• Correspondente na Europa ( Portugal )José Ribeiro

Ferrari apresentou seu carro para a temporada 2018 da Fórmula 1


O SF71H (o nome do código para o projeto 669) é o sexagésimo quarto carro monoposto projetado e produzido pela Ferrari para competir no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 e que será pilotado pela dupla Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel. As mudanças nas regras introduzidas na temporada passada levaram à introdução de alterações aerodinâmicas significativas muito por conta do uso de pneus mais largos.

O novo carro da Ferrari para 2018 foi criado para aproveitar ao máximo a experiência adquirida no ano passado. Em comparação com o SF70H de 2017, a distância entre eixos foi alterada ligeiramente, com as dimensões laterais também a sofrerem alterações, juntamente com modificações no sistema de arrefecimento.

Na suspensão também foram realizados alguns ajustes e desenvolvimentos, muito especialmente após a primeira temporada com os pneus mais largos e toda a experiência adquirida ao longo da temporada passada.

Proteção do cockpit

Mas a grande novidade para 2018 é mesmo o Halo, projetado para proteger a área do cockpit e da cabeça do piloto. Depois de dois anos de teste em pista, ele agora entrou no livro de regras. A peça pesa cerca de 7 Kg, e isso só foi parcialmente compensado com um aumento de 5 Kg - de 728 para 733 – de peso mínimo obrigatório dos carros que disputarão a temporada 2018.

Unidade de potência (motor)

O número de motores V6 que podem ser utilizados ao longo da temporada, continua a diminuir, e este ano vão ser apenas 3, contra os 4 permitidos em 2017. O mesmo número se aplica a importantes componentes como o turbo compressor e MGU-H - o sistema de recuperação de energia ligado ao turbo - enquanto apenas dois MGU-K - o dispositivo que gera energia cinética ligada à transmissão - serão permitidos ao longo do ano, a mesma quantidade que se aplica à unidade de controle eletrônico e às baterias.

Após o seu lançamento o SF71H é transportado para o Circuito da Catalunha em Barcelona, ​​para um dia de filmagens no domingo 25, permanecendo na pista para os primeiros testes oficiais da temporada 2018 que têm inicio na segunda-feira 26. A primeira sessão vai ser realizada ao longo de quatro dias, até quinta-feira, 1 de março, enquanto a segunda sessão está programada para o mesmo circuito nos dias 6 a 9 de março.

#FÓRMULA1 #AUTOMOBILISMO #FERRARI