• Redação / Revista Publiracing

Groupe PSA entrega 369 Citroën Aircross ao Ministério dos Direitos Humanos e à Secretaria Nacional d


Em cerimônia ocorrida na sua fábrica em Porto Real, Rio de Janeiro, o Groupe PSA realizou a entrega da maior parte de um lote de 369 veículos Citroën AIRCROSS já adquiridos pelo Ministério dos Direitos Humanos e pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente para doação a diversos municípios de todo o Brasil para uso por seus Conselhos Tutelares. Os veículos foram comprados através de licitação pública (Pregão de Registro de Preços) vencida pela PSA no segundo semestre de 2017 e que possibilita a aquisição potencial de até 1.200 unidades no total.

O evento de entrega contou com a presença do Presidente da República, Sr. Michel Temer, do Ministro dos Direitos Humanos, Sr. Gustavo do Vale Rocha, do Governador do Rio de Janeiro, Sr. Luiz Fernando Pezão, além de diversas autoridades públicas, incluindo vários dos prefeitos dos municípios beneficiados, representantes do sindicato dos metalúrgicos e do Groupe PSA.

Estes veículos fazem parte de um conjunto de equipamentos destinados pelo Governo Federal para garantir a infraestrutura mínima para funcionamento dos Conselhos Tutelares. Além deles, cada unidade receberá cinco computadores, uma impressora, um refrigerador e um bebedouro.

Com essa entrega de veículos, o número de Conselhos Tutelares atendidos no país por este programa de equipagem chega a 3.035, o que representa aproximadamente 51% do total em funcionamento. A previsão é que, para 2018, sejam contempladas mais 600 unidades. A meta do Ministério dos Direitos Humanos é equipar 100% dos Conselhos Tutelares até o final do exercício de 2019. Nesse contexto, os modelos Citroën AIRCROSS – todos eles devidamente identificados por meio de adesivagem específica - terão como missão transportar crianças e adolescentes, seus respectivos familiares e pertences.

Os Conselhos Tutelares são órgãos autônomos compostos exclusivamente por cidadãos de reconhecida idoneidade moral, eleitos diretamente pelas comunidades locais, cuja tarefa é de zelar pelo cumprimento dos direitos da população infanto-juvenil em nível municipal e distrital. Sua missão é de acolher a população, acionando os órgãos competentes para a resolução de questões que digam respeito às suas competências legais, bem como aplicar medidas de proteção a crianças e a adolescentes cujos direitos estejam ameaçados ou tenham sido violados. Cada cidade deve ter ao menos um Conselho Tutelar para cada 100 mil habitantes, de acordo com a Resolução n. º 139, de 15 de março de 2011, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.

“O nosso objetivo é permitir que os Conselhos Tutelares tenham infraestrutura e condições adequadas de funcionamento para que o trabalho desenvolvido seja de qualidade e efetividade. Os principais beneficiados pelo fortalecimento dos Conselhos Tutelares são as nossas crianças e adolescentes”, avaliou o Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

“Para nós, é um motivo de orgulho termos veículos do Groupe PSA circulando por todo o Brasil com a finalidade de prestação de serviços de apoio para a promoção dos direitos das crianças, adolescentes, bem como de qualquer outro grupo social mais vulnerável”, declarou Fabricio Biondo, Vice-Presidente de Comunicação, Relações Externas e Digital do Groupe PSA na América Latina.

Em 2015, o Groupe PSA já havia vencido uma licitação que envolveu a entrega de outras 738 unidades do Citroën AIRCROSS entre 2016 e 2017. O modelo é produzido na própria fábrica do Groupe PSA em Porto Real e, além de vendido no Brasil, também é exportado para diversos países, especialmente na América Latina. Trata-se de um veículo com vocação SUV, repleto de novas tecnologias e reconhecido por sua visibilidade e seu amplo espaço interno. Contando com uma base mecânica robusta e confiável, a versão adquirida nesta licitação é equipada com motorização 1.6l 16V Flex Start NEO - que gera 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm (com etanol) -, suspensão reforçada e elevada, direção elétrica, pneus verdes, entre outros.

Além do AIRCROSS, o Polo Industrial Brasil (PIBR) do Groupe PSA também é responsável pela produção dos modelos Citroën C3 e dos Peugeot 208 e 2008. A partir do segundo semestre de 2018, será fabricado também no local o moderno SUV Citroën C4 Cactus, um dos mais importantes lançamentos dessa marca em toda a sua história no Brasil. O PIBR também possui uma fábrica de motores, que alcançou a importante marca de dois milhões de unidades produzidas em março de 2018.

#CITROEN #PSA