• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

O trabalhador do setor de transportes: CPTM, Metrô e EMTU empregam juntos 17 mil colaboradores


Diariamente mais de 17 mil trabalhadores das empresas vinculadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) transportam cerca de 9 milhões de pessoas.

Os funcionários da CPTM, do Metrô e da EMTU trabalham inclusive durante a madrugada para viabilizar as 58.876 viagens ao longo de 1,3 milhão de quilômetros que as três empresas percorrem juntas todos os dias.

“Neste Dia do Trabalhador queremos enfatizar nosso reconhecimento e agradecimento aos nossos funcionários, responsáveis por esta operação gigante para levar, com segurança e agilidade, milhões de cidadãos aos seus compromissos diários”, diz o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

CPTM – Na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), 8.135 colaboradores ajudam a colocar nos trilhos os trens que atendem às sete linhas da Companhia e percorrem o equivalente a 80 mil quilômetros, ou duas voltas em torno da terra, todos os dias em cerca de 2.500 viagens em 22 municípios.

Para possibilitar a locomoção de 3 milhões de passageiros diariamente as intervenções nas estações, ao longo da via permanente, subestações e salas técnicas, são realizadas prioritariamente durante as madrugadas.

Metrô – Para transportar 3,9 milhões de passageiros diariamente, o Metrô conta hoje com 8.796 funcionários. Os setores de manutenção fazem um pente-fino no sistema enquanto a população dorme para que os trens da Companhia rodem 59,7 mil km por dia, nas 3.376 viagens programadas nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Entre 1h e 4h30 são feitas inspeções nos equipamentos e trilhos, medições topográficas, verificações da iluminação dos túneis e lavagem das estações, vias e paredes dos túneis, entre outras atividades.

EMTU – A EMTU, que gerencia o transporte dos ônibus metropolitanos no Estado, atende 2 milhões de passageiros por dia. A frota de aproximadamente 6.000 ônibus das empresas concessionárias ou permissionárias percorre 1,2 milhão de quilômetros em uma média de 53 mil viagens diárias.

Para dar conta do recado, a EMTU conta com 502 empregados divididos entre as áreas administrativa e operacional. As duas principais frentes de trabalho na gerenciadora são o planejamento das linhas metropolitanas e a fiscalização do serviço prestado pelas empresas. Em 2018, foram realizadas 25,8 mil fiscalizações operacionais nas cinco regiões metropolitanas do Estado.

A EMTU controla também o cadastramento e a inspeção da frota de quase 25 mil veículos. No ano passado, foram realizadas 46 mil vistorias da frota regular e de fretamento. Durante essas ações são verificados mais de 400 itens relacionados à segurança, manutenção, conforto e conservação dos veículos.

#CPTM #EMTU #METRÔ #TRANSPORTE

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço