• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

SDA2018: Toyota mostra sua vertente desportiva, além de novidades como o novo Yaris X-Way


Entre as novidades da Toyota para esta edição de 2018 do Salão do Automóvel de São Paulo, está o lançamento do novo Yaris X-Way, que chega com design mais arrojado, apelo urbano e estará disponível no mercado brasileiro a partir de fevereiro de 2019. A inédita Hilux GR-S, primeiro modelo da divisão GAZOO Racing no Brasil, também será apresentada durante o evento. A nova versão da picape, limitada em apenas 420 unidades numeradas, faz parte da estratégia de lançamento da marca GAZOO Racing no Brasil e na América Latina, além de trazer como diferencial um novo conjunto de suspensão que garante mais esportividade em ambientes off-road.

Tal como nas duas edições anteriores, o estande da Toyota, que segue o conceito global de design da marca, é dividido por temas a fim de facilitar a movimentação para que os visitantes conheçam todos os espaços, bem como transmitir ao público experiência de compra, posse e recompra de um veículo da marca. Em 2018, o espaço de 2.200 m² está estruturado em quatro áreas, sendo elas: Futuro da Mobilidade, Tecnologia Híbrida, GAZOO Racing e Mais Toyota.

Sobre o Concept-i

O Toyota Concept-i incorpora a visão sobre o futuro da mobilidade com inteligência artificial (IA). O objetivo principal é fazer com que os carros tenham compreensão total sobre o comportamento do motorista, desenvolvendo uma sinergia mais eficiente entre homem e carro. Além do modelo Concept-i de quatro rodas, exibido pela primeira vez no CES (International Consumer Electronics Show), em 2017, um pequeno veículo de mobilidade universal e um veículo de mobilidade para áreas de pedestres foram adicionados à série.

O objetivo principal é transformar o modelo no "carro amado" da nova era, orientada pelo conceito de "mais do que uma máquina, um parceiro", tornando-se insubstituível ao seu proprietário. Para isso, sua tecnologia central é capaz de compreender o comportamento das pessoas, tornando possível a aplicação da IA para reconhecer suas emoções e perceber quais são as principais preferências de cada motorista. Essa combinação de percepções, aliada a um sistema de condução automatizada, guia o motorista com segurança, oferecendo uma nova experiência de direção.

Concept-i RIDE

O modelo é um pequeno veículo que enfatiza o conceito de "mobilidade urbana simples". Ele possui portas tipo asas de gaivota, assento deslizante universal e joystick, com operação simples para usuários de cadeiras de rodas. Com seu foco de usabilidade direcionado para cadeirantes, possui um sistema inteligente e fácil de carregar e descarregar a cadeira, facilitando a vida dos usuáris. O desenho do assento e as funções de condução automatizadas tornam a direção mais segura.

Concept-i WALK

Com tamanho compacto perto dos veículos convencionais produzidos atualmente, o modelo é perfeito para áreas de pedestres e função de condução automatizada. O Concept-i WALK pode aumentar a faixa de movimentação com segurança e tranquilidade. Ele foi construído em uma estrutura composta por três rodas, mecanismo variável de distância entre os eixos e baixa altura em relação ao solo, facilitando a utilização para que o usuário se sinta mais confortável e adaptado.

2. TOYOTA GAZOO Racing

O automobilismo é uma das grandes formas de transmitir os sonhos e emoções que os automóveis podem gerar para os apaixonados por este universo. A Toyota, que carrega esta filosofia em seu DNA, criou a marca Toyota GAZOO Racing em 2015 para promover atividades de esportes a motor da Toyota, com a missão de criar carros cada vez melhores, além de desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e competição. Agora, a missão é introduzir este segmento na América Latina e realizar um processo de expansão deste conceito.

A Toyota GAZOO Racing, além de englobar as atividades de automobilismo, é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos de comercialização, derivados de melhorias que são aplicadas a partir dos aprendizados e experiências do mundo da competição e alta performance. Dentro do pilar "produto" da Toyota GAZOO Racing, existem diferentes categorias que seguem uma evolução lógica crescente de acordo com o nível de desenvolvimento e engenharia implementados no veículo final.

O primeiro passo neste sentido é o lançamento regional da nova Hilux GR-S. O modelo é o primeiro produto desenvolvido regionalmente pela Toyota do Brasil e Toyota Argentina com o apoio da empresa GAZOO Racing. Baseada na configuração topo de linha SRX, a versão recebeu ajustes para melhorar dirigibilidade e estabilidade em condições off-road. A novidade estará disponível no Brasil a partir do início de 2019 com motor turbo a diesel D-4D de 2.8L e 16V, capaz de produzir 177 cv.

Dentre as novidades do modelo, destaque para a grade dianteira na cor preta com a logomarca TOYOTA centralizada, moldura das luzes de neblina nas cores vermelha ou branca, rodas aro 17" com rodas 265/65, plataforma de apoio para os pés na cor preta e logomarca GR-S na parte traseira e lateral da picape. A picape é uma edição especial e limitada a 420 unidades numeradas.

A Toyota GAZOO Racing participa de competições de todo o mundo em diferentes categorias. Entre elas, estão o World Rally Championship (WRC), World Endurance Championship (WEC), Rally Dakar, 24hs de Nürburgring, NASCAR, Super Fórmula Japonesa, entre outras.

Neste ano, durante o Salão Internacional do Automóvel, alguns modelos do segmento estão em exposição. Entre eles, a Hilux que conquistou a 2ª e 3ª posições no Rali Dakar de 2018, este que é um dos ralis mais difíceis do mundo; o Yaris WRC, modelo que compete no Campeonato Mundial de Rali e briga por título; e o TS050 híbrido, bólido que compete no WEC e conquistou o título das 24 Horas de Le Mans deste ano, a mais tradicional e difícil do campeonato. Além disso, um simulador da competição WRC estará disponível ao público, que poderá sentir na pele as emoções de pilotar estas máquinas nas pistas de corrida.

Yaris GR-S Concept

Uma das grandes atrações do estande da Toyota é o Yaris GR-S Concept, um carro-conceito da Toyota GAZOO Racing desenvolvido pelo Centro de Design da Toyota do Brasil.

Os designers brasileiros dotaram o carro com grande personalidade e apelo esportivo. Dentre as mudanças externas, vale destaque as rodas aro 17”, faróis DRL, aerofólio traseiro em fibra de carbono, pintura especial, adesivos e aplicação de emblemas Toyota GAZOO Racing, lanterna traseira escurecida, escapamento em alumínio, pintura das molas em vermelho e suspensão rebaixada.

Internamente, o Yaris GR-S Concept conta com pedaleiras com revestimento em alumínio, bancos dianteiros esportivos com bordado GAZOO Racing e costura em vermelho e branco, tapetes com detalhes em vermelho e volante com revestimento em suede e detalhe vermelho em couro.

O Yaris GR-S Concept não tem previsão de comercialização e servirá de inspiração para projetos futuros, séries especiais e desenvolvimento de acessórios em âmbito local. Ele é mais um fruto do Centro de Design de produto da marca, instalado na planta industrial de São Bernardo do Campo. Inaugurado em agosto de 2016, foi concebido para integrar atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores.

3. Mais Toyota

O Espaço Mais Toyota proporciona aos visitantes uma imersão sobre todos os benefícios oferecidos pela marca, que trabalha para garantir a máxima satisfação dos seus clientes com os produtos e serviços de Vendas e Pós-Vendas. Além disso, todo o portfólio da Toyota está exposto no espaço, destacando o novo Yaris X-Way.

A nova versão X-Way chega com destaque para completar a família Yaris. Com design mais arrojado, o foco é atingir consumidores que buscam por um apelo urbano mais descolado e moderno. A novidade estará disponível no mercado a partir de fevereiro de 2019 e terá diferenciais como rodas com acabamento na cor preta, rack no teto, aplique no para-choque e para-lama, frisos exclusivos nas laterais e o logotipo da versão X-Way inseridos na traseira e nos tapetes.

O Yaris X-Way vem com retrovisores pintados na cor do veículo com rebatimento elétrico e piscas integrados, bancos de couro, computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT colorido e de alta resolução, câmera de ré, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button, Toyota Play+, sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegador Tom Tom Navigation para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS e muito mais.

O modelo é equipado com motor 1.5L 16V flex de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota. Com isso, o Yaris X-Way rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina).

Além do Yaris X-Way, os visitantes que acessarem a área Mais Toyota podem conferir a experiência diferenciada que a marca Toyota oferece como um todo, considerando o relacionamento com o consumidor desde a compra, posse até a nova compra de um veículo. Com base nos pilares de transparência, conveniência e hospitalidade, a Toyota demonstra neste espaço alguns dos benefícios exclusivos oferecidos a seus clientes.

A quarta geração do Prius, que chegou ao Brasil em junho de 2016, tornou-se o primeiro veículo a ser construído sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), com foco na eficiência e desempenho ambiental, no entanto, sem deixar de entregar alta performance e prazer de condução. Aliás, este é também um dos motivos do sucesso dos híbridos em todo o mundo: são automóveis silenciosos, fáceis e divertidos de conduzir. Não à toa, pesquisas de satisfação da Toyota com clientes em várias partes do mundo colocam seus modelos híbridos nas primeiras posições.

O Prius é hoje o automóvel híbrido mais acessível à venda no mercado nacional. O veículo oferece, entre outras inúmeras vantagens em termos de conforto e dirigibilidade, alto índice de eficiência de combustível no ciclo urbano, chegando a 18,9 km/l (segundo dados INMETRO), o que faz dele um dos modelos mais econômicos no território brasileiro.

Outro destaque é seu baixo custo de manutenção. Os preços estabelecidos pela Toyota nas revisões dos 10 mil aos 50 mil km são próximos aos da tabela do Corolla, sedã médio da marca com um dos mais competitivos pacotes de manutenção em seu segmento.

Mais uma vantagem é a garantia estendida de oito anos sem limite de quilometragem para pessoa física para seu sistema híbrido. Compreendem este sistema a bateria híbrida, sua unidade de controle, a unidade de controle de gerenciamento de energia e o inversor com conversor. Além da garantia estendida, os proprietários de modelos híbridos contam com o benefício de 50% de desconto no valor do IPVA e isenção do rodízio na cidade de São Paulo. No estado do Rio de Janeiro, a alíquota do IPVA para veículos híbridos teve redução de 4% para 1,5%.

Hilux

A nova Hilux 2019 já está disponível no Brasil. O design frontal modernizado e uma lista de equipamentos ainda mais recheada adicionam qualidades que visam realçar a essência da série: a robustez. Líder de seu segmento no mercado nacional nos últimos três anos, a Toyota Hilux traça nova direção na busca por superar as expectativas de seus clientes.

A novidade é o novo desenho frontal nas versões SRX, SRV e SR. Carro-chefe da linha, a SRX traz badge alusivo ao 50º aniversário da picape, como homenagem à tradicional história de uma das picapes mais icônicas do mundo. As modificações externas são complementadas pela introdução de novas rodas 18”. Outra novidade de série na versão SRX 50th Anniversary é a inclusão de capota marítima.

A versão SRV adota rodas 18” e maçanetas externas cromadas, características que impulsionam o aspecto visual da picape. Em termos de novos equipamentos, destaca-se assentos perfurados, interior preto em acabamento black piano, espelho retrovisor interno eletrocrômico e luz de condução diurna em LED (versão SRX). Na intermediária SRV, adicionou-se: estepe em liga leve, airbags laterais e de cortina (totalizando sete), Smart Entry e Push Start, assistente eletrônico de descida (DAC), apenas nas versões a diesel, módulo para subida automática dos quatro vidros, luz de condução diurna e retrovisor eletrocrômico. A versão SR, focada no canal de produtor rural da marca, também elevou a oferta de equipamentos, ao ganhar, de série, ar-condicionado digital e luz de condução diurna.

Os modelos da linha 2019 da Hilux seguem equipados com motores diesel e flex. Veículos de motorização diesel vêm equipados com propulsor Toyota D-4D 2.8L 16V Turbo de 177cv de potência a 3.400 rpm, todas de tração integral.

As transmissões para os modelos diesel são automática de seis velocidades sequencial para as versões SRX, SRV e SR e manual de seis velocidades para as versões Standard Power Pack, Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi.

As versões flexfuel trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro, que rende 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina.

São três versões dotadas de transmissão automática de seis velocidades sequencial: SRV 4x4 Cabine Dupla, SRV 4x2 e SR 4x2. Há ainda opção de SR 4x2 de transmissão manual de cinco velocidades.

SW4

A linha SW4 2019 tem como principal novidade a introdução da versão especial SRX Diamond, desenvolvida a partir da configuração topo SRX, equipada com tração 4x4, motorização a diesel e com capacidade para sete ocupantes. O modelo possui maior nível de equipamentos e detalhes exclusivos, e entrega ainda mais requinte e conforto ao proprietário de SW4, que não abre mão da robustez, dirigibilidade, segurança e capacidade off-road de um verdadeiro SUV.

Ao público final, a família SW4 2019 conta, então, com cinco integrantes, sendo duas opções flex e três diesel:

Flex: opção de entrada SR de cinco lugares e intermediária SRV de sete, ambas com tração 4x2 e motorização Dual VVT-i Flex 2.7 litros de 16V DOHC, que gera 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. O torque máximo é de 25 kgfm (com álcool e gasolina), sempre a 4.000 rpm.

Diesel: topo de linha SRX com cinco ou sete assentos e sua derivada, a SRX Diamond, também com capacidade para sete ocupantes, todas equipadas com tração 4x4 e motor 1GD 2.8 litros e de 16 válvulas, rendendo 177 cv a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm.

RAV4

A linha 2018 do SUV RAV4, conta com sistema Smart Entry para o destravamento das portas, por proximidade da chave, e o botão Push Start, sistema de partida sem chave, capaz de acionar a ignição apenas ao toque de um botão.

O RAV4 2018 é equipado com sistema multimídia Toyota Play em tela de 7" sensível ao toque, com interface de acesso à internet (Wi-Fi), áudio AM, FM, CD player e MP3, leitor de DVD, conexões USB, AUX e Bluetooth®. Câmera de ré e GPS integrado também acompanham o pacote de acessórios.

Camry

A oitava geração do Camry foi apresentada pela primeira vez em 2017, no Salão de Detroit, e chegou ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2018. O sedã ganhou uma personalidade com maior apelo emocional devido a um primoroso visual, marcado por linhas mais modernas, itens de série adicionais, motorização mais potente e um novo sistema de transmissão.

A nova geração se destaca pelo design arrojado e esportivo, com faróis bi-LED e luzes diurnas em LED, grade frontal renovada, diferentes opções de cores externas e de acabamento interno e rodas de liga leve em 18’’. Na parte mecânica, o novo Camry teve aprimoramentos de potência e passou a oferecer um motor V6 3.5L, ainda mais potente que produz 310 cv, além de nova transmissão automática de oito velocidades. Este conjunto cria uma sintonia fina, garantindo excelente dinâmica de condução.

#TOYOTA #SALÃODOAUTOMOVEL

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço