• Redação / Revista Publiracing

Lico e Zonta são campeões da Porsche Cup Endurance Series em dia de vitória de Nonô e Gaetano


Diante de muito público, a temporada 2018 da Porsche Cup Império terminou no fim da tarde de sábado em Interlagos com uma emocionante prova de 500 km. As vitórias ficaram com a dupla da Hero composta por Nonô Figueiredo/Gaetano di Mauro na classe 4.0 e Dennis Dirani/Matheus Coletta na 3.8. Os campeões de endurance foram os quartos colocados na corrida final: os paranaenses Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta conquistaram o primeiro título da história da Shell com carros de corrida no Brasil, na classe 4.0, enquanto Chico Horta venceu com William Freire o campeonato na 3.8.

A jornada final decidiu também os campeonatos overall - que somam os pontos das três provas de endurance com os conquistados nas seis etapas de sprint. Lico Kaesemodel foi o campeão na 4.0, Sylvio de Barros na 4.0 Sport, Pedro Aguiar na 3.8 e Chico Horta na 3.8 Sport. Campeão também de sprint na GT3 Cup 3.8, Horta é o primeiro piloto da história da Porsche Cup Império a gabaritar o ano, conquistando os três títulos em jogo numa mesma temporada.

Desde a largada ficou claro que a prova prevista para até 4h30min de duração ou 117 voltas teria praticamente o ritmo de uma disputa de sprint. Os carros #4 e #27 (da equipe Hero), #177 e #777 (da Cimed Racing), #5 (Michelin) e #8 (RCHLO) começaram muito fortes. Mas as duplas Miguel Paludo-Justin Allgaier (com o #7 da Brandt) e o #63 de Lico/Zonta cresceram muito durante a prova.


Com a constante ameaça de chuva - que chegou a cair com pouca intensidade pelo meio da corrida -, os carros logo partiram para estratégias diversas. Assim as alternâncias na liderança foram muitas, inclusive com carros da classe 3.8 figurando na liderança geral em mais de uma ocasião. Foram dez carros diferentes liderando ao longo da tarde, com 20 trocas do ponteiro durante as 117 voltas.

Nas classes Sport o panorama foi similar e, no fim do dia, prevaleceram Rodolfo Toni/Danilo Dirani na 4.0 e o trio Paulo Totaro, Renan Guerra e Arthur Ramos na 3.8. Os títulos de endurance nas classes de entrada ficaram com Luca Seripieri (4.0) e a dupla Maurizio e Marco Billi (3.8).

O que eles disseram:

“Estou muito feliz. O fim de semana começou complicado, mas acabou dando tudo certo, coroando o ano com o título na Endurance e também no Overall. O ano começou bastante complicado, mas depois viemos evoluindo, conquistando bons resultados. Eu sabia que nós tínhamos que chegar na frente de alguns competidores e deu tudo certo. Quero parabenizar o Zonta que fez um ótimo trabalho. Estou muito feliz em estar representando a marca Shell e ser o primeiro campeão da Shell no automobilismo Toda a equipe está de parabéns.” -Lico Kaesemodel

“Fizemos uma corrida constante, sem cometer erros, do início ao fim e isso foi muito importante. Tivemos alguns problemas durante a temporada, mas conseguimos superar. O carro estava bom, não éramos os mais rápidos, mas os mais constantes, com certeza. E é assim que se ganha um campeonato.” - Ricardo Zonta

“Foi emocionante, me adaptei rápido ao carro. Aprendi muito com a experiência do Nonô, ele me ajudou muito a ter um ritmo forte. Pensamos 100% em ter um carro de corrida e foi isso que tivemos. Tínhamos um carro muito bom já na classificação, foi um fim de semana perfeito, com 100% de aproveitamento, com pole, pódio e vitória. Isso é emocionante para nós, espero vencer mais vezes.” - Gaetano di Mauro

“Prova longa é sempre muito difícil, é um trabalho dos pilotos, mecânicos e de toda a equipe. No caso aqui da Porsche, de toda a equipe da Porsche que prepara os carros. É uma prova de resistência, com certeza é uma satisfação enorme terminar o ano com uma vitória da equipe Hero aqui na Porsche. Foram duas vitórias na Formula 1 e uma hoje, isso mostra que o trabalho está sendo bem feito.” - Nonô Figueiredo

“A corrida foi cheia de altos e baixos. A gente foi do céu ao inferno, porque a gente tava muito bem. Meu primeiro stint não foi muito bom, os outros dois foram muito bons, o Willian sempre rápido e constante, então a gente tava em primeiro lugar, pronto pra ganhar quando veio uma notícia dos boxes que a gente tinha errado na conta e eu faltava fazer uma volta. Então a gente precisou parar o carro. Foi desesperador, porque faltavam 5 ou 6 voltas e o tempo mínimo de parada era de um minuto. Então a gente parou, correu e colocou. Conseguimos fazer rapidinho e cair só para o quarto lugar. Era uma corrida que era pra sermos primeiros e foi pro quarto, então nessa hora tava todo mundo muito bravo, achou que fosse jogar tudo no lixo, mas acabou que deu, com o quarto lugar a gente fechou o campeonato e deu uma sensação muito emocionante, porque fomos do céu para o inferno e para o céu de novo.” - Francisco Hort

“A temporada foi fantástica, não podia ter sido melhor. Eu consegui ser consistente no ano. O carro novo está incrível, a organização fantástica. Precisava ter ido melhor hoje, infelizmente eu tive um toque no começo da corrida e a gente não terminou. Mas estou feliz de ter terminado o ano em primeiro no overall. Estou até surpreso.” - Sylvio de Barros

“Nossa estratégia era muito boa, estávamos muito bem, constantes. Acabamos em segundo, mas foi como uma vitória, foi muito bom. Fomos vice-campeões na Endurance, e isso também foi muito bom. Acabei conquistando o título Overall, e isso me deixa muito feliz.” - Pedro Aguiar

“Foi bem legal, a corrida foi bem difícil. A gente começou bem, mas tivemos dois problemas no carro tivemos que trocar de carro duas vezes e mesmo assim deu para vencer, nós dois, eu e o Matheus tivemos dois stints bem rápidos e conseguimos recuperar esse tempo que a gente perdeu com as trocas. Pena que a gente não fez a etapa de Goiânia, mas mesmo assim deu pra ficar em terceiro no campeonato.” - Dennis Dirani

“Dois dos nossos carros quebraram, infelizmente, mas conseguimos recuperar. Demos sorte que o carro do Chico teve um problema, mas o resultado foi justo. Tanto eu, quanto o Dennis fomos os mais rápidos na tomada, e o Dennis foi extremamente rápido na corrida. Conseguimos colher o fruto do grande trabalho que realizamos durante a semana.” - Matheus Colett

Porsche Cup Endurance Series – Interlagos – 500 km:

Nonô Figueiredo/Gaetano di Mauro 3h42min58.271

Marcel Coletta/Felipe Fraga +15.003

Murilo Coletta/Marcos Gomes +19.216

Lico Kaesemodel/Ricardo Zonta +1min03.115

Miguel Paludo/Justin Allgaier +1min19s804

Daniel Schneider/Nelson Piquet Jr +1min37s110

Pedro Queirolo/Vitor Baptista e Fernando Fortes -1 volta

Rodolfo Toni/Danilo Dirani (S) -1 volta

Luca Seripieri/Marçal Müller (S) -1 volta

Carlos Ambrósio/Popó Bueno (S) -1 volta

Dominique Teyssere/Fabio Carbone (S) -1 volta

Werner Neugebauer/Sergio Jimenez -1 volta

Rouman Ziemkiewicz/Eloi Khouri (S) -1 volta

Matheus Coletta/Dennis Dirani * -3 voltas

Guilherme Salas/Kreis Jr e Pedro Aguiar * -3 voltas

Carlos Renaux/Matheus Iorio* -4 voltas

Ricardo Baptista/Lucas di Grassi e Bruno Baptista -4 voltas

William Freire/Chico Horta * -5 voltas

Renan Guerra/Paulo Totaro e Artur Ramos *(S) -5 voltas

Ramon Alcaraz/Marcio Mauro *(S) -6 voltas

Maurizio Billi/Marco Billi *(S) -6 voltas

Enzo Bortoleto/Eduardo Menossi* -7 voltas

Sun Moodley/Andrew Culbert e Manogh Maharaj *(S) 1.40.977 -9 voltas

Urubatan Jr/Patrick Choate e Marcelo Brisac *(S) -10 voltas

Andre Gaidzinski/Kleber Barcellos *(S) 1.40.705 -12 voltas

Não completaram

Tom Filho/Rodrigo Mello e João Gonçalves (S) 1.36.451

Adalberto Baptista/Rodrigo Baptista (S) 1.36.046

Enzo Elias/Max Papis 1.36.485

Eduardo Azevedo/Ricardo Mauricio 1.36.557

Sylvio de Barros/Cacá Bueno 1.36.279

(S) Divisão Sport

*Carros com motor 3.8

Os campeões de 2018

Sprint

Carrera Cup 4.0: Werner Neugebauer

GT3 Cup 4.0: Sylvio de Barros

Carrera Cup 3.8: Vitor Baptista

GT3 Cup 3.8: Chico Horta

Endurance Series

4.0: Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta

4.0 Sport: Luca Seripieri

3.8: Chico Horta e William Freire

3.8 Sport: Maurizio Billi e Marco Billi

Overall

4.0: Lico Kaesemodel

4.0 Sport: Sylvio de Barros

3.8: Pedro Aguiar

3.8 Sport: Chico Horta

Fotos: Luca Bassani

#PORSCHECUP #AUTOMOBILISMO