• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Lwart Lubrificantes, um exemplo nacional na gestão e descarte apropriado do óleo lubrificante usado


Durante a última edição da ExpoFenabrave a equipe da Revista Publiracing teve a oportunidade de conhecer a importante atividade da Lwart Lubrificantes, única empresa com atuação em todo território nacional e líder na América Latina em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC), e que participou pela 1ª vez da ExpoFenabrave, maior evento de distribuição automotiva da América Latina, que aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

A empresa demonstrou a importância da gestão correta do OLUC e apresentou seu trabalho de coleta, que conta com a maior capilaridade de atendimento no Brasil. São mais de 100 mil clientes atendidos por meio de 16 centros de coleta com frota própria e circulação em mais de 3 mil munícipios.

“Com a participação na ExpoFenabrave, queremos reforçar e fortalecer o relacionamento com o setor automotivo e comprovar como a empresa trabalha a responsabilidade ambiental por meio da gestão correta do OLUC e toda a infraestrutura necessária para suportar o processo. Hoje, recolhemos mais de 152 milhões de litros do resíduo e somos responsáveis por mais de 30% do mercado de coleta no Brasil. O segmento automotivo representa em média 40% da geração de OLUC”, afirma Marcelo Murad, diretor de Coleta e Logística da Lwart Lubrificantes.

Por lei, todo OLUC deve ser enviado para o rerrefino, sendo que as fontes geradoras - concessionárias, postos de combustível e oficinas, por exemplo - devem armazená-lo e acionar uma empresa autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para recolhimento e destinação adequada. “Muitos empreendedores não sabem, mas o OLUC descartado de forma incorreta sendo coletado por empresas não autorizadas ou que não atendem toda legislação, causa danos para o meio ambiente e à imagem da empresa geradora, podendo incidir inclusive em penalidades e interdição”, complementa Murad.

Para se ter uma ideia, as penas impostas para a destinação inadequada podem ser em dinheiro e chegar até a prisão. Quem responde por esse tipo de crime pode ser a pessoa física, jurídica ou até agentes que se omitiram diante da situação. A cada operação de coleta, a Lwart Lubrificantes emite o Certificado de Coleta de Óleo (CCO), que comprova que a fonte geradora age dentro da lei e de maneira sustentável.

“Com frota própria de mais de 320 veículos com capacidades de 2 a 20 mil litros, a Lwart presta atendimento com logística diferenciada aos clientes. Todos os caminhões contam com um sistema de rastreamento que garante o monitoramento e controle desde a coleta do OLUC até a chegada à fábrica. Comprometidos com a responsabilidade ambiental, participamos do processo de ponta a ponta. O resíduo coletado passa pelo rerrefino, permitindo a produção do óleo mineral básico do Grupo II. Com isso, essa matéria-prima reaproveitada de alto valor agregado volta ao início da cadeia produtiva. É um circuito virtuoso para toda a cadeia”, finaliza Murad.

Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção de Máquinas e Lubrificantes entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

#LUBRIFICANTES

Laja Revista Publiracing
Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !