• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Avaliação: Mercedes GLA 200 ff Enduro, adiciona conteúdo para encarar a concorrência


Após termos publicado o teste ao Audi Q3 e ao novíssimo Volvo XC40, concluímos uma sequencia de três semanas testando mais uma ótima proposta no segmento dos chamados SUVs Premium Compactos.

Desta vez recebemos em nossa redação o segundo modelo mais vendido pela Mercedes-Benz no Brasil, o GLA (só perde para a classe C).


Ele ganhou uma versão um pouco mais incrementada, com base na Advance, chamada de 200 ff Enduro, sendo este a modelo que vamos detalhar para você.

Com 4.417 metros de comprimento, 1.804 m de largura, 1.524 m de altura e entre-eixos de 2.699 m, o GLA é um típico SUV Compacto, de aspecto versátil, e que adiciona os pormenores de exclusividade fundamentais para satisfazer um cliente mais exigente e que espera requinte e sofisticação, também no design, muito particularmente quando o modelo em questão é um Mercedes-Benz.

Recebendo recentemente alguns retoques estéticos, destacamos em nossa observação externa, a elegante grade dianteira onde é evidente o grande emblema central da Mercedes-Benz, um dos dois, já que um segundo de menores dimensões fica logo abaixo da abertura de capô do motor. Corretamente integrados no para-choques dianteiro ficam os faróis de neblina com um moldura bem moderna, completando um grupo ótico de design muito interessante, e onde tanto os faróis como as lanternas traseiras são em LED e a assinatura DRL de desenho esteticamente muito atraente.

Ajudando muito no seu estilo jovem, as barras longitudinais do teto em alumínio, e ainda as elegantes rodas de liga leve de 18" com 5 raios e onde são instalados pneus de medida 235/50 R 18. Ainda referência para os espelhos retrovisores com repetidores de seta também em LED, e na cor da carroceria, sem esquecer também as evidentes saídas de escapamento cromadas, integradas de forma elegante e esportiva no para–choques traseiro.

Mas muita da exclusividade desta versão está no seu interior, ao incrementar equipamento e conforto em relação à versão Advance. Hora então de conhecer por dentro nosso 200 ff Enduro.

É quase um lugar comum referir que o habitáculo de qualquer modelo da Mercedes-Benz é uma luxuosa sala de estar, realidade inquestionável, e que reserva sensações únicas a cada novo modelo que conhecemos, e onde tudo parece ter sido colocado no lugar certo e utilizando materiais da ótima qualidade como plástico rígido, Soft Touch e couro.

Como não podia deixar de ser, nosso GLA é tudo isto. E nesta versão Enduro adiciona o teto panorâmico, responsável por ampliar o ambiente interno, criando uma maior interação com o exterior, algo fundamental para um veículo deste perfil que permite ir um pouco mais além do que o asfalto.

O interior é solido, de peças completamente integradas e de textura muito agradável, sem ruídos incômodos e com um isolamento acústico muito bem trabalhado. O som do motor e deslocamento do ar em alta velocidade são deixados do lado de fora.

Os bancos são esportivos e confortáveis (sistema de aquecimento dos assentos dianteiros), e o do condutor, com ajustes elétricos (4 vias para lombar) e memória (três, disponível como é habitual na marca, na porta), e uma particularidade, que é a iluminação ambiente abaixo do encosto de cabeça nos bancos. Já que falamos em iluminação, referir que o nome MERCEDES-BENZ na soleira das portas dianteiras é iluminado, criando um ambiente diferenciado quando se entra no GLA, especialmente em horário noturno ou de pouco iluminação.

A posição de condução é naturalmente esportiva, requerendo, no entanto, um posicionamento mais baixo do banco para evitar o contato da cabeça com o teto da cabine se o condutor for de estatura mais elevada. Ou seja, apesar de sua postura mais alta em relação ao solo, sentado em frente ao volante o condutor se sente num verdadeiro esportivo, o que não deixa de ser um diferencial em relação a outros SUVs com este perfil e que tivemos oportunidade de testar recentemente, onde a posição de condução deixa o condutor verdadeiramente olhando de cima para baixo.

Referências bem positivas para o ótimo posicionamento da tela multimídia, elevada no painel, e onde destacamos o pacote de integração para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, conectividade via Bluetooth para celular e players de mídia, além de disponibilizar as imagens da câmera traseira que tem linhas auxiliares dinâmicas. O freio de mão elétrico libera espaço na console central, algo sempre muito elegante e bem aproveitado nos modelos da marca. Como também é habitual na Mercedes a tela não é Touch Screem, e o controle e escolhas na mesma é realizado ou pelo painel que inclui um grupo de botões logo abaixo da tela, ou ainda através do comando que fica elegantemente posicionado no console central.

O volante é multifuncional de 3 raios com 12 botões, acabamento em couro e shift paddles. Para terminar nossa observação ao sublime interior do nosso veículo, falar ainda do ar-condicionado, que é automático digital de duas zonas e do sistema Isofix para fixação das cadeirinhas infantis.

Apesar de suas configurações compactas o GLA 200 ff Enduro, entrega espaço generoso para viajarem com conforto cinco adultos, adicionando 421 litros de porta-malas para transporte de bagagem.

É então chegada a hora de dar partida ao motor do Mercedes-Benz e desfrutar de toda a sua tecnologia. Como o diferencial desta versão Enduro são os itens adicionais, especialmente no conforto, estética e tecnologia, o ótimo pacote mecânico mantém a base da versão Advance.

O motor é o quatro cilindros em linha 1.6 (1595 cm³) de 16 válvulas, turbo, com injeção direta e Flex, e que mostrou muita capacidade para dar agilidade aos 1.435 kg de peso do nosso GLA.

Ele entrega 156 cv a 5.300 rpm tanto com gasolina como no etanol e torque de 25,5 kgfm entre as iniciais 1.200 a 4.000 rpm. Sem ser um esportivo nato, ele não deixa, no entanto, de incorporar o DNA da marca, entregando um conjunto mecânico de alta capacidade. Trabalhando em conjunto com o motor, o fantástico câmbio automático 7G-DCT, precisa e rápida, esta transmissão é também responsável por muita da alta capacidade e versatilidade do veículo, que mistura suavidade num estilo de condução mais tradicional, ou ainda responder rápido e com destreza quando solicitado para uma pegada mais esportiva.

Mais referências positivas para a precisa e eficaz direção elétrica, assim com a suspensão do tipo MacPherson na frente e multilink na traseira, fazendo do GLA 200 ff Enduro, um veículo de dirigibilidade incrível, ao qual adicionamos a confiança do ótimo pacote de segurança que descrevemos em seguida.

São exemplos, o ótimo sistema de freios com discos nas quatro rodas, sendo que os da frente são ventilados e de eficiência notável. Podemos ainda listar, o controle eletrônico de estabilidade (ESP), a distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), o sistema anti-bloqueio dos freios (ABS), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica (dianteira) em cada roda (ETS), assistente de freio (BAS), assistente de partida em subida (HSA), brake drying e função HOLD.

Ainda olhando especificamente para a questão da segurança esta versão do GLA vem com airbags dianteiros e laterais para motorista e passageiro, laterais de janela e de joelho para motorista.

Voltando agora para o comportamento dinâmico do GLA 200 ff Enduro, ele apresenta características capazes de satisfazer condutores mais conservadores, que privilegiam o conforto e segurança de sua família, ou ainda um perfil um pouco mais aventureiro e irreverente, já que ele reage rápido às solicitações do pé direito, e ainda permite uma visita a caminhos off-road, pouco exigentes claro, mas que ampliam horizontes.


Como referido anteriormente a dirigibilidade do GLA é digna de registro, confortável e suave ao absorver as irregularidades no dia a dia, é capaz também de surpreender com sua eficácia a velocidades maiores em estrada. Mostrando-se seguro e muito estável, com uma direção extremamente precisa, e sempre com o irreverente 1.6 turbo disponível para nos deixar confiantes.

Em nosso teste, ficou evidente a qualidade do conjunto mecânico, onde tudo funciona em perfeita harmonia e equilíbrio, satisfazendo perfis de utilizador distintos através dos inúmeros recursos para configurar e adaptar a condução às necessidades do momento, seja mapeamento do motor, inclusivamente com modo econômico, ou até mesmo nas relações de câmbio, tudo isso pode ser configurado na tela central, resultando um veiculo sempre com um elevadíssimo nível de conforto e segurança, entregando sem cerimônias o que se espera de um Mercedes-Benz.

Também como reflexo da ótima configuração do câmbio, que permite andar com marchas altas na cidade, e do seu sistema stop/start que desliga o motor nas paradas, nosso veiculo sempre abastecido com gasolina, terminou o teste com médias de 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l em estrada. O tanque de combustível é o padrão para este tipo de veículos, permitindo 50 litros de combustível.

Palavras finais para o comportamento nas concessionárias do GLA. Disponibilizado na versão inicial 200 ff Style por R$ 161.900, e ainda com a versão 200 ff Advance por R$ 178.900, a Mercedes decidiu dar mais competitividade ao modelo, adicionando conteúdo e exclusividade com a versão testada por nós, a Enduro, que tem preço sugerido nas concessionárias de R$ 207.900, deixando assim o GLA mais capacitado para encarar a concorrência nesta faixa de preço, não só os tradicionais X1 da BMW ou Q3 da Audi, como também o novíssimo Volvo XC40.

O carro da BMW ainda é o mais vendido no acumulado do ano, com 2322 unidades, contra as 1822 do Q3 da Audi e os 1588 veículos emplacados da linha GLA da Mercedes-Benz, sendo que a ameaça imediata chega agora da Suécia, com as praticamente 350 unidades emplacadas do XC40 em Julho contra as 187 do GLA no mesmo período. Esta versão 200 ff Enduro, deixa então bem completa e competitiva a proposta da Mercedes, que tem ainda a versão 250 Sport com preço sugerido de R$ 237.900, e a exclusiva versão esportiva AMG GLA 45 4MATIC por R$ 366.900.

Com um cliente conservador, que não deixa facilmente a marca após ser tocado pelo “bichinho” Daimler, mas sendo impactada naturalmente com a atualização dos concorrentes e a chegada de novas propostas, a Mercedes vai continuar, no entanto, tendo na linha GLA um dos seus carros chefes por aqui, fazendo crescer seu fiel publico, que pode descobrir através do GLA 200 ff Enduro a excelência da marca.

Avaliação em números

Mercedes-Benz GLA 200 ff Enduro

Design 7

Espaço e Conforto 8

Freios 8

Conectividade e Tecnologia 8

Acabamento 9

Motor / Consumo 8

Transmissão 9

Suspensão 8

Direção 9

Segurança e Auxílios 8

Total 82

#MERCEDESBENZGLA #MERCEDESBENZ #TESTEAVALIAÇÃO

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço