• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing
729X90.gif

Aplicativo de ônibus ganha botão de pânico, e dá mais segurança ao transporte público de Guarulhos


Usuários do transporte público de Guarulhos, na Grande São Paulo, ganharam hoje uma nova ferramenta tecnológica para combater a violência: o botão de pânico no aplicativo de ônibus já utilizado pelos passageiros.

Ao se deparar com alguma situação de perigo, o usuário do aplicativo (CittaMobi) aponta o local onde está, se identifica e clica em um botão que o leva a um menu de opções. A partir daí, ele aciona o tipo de incidente, como assalto à mão armada ou assédio sexual, por exemplo, e clica em enviar. “Imediatamente, a mensagem chega à Central de Inteligência Integrada de Guarulhos, da Secretaria de Transportes e Trânsito, que compõe integrantes da própria secretaria, da PM, da Guarda Civil Municipal e Samu. E por meio de GPS, o veículo é encontrado”, explica o diretor do departamento de Transporte de Guarulhos, Oscar Kaari.

O secretário de Transportes e Trânsito de Guarulhos, Giuliano Locanto, preocupado com a segurança dos usuários do transporte coletivo, tomou uma série de providências para garantir a integridade dos passageiros. Além do botão do pânico, existe um estudo da implementação de câmeras de segurança interna nos veículos com imagens on-line para apoiar o combate a essas ocorrências. “Outras medidas já haviam sido tomadas, como o uso de vales-transporte e cartões recarregáveis para evitar que os passageiros andem com dinheiro em espécie nos ônibus”, diz.

Desde 2016, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e em parceria com a Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região), utiliza o CittaMobi. O aplicativo para smartphones informa as linhas disponíveis e a previsão de chegada e partida dos ônibus de todas as linhas municipais da cidade. O aplicativo, desenvolvido pela Cittati, pode ser baixado gratuitamente e opera nos sistemas Android e iOS.

#ÔNIBUS #TRANSPORTE #MOBILIDADE

Laja Revista Publiracing
Planos.jpg
Reserve seu espaço