• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Após renuncia de brasileiro, Renault anuncia novo presidente


O conselho de administração da Renault reuniu-se em assembleia nesta quinta feira sob a presidência do Sr. Philippe Lagayette, consultor externo. Tendo tomado conhecimento da renúncia do até então presidente do conselho e CEO, o conselho aproveitou para elogiar o percurso da Aliança que tinha o brasileiro Carlos Ghosn, atualmente preso no Japão, como homem forte e cabeça de um projeto que permitiu para o grupo alcançar o posto de destaque entre as alianças de montadoras de automóveis decidiu implementar uma nova governança na Renault e, ao mesmo tempo, dissociar as funções de presidente do conselho e CEO.

Além de todas as funções normalmente assumidas pelo presidente do conselho, o novo presidente do conselho de administração da Renault deverá avaliar e, se necessário, alterar a governança da Renault, principalmente para assegurar a transição para a nova estrutura. Ele apresentará suas propostas sobre a evolução da governança no conselho de administração antes da próxima assembleia geral dos acionistas.

O conselho de administração da Renault também deseja supervisionar ativamente o funcionamento da Aliança e decidiu confiar ao seu presidente a plena responsabilidade da pilotagem da Aliança em nome da Renault, em conjunto com o CEO.

Desta forma, o presidente do conselho de administração da Renault será o principal interlocutor do parceiro japonês e dos outros parceiros da Aliança, para qualquer discussão sobre a organização e a evolução da Aliança. Ele submeterá ao conselho de administração qualquer novo acordo da Aliança que lhe pareça benéfico ao futuro da Renault. Ele será o principal representante da Renault nos órgãos de direção da Aliança e na Nissan, quando a Renault tiver um direito de proposta.

O CEO coordenará para a empresa as atividades da Aliança no campo operacional, sob a autoridade do presidente. O conselho escolheu o Sr. Jean-Dominique Senard como novo diretor, elegendo-o como presidente do conselho. O conselho também nomeou Thierry Bolloré para o cargo de CEO. No comunicado enviado hoje o conselho expressa sua confiança na nova liderança e deseja pleno sucesso em suas missões.

#RENAULT

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço