• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Semana de Tecnologia Metroferroviária, entre 21 e 24 de agosto, debaterá a evolução do setor nos últ


Em face da recente crise do sistema rodoviário brasileiro, fruto de uma greve nacional dos caminhoneiros, uma pergunta se fez ouvir em todo o País: por que o Brasil não investe mais em transporte metroferroviário – de pessoas e de cargas? Essa será uma das questões abordadas na 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, entre os dias 21 e 24 de agosto. Com tema central "A Evolução Passa Por Aqui", o evento será promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e acontecerá conjuntamente com a Metroferr Lounge Experience 2018.

Com o objetivo de alinhar todos os agentes envolvidos para que essa evolução, que se deu no âmbito do atendimento, serviços, tecnologia e desenvolvimento de cidades, seja ampliada para a construção dos próximos 50 anos, o evento valorizará a ação dos agentes do setor, desde a implantação do primeiro sistema de metrô do Brasil, 50 anos atrás, até os dias de hoje. "Somos uma associação de profissionais, cujo maior patrimônio é justamente a prática do trabalho colaborativo. A Semana pretende reunir profissionais de várias partes do País e até do exterior com o objetivo principal de aperfeiçoamento e intercâmbio de experiências e ideias", afirma Pedro Machado, presidente da AEAMESP.

O evento, que contará com cinco painéis e 66 trabalhos técnicos reunidos em oficinas sobre os mais diversos temas e ocorrerá na Universidade Paulista (Unip) – Campus Paraíso (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso), reunirá presidentes e dirigentes de empresas, engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também participarão representantes de órgãos públicos do Executivo e do Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

Entre os nomes confirmados como palestrantes estarão os presidentes dos Metrôs de São Paulo, Paulo Menezes de Figueiredo; MetroRio, Guilherme Ramalho; da CTB (Salvador), Eduardo Copello; e de Paulo Magalhães, presidente da CPTM. Também estarão presentes secretários de Transportes de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O público também poderá conhecer a experiência estrangeira no transporte, pois especialistas que cuidaram do enterramento de trilhos nas cidades de Paris e Turim falarão sobre esses cases de sucesso, bem como a experiência de metrôs latino-americanos, como Buenos Aires/Argentina e Monterrey/México.

Um dos eventos paralelos à 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será a Metroferr Lounge Experience 2018, reunindo fornecedores de serviços e produtos para o segmento. A feira contará com networking e espaços para negócios, assim como estandes de fornecedores diversos. Outro destaque da Semana será o 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com a AEAMESP, que reconhecerá os 3 melhores trabalhos dos 66 que serão apresentados nas diversas oficinas durante três dias da Semana.

Integram a Semana os eventos: a 46ª Reunião do Grupo Permanente de Auto-Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA); o XII Seminário Metroferroviário da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); o Seminário UITP - Melhores Práticas de Mobilidade Urbana Comunicação & Marketing, da Associação Internacional do Transporte Público (UITP, na sigla em inglês); e o II Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário. Além disso, mesas-redondas celebrarão e discutirão os 50 anos do Metrô de São Paulo, os 25 anos da CPTM, 20 anos do MetrôRio e os cinco anos do metrô de Salvador.

Conheça a programação: http://www.semanadetecnologia.com.br/24semana/.

#FERROVIA #METRO

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço