• Redação Publiracing

Entrega de helicópteros cresce 20,4% no mundo


No último relatório divulgado pela Associação de Fabricantes de Aviação Geral (GAMA), foi apresentado que, no geral, o número de entregas de aeronaves, considerando aeronaves convencionais, jatos, helicópteros e turboélices, cresceu cerca de 10,6% em comparação ao 3º trimestre do ano anterior. O maior destaque está ligado à entrega de helicópteros, tanto convencionais quanto de turbi

O número de helicópteros entregues apresentou aumento de 20,4%, com 236 unidades entregues, 40 unidades a mais em comparação com o 3º tri do ano anterior, somando US$ 966,2 milhões contra US$ 797,1 em 2017. Em relação às aeronaves convencionais, houve um aumento de 11,7% no número de entregas, com 286 aeronaves. A entrega de jatos apresentou aumento de 8,7%, com 150 unidades entregues. Já os turboélices tiveram queda de 3,6%, entregando 5 unidades a menos que o 3º tri de 2017.

Figura 1: Comparação da entrega de aeronaves - 3º tri de 2017 e 2018.

Sobre as entregas de aeronaves por região, considerando apenas aeronaves convencionais, jatos e turboélices, a América do Norte segue liderando o número de entregas à Aviação Geral e também com aumento de entregas em relação ao 3º tri de 2017. A América do Norte representou 78% do total de entregas, com aumento de 9,7% nas aeronaves entregues em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O continente Europeu representou 19% das entregas, porém com uma redução de quase 1% nas entregas. O resto do mundo representou 2,5% das entregas, com aumento de 7,7% no número de entregas. A América do Sul, no trimestre considerado, representou 0,5% do total de aeronaves entregues, apresentando novamente redução de aeronaves entregues, redução essa de 40%.

A América do Sul passa dificuldades econômicas, países importantes do continente, como Venezuela, Argentina e Brasil se depararam com a valorização do dólar e das altas taxas de juros nos bancos americanos. O resultado, são os EUA atraindo investimentos e os países da América do Sul crescendo em um ritmo menor do que o esperado, não podendo contribuir tanto com a entrega de aeronaves.

Figura 2: Número de entregas por região e crescimento nas entregas – 3º Tri de 2017 e 2018.

Dados são do Instituto Brasileiro de Aviação

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