• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Grupo Renault em alta de 9,8% no mercado global, emplacou 2,1 milhões de veículos no primeiro semest


No primeiro semestre, os emplacamentos mundiais de carros de passeio e veículos utilitários (VP + VU) do Grupo Renault (incluindo Lada, Jinbei, Huasong) tiveram alta de 9,8%. A participação de mercado do Grupo agora é de 4,3% (+0,2 ponto).

O Grupo, assim como as marcas Renault e Dacia, estabeleceu um recorde de vendas em um semestre com, respectivamente, 2.067.695, 1.378.583 e 378.095 veículos vendidos. As vendas da Lada estão em alta de 24,0%. Já as da Renault Samsung Motors estão em queda de 26,9%.

A partir de 1º de janeiro de 2018, o Grupo Renault também integra os volumes das marcas Jinbei e Huasong, que tiveram mais de 85.000 veículos vendidos.

“Pelo 3º ano consecutivo, batemos um recorde de vendas com quase 2,1 milhões de veículos em um primeiro semestre. Na Europa, o Grupo continua conquistando participações de mercado e, fora da Europa, estamos tendo excelentes performances, principalmente na América Latina, na região Eurásia e na África”, declarou Thierry Koskas, membro do Comitê Executivo e diretor Comercial do Grupo Renault.

Na Europa, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 4,4% em um mercado em progressão de 2,8%, para 1.070.718 veículos emplacados no 1º semestre. A participação de mercado do Grupo na Europa ficou em 11,0%, em alta de 0,2 ponto.

Sozinha, a marca Renault registra um crescimento de 1,1%. A participação de mercado atingiu 8,1%. O Clio 4 é o 2º veículo mais vendido na Europa, o Captur é 1º crossover da categoria e o Scénic é o 1º veículo mais vendido da categoria.

No segmento de veículos elétricos, a Renault mantém a liderança com uma participação de mercado de 21,9%. Os volumes de vendas tiveram um aumento de 11,6%. As vendas do ZOE tiveram um aumento de 1,1% e as do Kangoo Z.E. 125%; assim, o modelo tem agora 38,9% de participação no mercado de veículos elétricos utilitários, onde continua sendo o líder.

A marca Dacia registrou um recorde de vendas para um semestre na Europa com 281.225 veículos emplacados (+14,6%) e uma participação de mercado recorde de 2,9% (+0,3 ponto). Esta alta é resultado da performance do Sandero fase 2 e do novo Duster, que teve em 6 meses quase 63.900 emplacamentos.

A marca Alpine registrou seus primeiros emplacamentos em 22 anos. Desde o lançamento, mais de 4.800 veículos foram reservados.

Fora da Europa, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 16,4%. O Grupo registrou um aumento das vendas nas Américas (+18,1%), Ásia-Pacífico (+69,5%) e Eurásia (+15,1%), e enfrenta uma desaceleração na região África Oriente Médio Índia (-4,5%).

Na região Américas, os emplacamentos do Grupo também estão em alta de 18,1%, em um mercado em alta de 6,3%. A participação de mercado atingiu um nível semestral histórico de 7,3%, em alta de 0,7 ponto.

O Grupo Renault continua a se beneficiar plenamente do dinamismo do mercado argentino, com um avanço de 22,2% em seus emplacamentos, um nível duas vezes maior do que o mercado, que cresceu 11,2%. A participação de mercado aumentou 1,3 ponto, para 14,6%.

No Brasil, enquanto o mercado avançou 13,7%, o Grupo se beneficia com um aumento de suas vendas de 27,8% e uma participação de mercado histórica de 8,3% (+0,9 ponto, e participação importante do mais recente lançamento da marca, o Kwid.

A região Ásia Pacífico está integrando os volumes de vendas das marcas Jinbei e Huasong desde 1º de janeiro de 2018, depois da criação de uma joint venture com a Brilliance China Automotive Holdings Limited. Na região, os emplacamentos estão em alta de 69,5%. Considerando um período de apuração equivalente em 2017, os volumes do Grupo estão em queda de 14,8% em um mercado que avança 4,3%.

Na China, o Grupo vendeu quase 117.646 veículos, sendo quase 33.000 veículos pela marca Renault.

A Renault Samsung Motors registrou uma queda de 26,9% na Coreia do Sul, devido à ausência de novos modelos em um mercado extremamente competitivo.

Na Eurásia, os emplacamentos estão em alta de 15,1% em um mercado que avança 9,4%. A participação de mercado do Grupo avança 1,3 ponto para 25,8%, principalmente graças ao seu dinamismo na Rússia.

O mercado russo avançou 18,2% no primeiro semestre. A Rússia continua sendo o 2º mercado do Grupo, cujas vendas aumentaram 19,7% no país, com 8 modelos posicionados no top 15 do mercado de carros de passeio. Mais de um carro a cada 4 vendidos neste mercado é da marca Renault ou Lada.

Na Rússia, a marca Lada registra uma alta de 21,1% com uma participação de mercado de 20,0% (+0,5 ponto), graças ao sucesso dos novos modelos LADA Vesta e LADA XRAY.

Os volumes da marca Renault tiveram um aumento de 16,5%, graças principalmente ao sucesso dos modelos Duster e Kaptur, enquanto se prepara a chegada, em 2019, de um novo crossover do segmento C.

Na região África-Oriente Médio-Índia, os emplacamentos do Grupo estão em queda de 4,5%, em um mercado em alta de 10,1%.

No Irã, as vendas estão em queda de 10,3%, com uma participação de mercado de 8,1% (-2,3 pontos).

Na Índia, mantendo-se como a primeira marca de automóveis europeia, as vendas da Renault tiveram queda de 25,4%, em um mercado extremamente competitivo.

No Magrebe, as vendas do Grupo avançaram 12,4%, em um mercado em alta de

7,0%. A participação de mercado do Grupo ficou em 44,8%, em alta de 2,1 pontos.

O Grupo Renault reviu suas perspectivas para o ano de 2018.

O mercado mundial deve ter um crescimento de 3% em relação a 2017 (a previsão anterior era de +2,5%). O mercado europeu deve crescer 1,5% (versus +1%), com uma progressão de 2% (versus +1%) para a França.

Fora da Europa, o Brasil deve ter uma alta de 10% (versus +5%) e a Rússia de mais de 10% (versus quase 10%).

A China deve crescer 5%, e a Índia 8% (versus +6%).

Neste contexto, em 2018 o Grupo deve se beneficiar de sua gama renovada em todas as regiões e manter seu crescimento nas vendas, alavancadas fora da Europa e em linha com o novo plano estratégico Drive the Future.

Informações gentilmente cedidas pela Renault

#RENAULT

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço