miguel Paludo, 122

6. Eloi Khouri, 113

7. Werner Neugebauer, 99

8. Alceu Feldmann, 91

9. Pedro Aguiar, 86

10. Sylvio de Barros, 58

11. Rodrigo Mello, 55

12. Maurizio Billi, 52

13. Adalberto Baptista, 50

14. Dominique Teysseyre, 34

15. Rouman Ziemkiewicz, 29

16. Carlos Ambrósio, 22

17. Tom Filho, 14

Foressi, 14

Daniel Schneider, 14

20. Carlos Renaux, 4

21. Rodolfo Toni, 3

22. Neto, 2

GT3 Cup 4.0

1. Sylvio de Barros, 72 pontos

2. Rodrigo Mello, 66

3. Adalberto Baptista, 63

4. Maurizio Billi, 60

5. Dominique Teysseyre, 42

6. Rouman Ziemkiewicz, 35

7. Carlos Ambrósio, 28

8. Foressi, 21

9. Tom Filho, 19

10. Carlos Renaux, 6

11. Rodolfo Toni, 4

12. Neto, 3

Carrera Cup 3.8

1. Felipe Baptista, 186

2. Enzo Elias, 160

3. Matheus Iorio, 152

4. Marcelo Tomasoni, 114

5. Fran Lara, 104

6. Nelson Monteiro, 90

7. Urubatan Jr., 87

8. Francisco Horta, 72

9. Ramon Alcaraz, 62

10. Marco Billi, 49

11. Cesar Urnhani, 48

12. Nelsinho Marcondes, 40

13. Zeca Feffer, 30

Lucas Salles, 30

15. Márcio Mauro, 29

16. Paulo Totaro, 25

17. Eduardo Menossi, 23

18. Ayman Darwich, 22

Andre Gaidzinski, 22

20. Murilo Coletta, 20

21. Leonardo Sanchez, 19

22. Pedro Marreiros, 16

23. Sang Ho Kim, 13

24. Raphael Reis, 12

25. José Carlos Vitte, 10

26. Alessandro Marchini, 7

27. Gustavo Kiryla, 5

28. Matheus Coletta, 0

Paulo Pomelli, 0

Georgios Frangulis, 0

GT3 Cup 3.8

1. Fran Lara, 77 pontos

2. Urubatan Jr., 60

3. Nelson Monteiro, 59

4. Francisco Horta, 44

5. Ramon Alcaraz, 40

6. Cesar Urnhani, 33

7. Marco Billi, 26

8. Nelsinho Marcondes, 23

9. Lucas Salles, 20

10. Zeca Feffer, 16

11. Márcio Mauro, 15

12. Paulo Totaro, 12

Ayman Darwich, 12

14. Andre Gaidzinski, 11

15. Alessandro Marchini, 5

José Carlos Vitte, 5

Eduardo Menossi, 5

18. Sang Ho Kim, 4

19. Leonardo Sanchez, 3

20. Georgios Frangulis, 0

Paulo Pomelli, 0

Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

#PORSCHEGT3CUP #AUTOMOBILISMO

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !