• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Cursos da AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva - realçam capacidade inovadora dos pr


Como jornalista especializado que acompanha de perto a indústria automobilista brasileira, e principalmente após o inicio de uma gratificante parceria com a AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva com a Revista Publiracing, acompanho desde 2011 os congressos, seminários e palestras que a associação organiza praticamente mensalmente, abordando os principais temas que vêm revolucionando a indústria que nos apaixona. Powertrain, eficiência energética e emissões, manufatura, inovações tecnológicas, segurança, conectividade, lubrificantes, aditivos e fluidos, todos eles são temas abordados ao longo do ano em excelentes encontros de debate sobre o passado, presente e futuro da engenharia veicular e da mobilidade no Brasil e no mundo.

Nestes encontros, o nível dos palestrantes é invariavelmente muito elevado, proporcionando interessantes debates que por vezes antecipam tendências e tecnologias que mais tarde passam a fazer parte do nosso dia a dia.

Mas a mesma associação organiza paralelamente cursos que focam temas como Veículos Híbridos, Elétricos e Autônomos, Manufatura e Software automotivo, só para citar alguns dos temas desenvolvidos ao longo do ano. Alguns desses cursos estão divididos em diferentes níveis de conhecimento, como o curso que tive oportunidade de acompanhar recentemente sobre Veículos Híbridos e Elétricos no módulo 2.

Nele pudemos saber mais sobre as características únicas de cada arquitetura de propulsão, subsistemas e a evolução das tecnologias. Foram apresentadas as vantagens e desvantagens de cada arquitetura de propulsão no que tange a tecnologia, segurança, sustentabilidade, vantagens competitivas técnicas e de mercado.

Acompanhado por profissionais que atuam no setor automotivo, mais especificamente na área de veículos híbridos e elétricos, foi uma oportunidade para mim, como jornalista especializado em veículos, saber muito mais sobre os produtos que testamos, cada vez mais tecnológicos e eficientes.

O curso foi ministrado por André de Arruda Falcão Maranhão, especialista em Engenharia Automotiva pela POLI-USP e Engenheiro Mecânica pela POLI-UPE. Atualmente exerce a função de Gerente de Treinamento Técnico, Serviços e Comercial na Audi do Brasil. Também atuou por 9 anos em montadoras como a Honda Automóveis do Brasil e Nissan do Brasil Automóveis diretamente na área de treinamento técnico e não-técnico. Foi um dos responsáveis pela introdução do primeiro veículo elétrico produzido em larga escala a rodar no país, atuando em todas as ações desde o planejamento, homologação e lançamento. Atuou como professor universitário por 3 anos na Faculdade SENAI-SP nas disciplinas de Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos e Sistemas Mecânicos Automotivos.

Com instrutores que se propõem a compartilhar seu vasto conhecimento através de cursos interativos e cuidadosamente preparados, estes encontros da AEA são uma ótima oportunidade para os profissionais do setor agregarem um pouco mais de conhecimento aos seus vastos currículos, mas particularmente para mim, como parte atuante do setor, embora já na fase final do processo, quando os veículos ganham as ruas, no entanto, assim saber analisar corretamente o desempenho dos novos produtos, suas características, reações e eventuais problemas.

Por isso mesmo convido todos os que atuam no setor e que são nossos leitores ou seguidores, e que queiram desenvolver seu conhecimento nos temas abordados, para participarem dos cursos preparados pela AEA, pois eles são uma ótima oportunidade para conversar com “atores” que estão na linha da frente do desenvolvimento tecnológico automotivo no Brasil, responsáveis diretos pela bonita história da indústria automobilística brasileira, setor fundamental para a economia do país.

Para facilitar, deixamos uma lista dos cursos da entidade ao longo do ano de 2019 (tabela abaixo), disponível também com mais informações através do link aqui ,além do contato de e-mail para quem quiser saber mais sobre as atividades: cursos@aea.org.br .

Um grande abraço a todos.

#AEA #OPINIÃO #EDITORIAL

Laja Revista Publiracing
Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !