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Revista Publiracing

Nos testes do Latin NCAP, Renault Sandero e Logan continuam com apenas uma estrela, enquanto o Mitsu


A terceira série de resultados do Latin NCAP de 2018 foi apresentada hoje com resultados alentadores para o novo Mitsubishi Eclipse Cross, que acabou de ser lançado em alguns mercados, ganhando cinco estrelas para os adultos e três estrelas para a proteção infantil e, mais uma vez, um resultado decepcionante para o Renault Sandero/Logan que apenas conseguiu uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três para a proteção infantil.

O Mitsubishi Eclipse Cross, que acabou de ser lançado, ganhou cinco estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. O Eclipse Cross oferece uma boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, também, no teste de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O Eclipse Cross conta com sete airbags como equipamento padrão, sendo um deles para os joelhos do motorista.

A qualificação de três estrelas para a proteção infantil é explicada pela escolha dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) utilizados no teste, que apenas podem ser ajustados usando cintos de segurança, proporcionado uma baixa proteção em ambos os dummies infantis. O fabricante decidiu não colocar à disposição SRIs com ancoragens ISOFIX para os consumidores antes do teste, portanto não foram usados.

Contudo, o carro oferece ancoragens ISOFIX padrão aprovadas de tamanho i-size. Se esse veículo tivesse tido SRI com ISOFIX, teria apresentado melhores resultados. Todos os SRIs avaliados foram aprovados no teste de instalação. O carro também conta com cintos de três pontos em todos os bancos.

O popular Renault Sandero/Logan conseguiu apenas uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três estrelas para a proteção do ocupante Infantil. O Sandero/Logan obteve uma proteção pobre no peito do motorista no impacto frontal e lateral, explicando a única estrela para a Proteção do Ocupante Adulto.

Apesar de o Sandero/Logan contar com barras laterais nas portas, a falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia, para o impacto lateral, explicam o baixo rendimento no impacto lateral. O Sandero/Logan ainda não oferece cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, não tendo ancoragens ISOFIX como equipamento padrão.

Esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como ISOFIX como equipamento padrão.

A Renault confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança do Sandero/Logan. Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:"É alentador encontrar mais modelos cinco estrelas na região. Contudo, para alguns fabricantes, a proteção dos ocupantes infantis ainda não conta com a mesma prioridade que para os ocupantes adultos. É uma enorme preocupação para o Latin NCAP que ainda um dos modelos mais vendidos na região, como é o Sandero/Logan, ofereça um nível de proteção tão baixo, que não possua ESC ( controle de estabilidade) e tenha uma proteção mínima contra impactos laterais. Nosso trabalho demonstrou que testar modelos e publicar seus resultados para informar adequadamente os consumidores é a ferramenta mais poderosa e eficiente, que está impulsionando o mercado latino-americano a contar com mais carros seguros, além e bem antes que as regulações governamentais.

Essa mudança é, em grande parte, por causa dos consumidores e gerentes de frota. Os governos deveriam alentar e promover a qualificação obrigatória para todos os automóveis vendidos em seus mercados, visando acelerar a mudança em direção a carros mais seguros. Os governos deveriam impulsionar e criar incentivos para todos os carros contarem com tecnologias de segurança ativa, como o ESC e a frenagem autônoma de emergência".Ricardo Morales Rúbio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, comentou: "Os últimos resultados do Latin NCAP mostram claramente as consequências da falta de regulamentações sólidas em toda a região da América Latina e do Caribe. Os carros mais vendidos ganham, ainda, resultados decepcionantes, sendo isso inaceitável para os consumidores. Alentamos a melhorar esses modelos à brevidade, assumindo ações claras de responsabilidade corporativa que serão refletidas em vidas salvas".

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