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Revista Publiracing

Linha 2020 do Nissan Kicks chega às revendas com novidades em todas as versões


Modelo mais vendido da Nissan no Brasil, o crossover urbano Nissan Kicks chega à linha 2020 trazendo itens que deixam o modelo fabricado em Resende (RJ) ainda mais completo e atualizado e com preços a partir de R$ 78.290.

Umas das principais novidades da linha 2020 do Nissan Kicks é a disponibilidade da assinatura em led nos faróis como equipamento de série desde a opção de entrada (a versão Direct não conta com este item), a S com câmbio manual – antes apenas a versão SL contava com esse que dá um toque diferenciado de design ao crossover.

O Kicks S manual, por sinal, também ganhou itens de fábrica como o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA) e os Controles de tração e estabilidade (VDC), que até a linha 2019 eram vendidos como opcionais no “Pack Safety”. Outra novidade para essa opção da linha Kicks é a inclusão de Apple Car Play e Android Auto no multimídia, que permite conectar os aparelhos celulares com sistemas iOS e Android ao sistema da Nissan, facilitando o uso dos aplicativos e funcionalidades dos telefones móveis.

A versão S CVT, a primeira da linha a contar com câmbio Xtronic CVT, também recebeu mais equipamentos. Além do já citado farol com assinatura em led, a opção é também a primeira a contar com o controlador automático de velocidade, popularmente conhecido como “piloto automático”, item que era requisitado pelos clientes – derivada da S CVT, a versão Direct para o público PcD incorpora esse mesmo item no novo ano-modelo. Também ganha os aplicativos Apple Car Play e Android Auto.

Para o Kicks SV, a Nissan incluiu a assinatura de led nos faróis e o controlador automático de velocidade, além de oferecer como item de série air bags de cortina, item que estava disponível como opcional no “Pack Plus” até a linha anterior. Acabamento dos bancos e detalhes das portas de couro sintético também são itens vendidos à parte para a versão.

A versão mais completa, a SL, incorpora de série a assinatura de led (antes era opcional) nos faróis também de led, o controlador automático de velocidade e o apoio central de braço, outro item muito solicitado pelos clientes e que agora a Nissan torna item de fábrica – antes era disponibilizado como acessório nas 180 concessionárias da marca de todo o país.

As cores disponíveis permanecem as mesmas: vermelho, branco, preto, cinza, prata, marrom, além das opções “2-Tone”, combinação que criou uma tendência no segmento de crossovers compactos no país: cinza com teto laranja, prata com teto preto, branco com teto preto, marrom com teto preto e preto com teto cinza.

Fabricado no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, o Nissan Kicks é resultado de um trabalho conjunto entre as equipes de design da Nissan em várias partes do mundo, com participação do estúdio de design mundial da Nissan em Atsugi, no Japão, o Nissan Design América (NDA), de San Diego, nos EUA, e o estúdio satélite da marca no Brasil. O desenvolvimento foi gerenciado em conjunto pelas equipes de engenharia do Japão e do Brasil.

Além da carroceria com muitos recortes e vincos, o estilo destaca-se por itens característicos da Nissan, como a grade “V-motion” flanqueada pelos faróis exclusivos em formato arqueado, que se estendem para trás sobre os para-lamas dianteiros, e o teto flutuante, solução que acentua a impressão de visão ampliada do conjunto para-brisa e vidros laterais. Outro detalhe característico deste conceito de teto, além do estilo cupê, é dar a impressão de estar “flutuando”. Todo este conjunto foi pensado para se harmonizar também com as carrocerias pintadas em “2-Tone”.

O interior funcional e com acabamento de alto padrão combina detalhes inovadores feitos especialmente para os consumidores ávidos por tecnologia, com detalhes que destacam a qualidade. Os ocupantes dos bancos dianteiros se deparam com o design único do painel, ao mesmo tempo simples e elegante, ao estilo Nissan, chamado de Gliding Wing (“asa planadora”).

O requinte, com toques de esportividade, fica por conta do volante tipo flat bottom revestido de couro, enquanto que a carroceria crossover oferece um campo de visão mais alto ao motorista, proporcionando uma sensação de segurança. Graças em parte à generosa distância entre eixos de 2.610 mm, o espaço interno para os joelhos e para a cabeça está entre os melhores da categoria. A bagagem também conta com uma área generosa: 432 litros (padrão VDA), um dos melhores da categoria.

Motor e transmissão

O Nissan Kicks é equipado com a segunda geração do motor HR16DE 1.6 de 16 válvulas, que conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS) e sistema Flex Start System (FSS), que eliminou o tanque de partida a frio. Ele desenvolve 114 cavalos de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. Esse motor, também produzido na fábrica da Nissan em Resende (RJ), entrega os seguintes índices de consumo.

Os consumos na cidade para o câmbio manual, de acordo com medições do Inmetro, são de 7,8 km/l (Etanol) e 11,1 km/l (Gasolina) na cidade. Na estrada, a versão com pedal de embreagem marca 9 km/l (Etanol) e 13 km/l (Gasolina), respectivamente. Com a transmissão XTRONIC CVT as médias são de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol, e 11,4 km/l e 13,7 km/l com gasolina, respectivamente nos dois tipos de ciclo.

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